Presidente do Flamengo, Rodolfo Landim abriu o jogo sobre o plano para adquirir um clube na Europa. De forma rápida e sem entrar em detalhes, o dirigente revelou que o Rubro-Negro está em processo avançado para comprar o Leixões (POR), da segunda divisão portuguesa.
— Existe. A gente está negociando com o Leixões, já estamos em processo avançado. É segunda divisão (de Portugal). Eles acabaram de levar o Werton, de forma independente. A gente está avançando, sim. Se formos mais adiante, vamos levar os detalhes para aprovação do Conselho (Deliberativo) — contou Landim, em entrevista ao ‘Charla Podcast’, nesta segunda-feira (22).
Ter uma equipe em Portugal faz parte da atual gestão do Flamengo. Isso porque, o Rubro-Negro entende que um clube na Europa facilitaria em aspectos financeiros, de marketing e também esportivos. Sendo assim, o Mengo tenta adquirir a Sociedade Anônima Desportiva (SAD) do Leixões, uma espécie de SAF dentro das leis portuguesas.
O Leixões Sport Club foi fundado em 28 de novembro de 1907, na cidade de Matosinhos. Inclusive, no último domingo (21), a equipe anunciou a contratação de dois jogadores formados nas categorias de base do Flamengo: Gabriel Noga e Werton.
Já com negociações em andamento com o Flamengo, o Leixões fechou a contratação do zagueiro Noga por 100 mil euros (R$ 600 mil), por 50% dos direitos econômicos do jogador de 22 anos. Além disso, o clube português pagou 1 milhão de euros (R$ 6 milhões) por 70% do meia atacante Werton, de 20 anos. Contudo, segundo Landim, tais negociações não têm a ver com o processo de compra da equipe portuguesa.