Cena de Dorival Júnior ‘ignorado’ por jogadores do Brasil antes de disputa de pênaltis correu o mundo
Um dos assuntos mais falados no futebol mundial neste momento foi a cena de Dorival Júnior fora da roda de conversa dos jogadores do Brasil antes da disputa de pênaltis contra o Uruguai, no sábado (06). No entanto, a imagem não é inédita com o treinador. Pelo Flamengo, o técnico teve a mesma atitude na final da Copa do Brasil de 2022, quando as penalidades máximas decidiram o campeão na partida contra o Corinthians.
Assim como aconteceu no sábado (06), pelo Flamengo, Dorival ficou andando no entorno da rodinha de jogadores. Enquanto isso, Diego Ribas pediu a palavra e motivou os atletas antes da disputa que viria a ser vencida diante do Corinthians. No ano passado, já pelo São Paulo, o técnico tomou a mesma atitude em um mata-mata da Copa do Brasil contra o Sport, no Morumbi.
“UM ABSURDO”
Nesta segunda-feira (08), em entrevista ao GE, Dorival Júnior se revoltou com a repercussão do caso. Além de ser assunto em praticamente toda a mídia esportiva brasileira, o fato do técnico fora da roda da Seleção Brasileira foi destaque em sites europeus e da América Latina. O treinador se defendeu.
— Achei um absurdo tudo o que fizeram. Em momento algum me questionaram a respeito de maneira mais direta… Nem sabia daquele assunto. Por uma foto, interpretaram de tal forma que parecia um absurdo de outro mundo. Então, eu preciso ter uma prancheta na mão com os nomes para passar um sentido de organização em cima de um grupo? Me desculpem, mas foi um absurdo o que fizeram, todas as polêmicas em cima de uma simples foto — disse Dorival Júnior.
— Interpretarem foto sem que se questione o profissional a respeito. Me desculpe, foi uma leviandade completa. Aqueles que emitiram opinião deveriam pensar muito para falar de um profissional. Se não existe um respeito neste sentido, que me vejam como pai de família, profissional acima de tudo, que respeita tudo e todos, e aqueles que se dizem não me respeitaram. Lamento a situação, fico chateado, mas é uma situação passageira em cima de um profissional que já viveu muitos casos — acrescentou o técnico.
CITOU SITUAÇÕES ANTIGAS
Ainda na entrevista, Dorival Júnior relembrou que tem como característica nunca entrar nas rodinhas nas disputas de pênaltis. O treinador entende que os jogadores já estavam preparados, e os minutos que antecedem às cobranças, na visão do comandante, são mais reservados aos atletas.
— Em todas as cobranças que eu participei, eu nunca entro naquela roda. Tudo o que fizemos foi preparatório e anterior a partida. Naquele momento, não preciso falar nada. A não ser que eu perceba uma diferença, uma dificuldade, um problema, uma mudança brusca. Mas não era o caso, estava tudo sinalizado. No minuto final da partida, já definimos quais seriam os batedores. Geralmente, eu fico bem afastado. Se pegar imagem de outros jogos, podem acompanhar que não entro ali. O momento é do jogador. Dele para com ele. Eu não gosto de participar e evito, por ser o momento de tranquilidade e de lembrar tudo aquilo que você fez — destacou o treinador.
DORIVAL NO FLAMENGO
Na disputa por pênaltis conta o Corinthians, Dorival Júnior ganhou a Copa do Brasil de 2022. Poucas semanas depois, o técnico levou o Flamengo ao tricampeonato da Libertadores. Posteriormente, em 2023, assinou com o São Paulo e ganhou o mata-mata nacional. Após os três títulos, recebeu convite para treinar a Seleção Brasileira, onde caiu nas quartas de final da Copa América, contra o Uruguai.
O Brasil contou com grande torcida dos rubro-negros, afinal, o Uruguai tem Arrascaeta, De La Cruz, Viña e Varela no elenco. Porém, a Celeste segue viva na competição e está na semifinal, quando enfrentará a Colômbia, na quarta-feira (10). Assim sendo, o quarteto ficará nos Estados Unidos até, pelo menos, dia 13 de julho, quando ocorre a disputa do terceiro lugar. Por outro lado, a decisão será 14/07. Argentina e Canadá estão do outro lado da chave.
Bap está certíssimo. Lembro da 10 que Landim passou a Arrasca muito merecido, porém se tivesse feito uma logística antecipada…
Sério que pensavam em renovar?
Concordo com a não venda do Wesley, mas não acho boa a saída do DLC. Acho que ainda vai ajudar…
Para mim não é surpresa alguma, há tempos venho dizendo do potencial financeiro gigantesco do Flamengo, a maioria dos países…
Queremos ganhar o Mundial, então vem! O Manto Sagrado te acolhe!