Dono de 15 taças do principal campeonato de clubes de um continente, a UEFA Champions League, o Real Madrid deveria servir de exemplo para o Flamengo, com potencial para ser um soberano continental, mas que não consegue colocar isso em prática.
Como assim? Veja 3 características em que o Flamengo poderia imitar o Real:
DINHEIRO
O Flamengo é hoje o clube que mais gera receita nas Américas e, consequentemente, o clube com maior potencial para contratar os melhores jogadores. Tem o melhor elenco e o time com mais sede de vencer?
TORCIDA
25% da população brasileira (sem contar os estrangeiros) são torcedores do clube rubro-negro, o que poderia ser explorado para gerar ainda mais receita, mas em vez disso, se distancia cada vez mais de seus torcedores, especialmente os de fora do RJ;
MARKETING
Sendo o mais rico e o clube com maior número de torcedores, tem o melhor marketing com o seu consumidor, certo? Longe disso. Em anos recentes, o clube tem tomado decisões antipáticas até mesmo à sua própria torcida, criando uma relação fria e cada vez mais distante. A queda absurda do número de sócio-torcedores fala por si.
Um dos grandes exemplos da falta de visão de marketing é a forma como trata a imagem do seu jogador mais carismático dos últimos anos, Gabigol. O clube não fez nada para prevenir a decadência da sua carreira antes mesmo das decisões ruins que foram tomadas e depois das últimas falhas, o atleta foi simplesmente deixado de canto.
Enquanto isso, o Real Madrid mostra que seu sucesso não vem apenas de dinheiro. Seu sucesso não vem apenas de um time, como o Flamengo, que ficou marcado pela base de 2019. Entra ano, sai ano, saem jogadores, entram novos jogadores e a MENTALIDADE VENCEDORA permanece.
A mentalidade vencedora do Real Madrid não vem de jogador A ou jogador B. Não depende de um salvador como Jorge Jesus. A mentalidade vencedora vem de cima. De quem o comanda e não admite nada menos que O SUCESSO.
Enquanto o Flamengo não tiver uma postura vencedora e PROFISSIONAL interna em seu comando, o clube continuará dependendo do acaso e de talentos individuais, como foi com o time de Jorge Jesus em 2019.
Pra falar merda e ganhar links esse repórter e bom… Dizer que o Flamengo tem obrigação de preservar a imagem de um jogador que por si só foi uma bosta a posta foto com camisa de um time rival.. teria que pagar uma mãe pro gabilili kkkkk
Que a maioria dos jornalistas esportivos são fracos, traiçoeiros e oportunistas, sem sombra de dúvida! Mas há tempos, venho dizendo isso: ESSA DIRETORIA É FRACA! Só se importa em vender jogadores da base a preços baixos e contratar medalhões rodados com altos vencimentos e que nem sempre se encaixam no perfil do time. Se tivessemos uma gestão de futebol mais séria, um departamento médico que fizesse um trabalho preventivo mais eficaz e uma gestão de mídia que realmente tire proveito da marca Flamengo e sua imensa legião de torcedores, estaríamos a anos-luz do Palmeiras (que na minha opinião é apenas outro clube mediano, mas com uma gestão competente e um forte patrocínio), estaríamos em outra era.
E mais uma vez: “VOLTA, BANDEIRA!!!”
Querem construir um estádio, mas nem conseguem arrumar o gramado do Maracanã…