FIFpro diz que a FIFA quebra regras ao definir “unilateralmente” o calendário do torneio
O novo Mundial de Clubes ainda não começou, mas já está dando o que falar na Europa. Nesta quinta-feira (13), o Sindicato Internacional de Jogadores de Futebol Profissionais (FIFpro, em inglês) apresentou uma ação legal na Justiça contra a FIFA. O alvo da queixa é a realização da nova competição entre clubes de todo o mundo, que já tem o Flamengo como um dos classificados, marcada para acontecer em 2025.
Segundo o jornal inglês The Guardian, a FIFpro decidiu abrir um processo no Tribunal de Comércio de Bruxelas, questionando a forma como a FIFA tomou as decisões para criar o novo torneio. Isso porque, o sindicato de jogadores conteste a “legalidade das decisões da FIFA de definir unilateralmente o calendário de jogos internacionais e, em particular, a decisão de criar e programar o (novo) Mundial de Clubes da FIFA de 2025”.
As associações de jogadores da Inglaterra (PFA) e da França (UNFP) lideram a ação. Desse modo, a FIFpro diz que busca “fazer valer os direitos legais” dos atletas de terem folgas garantidas e protegidas. Logo, o sindicato cobra que o tribunal belga encaminhe o processo à instância superior do Tribunal de Justiça Europeu.
PRESIDENTE DA FIFA DEFENDE COMPETIÇÃO
Gianno Infantino, presidente da FIFA, defendeu o novo Mundial de Clubes. No congresso da entidade em maio deste ano, o mandatário disse que o órgão toma decisões “totalmente dentro dos direitos de definir os parâmetros das competições”. Além disso, o executivo também afirma que a entidade respeita a “estrutura regulatória em vigor”.
FORMATO DO NOVO MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA
Vale lembrar que o novo Mundial terá 32 clubes e será disputado entre 15 de junho e 13 de julho de 2025, nos Estados Unidos. Sendo assim, a competição acontece no fim da temporada europeia e no meio do calendário anual sul-americano.
Os 32 times serão divididos em oito grupos de quatro. As equipes se enfrentam dentro da chave em turno único e as duas melhores avançam às oitavas de final. Desse modo, o mata-mata em jogo único segue em quartas, semifinal e final.
REAL MADRID CONFIRMA PARTICIPAÇÃO APÓS CRÍTICAS DO PRÓPRIO TÉCNICO
Em entrevista ao jornal italiano Il Giornale, o técnico Carlo Ancelotti disse que o Real Madrid (ESP), atual campeão da Champions League, e os jogadores não participariam do novo Mundial de Clubes. Porém, na sequência, o clube madrilenho publicou nota oficial confirmando que estará na disputa do torneio, conforme o planejado pela FIFA.
DAVID LUIZ PROJETA E VALORIZA O NOVO MUNDIAL DE CLUBES
— Acho que é uma grande oportunidade para todos do mundo, não só para os jogadores, porque todo mundo vai ter a chance de ver jogos que sempre esperaram. Com certeza vai ser um Mundial de muito sucesso. Se eu tiver oportunidade de estar no Flamengo ainda e participar desse Mundial com certeza vai ser um dos melhores campeonatos que já disputei na minha vida — disse David Luiz, em entrevista à Globo.
29 DAS 32 VAGAS JÁ ESTÃO PREENCHIDAS; VEJA OS CLASSIFICADOS
- AMÉRICA DO SUL: Flamengo, Palmeiras, Fluminense, River Plate (ARG) e +2 vagas;
- EUROPA: Chelsea (ING), Manchester City (ING), Real Madrid (ESP), Atlético de Madrid (ESP), Bayern de Munique (ALE), Borussia Dortmund (ALE), Inter de Milão (ITA), Juventus (ITA), Porto (POR), Benfica (POR), Paris Saint-Germain (FRA) e RB Salzburg (AUT);
- AMÉRICAS DO NORTE E CENTRAL: Monterrey (MEX), León (MEX), Pachuca (MEX), Seattle Sounders (EUA) e + 1 vaga país-sede (EUA);
- ÁFRICA: Al Ahly (EGT), Wydad Casablanca (MAR), Esperance Tunis (TUN) e Mamelodi Sundowns (AFS);
- ÁSIA: Al Hilal (SAU), Urawa Reds (JAP), Ulsan Hyundai (COR) e Al Ain (EAU);
- OCEANIA: Auckland City (NZL).