Depois de tropeçar contra o Cuiabá, no empate por 1 a 1 no Maracanã, o Flamengo voltou a jogar em casa com a missão de vencer e manter a liderança do Brasileirão. Enquanto isso, o Fortaleza vinha só com uma vitória como visitante no Brasileirão.
Apesar do cenário aparentemente favorável, o Flamengo não conseguiu bom rendimento e perdeu a partida por 2 a 1. Gabigol chegou a marcar gol que seria o do empate aos 43 minutos do segundo tempo, mas o lance foi anulado por impedimento do atacante. Com a derrota, associada à vitória do Palmeiras sobre o Atlético-GO, o Fla deixou de ser líder da competição.
O Flamengo, apoiado por mais de 50 mil torcedores, começou o jogo tomando a iniciativa. Com essa postura, a primeira chance surgiu logo aos cinco minutos de jogo. Após bate rebate, a bola sobrou para Pedro. O camisa 9 encheu o pé, mas o goleiro João Ricardo fez a defesa.
A pressão do Flamengo seguiu, mas acabou dando espaço para contra-ataque do Fortaleza. Em um deles, o time cearense conseguiu escanteio e, aos 10 minutos, abriu o placar em gol contra de Wesley. Isso porque, o lateral do Fla tentou cortar, mas desviou contra a própria meta.
Depois do gol, o Fortaleza se fechou na zaga, e o Flamengo seguiu dominando as ações. O jovem Matheus Gonçalves, tentando aproveitar a oportunidade como titular, passou a chamar a responsabilidade. Aos 20 minutos, o camisa 20 tabelou com Pedro, invadiu bem a área e chutou rasteiro, mas a bola se perdeu pela linha de fundo.
O Flamengo seguiu acumulando chances e, aos 30 minutos, levou perigo por duas vezes ao gol adversário. Na primeira, David Luiz deu bom chute da entrada da área, mas o goleiro fez boa defesa, mandando para escanteio. Na cobrança, Pedro conseguiu dominar e acertar lindo voleio na pequena área, mas a bola explodiu no travessão.
A pressão do Flamengo surtiu efeito de forma decisiva aos 35 minutos. Isso porque, após invadir a área e preparar finalização, Pedro foi tocado por trás, e a árbitra Edna Alves assinalou pênalti. Na cobrança, o artilheiro não decepcionou e estufou as redes do Fortaleza, botando igualdade no placar.
Sem desvantagem e com a torcida acesa no Maracanã, o Flamengo seguiu apertando o Fortaleza e teve outras duas boas finalizações ainda no primeiro tempo. De fora da área, Matheus Gonçalves fez boa jogada individual e chutou forte, mas o goleiro fez boa defesa. Depois, aos 43 minutos, Luiz Araújo deu o último susto com um chute da entrada da área, mas a bola se perdeu pela linha de fundo.
Gostando da postura apresentada pelo time na reta final, o técnico Tite não fez mudanças na volta do intervalo. Dentro de campo, o Flamengo justificou a opção do treinador e criou a primeira boa chance logo aos 2 minutos. Após roubada de bola de Pulgar, David Luiz teve espaço e arrancou para o ataque. Na intermediária, o zagueiro arriscou e a bola assustou o adversário.
O Fortaleza, aos 4 minutos, também levou perigo ao gol do Flamengo. Em contra-ataque armado por Lucero, Breno Lopes se livrou de Fabrício Bruno e chutou da entrada da área, mas Rossi estava bem posicionado e fez defesa segura.
O time cearense teve outra grande chance aos 8 minutos. Após cruzamento do lado direito, a bola sobrou para Lucero na pequena área. O atacante ajeitou e partiu para finalizar, mas Wesley se jogou na frente da bola e conseguiu interceptar a finalização.
O Fortaleza começou a aparecer mais na frente, e o Fla parando jogadas com falta. Em uma delas, aos 12 minutos, o volante Allan recebeu cartão amarelo, sendo este o terceiro no Brasileirão, deixando o jogador suspenso para a próxima partida.
Dando espaços ao time do Fortaleza, o Flamengo sofreu outro gol. Aos 17 minutos, Pochettino teve espaço pela ponta esquerda e tocou na entrada da área. Na meia lua, Lucero bateu rasteiro, no contrapé de Rossi e colocou o adversário na frente novamente.
Pouco depois, aos 21, o Flamengo teve chance de colocar a igualdade no placar novamente. Isso porque, após bola alçada na área, Pedro teve a chance de finalizar, mas a tentativa acabou bloqueada pela defesa do Fortaleza.
Tentando reassumir o comando das ações, Tite fez duas mudanças aos 23 minutos: Léo Ortiz e Gabigol entraram, nos lugares de Fabrício Bruno e Allan. O volante, inclusive, sofreu vaias durante a partida.
Pouco depois de entrar, Gabigol conseguiu bom passe para Pedro. O centroavante se ajeitou para finalizar, mas acabou empurrado pelas costas. Contudo, nem o VAR nem a juíza Edna Alves assinalaram a penalidade.
Aos 29 minutos, O Flamengo chegou perto do empate, mas o goleiro João Ricardo fez duas defesas seguidas. Primeiro foi com Matheus Gonçalves batendo cruzado. O arqueiro deu rebote na entrada da área, e Gerson encheu o pé, mas João foi novamente bem no lance e conseguiu impedir o gol.
Na sequência, Tite acionou Carlinhos e Léo Pereira, sacando Luiz Araújo e David Luiz. Contudo, o Flamengo não conseguiu controlar o nervosismo
Sem conseguir se aproximar do gol, Ayrton Lucas tentou chute da intermediária aos 38 minutos. Pedro ainda esticou a perna para tentar desviar na direção da meta, mas a bola se perdeu pela linha de fundo.
Pouco depois, aos 40 minutos, o Flamengo conseguiu uma chance mais clara. Atacando pela esquerda, Gabigol fez bom cruzamento para Carlinhos. O camisa 22 até ganhou no alto, mas cabeceou sem direção e por cima da meta.
Aos 43 minutos, a insistência do Flamengo fez a bola parar no fundo das redes, mas o lance foi impugnado. Em cruzamento de Matheus Gonçalves, Carlinhos desviou e Gabigol conseguiu completar. Porém, o camisa 99 estava em posição de impedimento.
Aos 48, Gabigol ainda tentou o empate por mais uma vez. Depois de cruzamento rasteiro de Ayrton Lucas, o atacante finalizou no canto, mas João Ricardo caiu bem e defendeu sem sustos.
Sem conseguir o segundo gol, o Flamengo acabou derrotado pelo Fortaleza e decepcionou novamente a torcida no Maracanã.
Com o segundo tropeço seguido em casa, o Flamengo saiu da liderança do Brasileirão. Afinal, o Palmeiras venceu o Atlético-GO por 3 a 1 e chegou a 33 pontos, contra 31 do Rubro-Negro. Além disso, o Botafogo também pode passar o Fla, pois tem 30 pontos e encara o Vitória ainda nesta quinta-feira (11).
Gols: Wesley (contra – FOR) , Pedro (FLA) e Pochettino (FOR)
Cartões: Allan (FLA)
ESCALAÇÕES
Flamengo: Rossi, Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas; Pulgar, Allan e Gerson; Luiz Araújo, Matheus Gonçalves e Pedro.
Técnico: Tite
Fortaleza: João Ricardo, Tinga, Britez, Cardona e Felipe (Bruno Pacheco); Hércules, Pedro Augusto, Pikachu e Breno Lopes; Pochettino (Lucas Sasha) e Lucero.
Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Ver comentários
Hoje ninguém se salvou. Todo mundo foi horrível.
Ainda bem que a porra da copa América acabou e a próxima rodada os uruguaios voltarão.
Agora é correr atrás do prejuízo. Foram 3 pontos perdidos de graça, porque o Fortaleza se aproveitou que voltamos desligados pro segundo tempo.