Flamengo sofreu com a retranca do Cuiabá e ficou no 1 a 1, no Maracanã
O Maracanã estava cheio, mais de 50 mil pessoas, mas a Nação não saiu com o resultado que esperava. Neste sábado (06), o Flamengo apenas empatou com o Cuiabá, pela 15ª rodada do Brasileirão, por 1 a 1. De consolação, o resultado garantiu, pelo menos, mais uma jornada para o time de Tite na liderança da competição. Derik Lacerda abriu o placar para os visitantes no início do confronto, e Pedro igualou na etapa final.
Assim sendo, o Flamengo pulou para 31 pontos e não pode ser alcançado pelos times que vêm em sequência, no caso, Botafogo, Palmeiras e Bahia, que aparecem com 27. No entanto, os adversários têm a chance de colar na tabela do Brasileirão ao fim da rodada. Todos jogarão neste domingo (07).
Para o jogo deste sábado (06), Tite contou com as voltas de Erick Pulgar e Pedro no time titular. A dupla, afinal, ficou no banco de reservas e entrou no segundo tempo na rodada anterior, diante do Atlético-MG. De desfalques, os quatro uruguaios (Arrascaeta, De La Cruz, Viña e Varela) que estão na Copa América. Além disso, Everton Cebolinha e Igor Jesus vivem reta final de recuperação de lesões.
SURPRESA NO INÍCIO DO PRIMEIRO TEMPO
Com a Nação empurrando desde antes do jogo, o Flamengo atacou desde cedo. Logo com dois minutos, uma blitz rubro-negra. Primeiramente, Gerson obrigou o goleiro Walter a fazer boa defesa. No rebote, Bruno Henrique bateu cruzado, e o arqueiro espalmou.
No entanto, o Cuiabá aproveitou uma brecha deixada pelo meio campo rubro-negro e abriu o placar. Derik Lacerda arrancou com muito espaço, chegou até a entrada da área do Mengão e chutou. A bola desviou na zaga e matou o goleiro Rossi. Surpresa no Maracanã, cuiabanos em vantagem logo aos cinco minutos.
Aos 18′, a torcida do Flamengo se revoltou no Maracanã. Pedro arrancou pelo meio, ganhou da marcação, ficaria cara a cara com o goleiro, mas o árbitro Rodrigo Lima marcou falta. O juiz entendeu que o braço do artilheiro para proteger foi faltoso. Além disso, o camisa 9 recebeu o cartão amarelo.
Já com vários desfalques, o Flamengo teve mais uma baixa. Depois de um choque com o adversário, Bruno Henrique torceu o tornozelo direito. O camisa 27 ainda tentou seguir em campo por alguns minutos, mas não conseguiu e pediu para sair aos 37′. Dessa forma, Tite mandou ao gramado o garoto Lorran.
Quando o relógio marcava 46 minutos, por muito pouco o Cuiabá não ampliou o marcador. O atacante Isidro Pitta recebeu em profundidade, ficou cara a cara com Rossi, tocou por cobertura, e a bola passou rente à trave. O time visitante pouco assustava, mas, quando passava do meio campo, era com perigo. Com 48′, quase o empate do Flamengo. Luiz Araújo cruzou, Pedro, livre, cabeceou, mas Walter defendeu.
PEDRO EMPATA NO SEGUNDO TEMPO
Precisando de algo novo para conseguir a vitória, o técnico Tite mexeu no intervalo, mudando o esquema. Saiu o volante Allan e entrou o atacante Werton. Assim como na primeira etapa, o Flamengo chegou finalizando cedo. Com dois minutos, Luiz Araújo arriscou de fora da área, mas Walter defendeu.
Um filme repetido aconteceu aos cinco minutos. Luiz Araújo recebeu na direita, puxou para o meio, soltou a bomba e Walter espalmou. Werton ainda tentou no rebote, mas jogou para fora. Em outra jogada, Pedro chegou dividindo com o goleiro, que salvou. Depois de tanto lutar, enfim, o empate chegou.
Ayrton Lucas recebeu da esquerda e ‘cruzou com GPS’ na cabeça de Pedro. O artilheiro do Brasileirão subiu no terceiro andar e testou firme para o fundo das redes, explodindo o Maracanã, que pulsava aos gritos de “VAMOS VIRAR, MENGO”. O lance aconteceu aos 14 minutos do segundo tempo.
No tudo ou nada, Tite colocou Carlinhos e Matheus Gonçalves aos 37 minutos do segundo tempo, mas vagas de Lorran e Werton. Coincidentemente, ambos os garotos entraram no decorrer da partida, fato incomum no futebol mundial. Porém, na base do abafa, o Flamengo até assustou, mas não conseguiu virar o duelo.
PRÓXIMO JOGO
Enfim, o Flamengo terá uma pausa maior na tabela do Brasileirão. Afinal, serão quatro dias sem jogos. O Rubro-Negro volta a campo na quinta-feira (11), contra o Fortaleza, novamente no Maracanã. Desse modo, a bola rola a partir das 20h (horário de Brasília), pela 16ª rodada do Brasileirão. Se tem Mengão em campo, logo, há transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1X1 CUIABÁ
Competição: 15ª rodada do Brasileirão
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data: 06 de julho de 2024
Gols: Derik Lacerda 5’/1º, Pedro 14’/2º
Flamengo: Rossi, Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Allan, Erick Pulgar e Gerson; Luiz Araújo, Bruno Henrique e Pedro. Técnico: Tite.
Cuiabá: Walter, Rikelme, Marllon, Empereur e Ramon; Lucas Mineiro, Denilson, Fernando Sobral, Jonathan Cafu e Derik Lacerda; Isidro Pitta. Técnico: Petit.
Nem sempre Tite vai acertar.
Hoje, preferiu entrar com o Pulgar, que estava desentrosado com a formação atual e deixou um buraco na proteção à defesa, no lance do gol do adversário.
Talvez não tenham percebido a falta que Léo Ortiz fez à equipe. Sua lucidez e precisão nos passes, além do combate e dos avanços ao ataque foram melhores do que os executados pelo chileno. O Mengão perdeu muito no meio de campo com a saída de Ortiz.
Outro problema foi a entrada dos garotos Lorran e Werton, que não são ruins, mas necessitam de orientação para não reterem a bola em excesso. Loprran chegou a tomar um esporro do David Luiz.
Creio que as suas substituições foram baseadas neste quesito do drible a mais, em mais de 3 jogadas seguidas. Isso irrita a comissão técnica e achei correta a decisão de tirá-los.
Como o Uruguai venceu o fraquíssimo e inexperiente time do Brasil, teremos que esperar até o final da Copa América, pois o Uruguai já se confirmou, pelo menos, na disputa do terceiro lugar.
Sinceramente, acho que seleção brasileira é muita coisa para o Dorival, mas tomara que não fiquem de olho em Tite.