Flamengo utilizou todas as datas do Campeonato Carioca deste ano
Após o encerramento dos estaduais, o debate sobre a redução de datas dos torneios iniciais da temporada voltou à tona. Contudo, desta vez, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está disposta a negociar e diminuir o número de partidas.
De acordo com o jornalista Rodrigo Mattos, há um debate na Comissão Nacional de Clubes (CNC), e a CBF estuda reduzir as datas dos torneios estaduais no calendário do futebol brasileiro para os próximos anos. No entanto, a entidade precisa de debates e acordos com as federações de cada estado.
Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul têm 16 datas cada durante os torneios estaduais, que têm início em janeiro e término em abril. As demais federações têm 12 datas. O assunto está sendo debatido, mas nenhuma conclusão foi definida.
CARIOCA DE 2024
O Flamengo começou o Campeonato Carioca em janeiro. Como foi até a final da competição, o time rubro-negro utilizou as 16 datas. Em meio a isso, a equipe precisou realizar partidas da Copa Libertadores durante a fase final. Além disso, o Mengo viajou até os Estados Unidos para realizar dois amistosos de pré-temporada enquanto o Cariocão estava sendo disputado.
O cronograma da temporada do futebol brasileiro tem 85 datas, sendo 38 do Campeonato Brasileiro, 14 da Copa do Brasil, 16 dos estaduais e 17 da Libertadores. O Flamengo, por exemplo, utilizou todas as datas do Campeonato Carioca, além de cumprir o total de datas do Brasileirão.
SITUAÇÃO DO FLAMENGO
Enquanto a CBF discute o calendário para os próximos anos, o Flamengo entra em campo neste sábado (20) por mais uma rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe rubro-negra encara o Criciúma às 16h (horário de Brasília), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.