Luiz Eduardo Baptista, o ‘Bap’, saiu da gestão atual para lançar a própria candidatura à presidência do Flamengo nas eleições deste ano. Em entrevista exclusiva ao Coluna do Fla, o postulante ao cargo máximo do clube rebate o atual presidente Rodolfo Landim sobre SAF, demonstra cautela por estádio próprio e também projeta outros temas.
Landim apontou Bap como um dos responsáveis por levar a discussão sobre SAF para a Gávea. Isso porque, em entrevista ao Charla Podcast, o atual presidente do clube contou que o agora adversário político convocou palestras e reuniões do tema nos bastidores do Rubro-Negro. Na conversa com o Coluna, Bap rebate Landim, diz que nunca defendeu SAF e volta a reforçar o posicionamento.
“Não precisamos de SAF. Significaria perder a autonomia do clube. Agora, quem quiser ‘dar um Google’ vai achar quem defendeu, quem defende, quem finge que não defende e quem trocou de lado. Eu nunca mudei de lado. Nunca houve entrevista nem declaração minha defendendo SAF. Simplesmente porque não acredito. O Flamengo pode construir seu futuro com os próprios pés”, diz Bap.
Ao falar sobre estádio próprio, Bap é enfático para se colocar a favor e ainda revela que o projeto da casa própria está em pauta no próprio grupo político desde 2012, assim como o Maracanã. No entanto, o candidato à presidência liga um sinal de alerta sobre a forma com que o estádio deve ser construído e descarta criação da SAF para viabilizar o sonho.
“É um projeto de enorme complexidade e é preciso garantir que o sonho seja feito sem prejudicar o Flamengo financeiramente ou esportivamente. A execução deste projeto precisa ser a mais profissional possível. Deve ocorrer sem recorrermos à SAF, sem reduzir investimentos no futebol e até aumentando nossos investimentos nos esportes olímpicos. O Flamengo merece o melhor projeto de estádio do mundo”, projeta o candidato.
Ainda na entrevista ao Coluna do Fla, Bap fala sobre condução do departamento de futebol do Flamengo e importância da psicologia no elenco profissional. Além disso, o candidato analisa a possibilidade de Landim ser presidente do Conselho Deliberativo e manda recado para torcida rubro-negra.
Você se posicionou contra a SAF em entrevista ao Charla Podcast. Na sequência, Landim disse que foi você quem levou o tema SAF para a Gávea, convocando palestras e reuniões. Afinal, você é contra ou a favor? Sendo contra, o que você faria para garantir que a SAF não entrasse no clube?
A sigla “SAF” virou uma cenourinha que dirigentes usam para vender um futuro próspero aos torcedores. Ninguém foca nas armadilhas e nos pontos negativos das SAFs. Eu simplesmente não acredito em “SAF”. Vender o controle e a alma de um clube que amamos, não faz o menor sentido. Se depender de mim, SAF no Flamengo nunca. Recentemente assinei uma petição para evitar que nosso clube vire SAF.
O Flamengo aumentou a receita nos últimos anos, atingindo um patamar importante e tem um potencial de crescimento enorme. Não precisamos de SAF. Significaria perder a autonomia do clube. Agora, quem quiser ‘dar um Google’ vai achar quem defendeu, quem defende, quem finge que não defende e quem trocou de lado. Eu nunca mudei de lado. Nunca houve entrevista nem declaração minha defendendo SAF. Simplesmente porque não acredito. O Flamengo pode construir seu futuro com os próprios pés.
Estádio próprio é um tema que faz parte da discussão do dia a dia rubro-negro. Caso o Flamengo compre o terreno ainda este ano, o que você pretende fazer se for eleito? Dará sequência ao projeto de estádio ou encontrará outra saída?
Nosso grupo sempre foi a favor do estádio próprio. Quem não é? Me diga? Veja: já estava em nosso plano de governo quando começamos a transformação em 2012. Estádio próprio e Maracanã. Todos estes anos trabalhando no clube, com outros grandes companheiros, serviram para encaminharmos vários sonhos, como este do estádio. Isto não quer dizer que não tenhamos que nos preocupar com a execução correta e com as pessoas que estarão à frente do clube neste período.
É um projeto de enorme complexidade e é preciso garantir que o sonho seja feito sem prejudicar o Flamengo financeiramente ou esportivamente. A execução deste projeto precisa ser a mais profissional possível. Deve ocorrer sem recorrermos à SAF, sem reduzir investimentos no futebol e até aumentando nossos investimentos nos esportes olímpicos. O Flamengo merece o melhor projeto de estádio do mundo.
A gestão atual fica marcada pela média de dois técnicos no futebol por ano. Como o possível presidente Bap enxerga a condução do departamento de futebol? Fará intervenções para contratações de treinadores ou deixará as decisões única e exclusivamente com o vice-presidente e o diretor designados?
Meu mantra tem sido: vamos aprofundar a profissionalização do Flamengo. Em todas as áreas, em todos os esportes. Isto não significa ruptura. Significa darmos o próximo grande passo. O clube está cheio de ótimos profissionais, em várias áreas. Eles vão construir este passo à frente, inspirados nas melhores práticas internacionais. Será um orgulho profissional para todos nós. É gestão focada na evolução.
A ausência de psicólogos do clube no time profissional é um assunto que também faz parte de debates entre torcedores. O Bap presidente é a favor ou contra a implementação de aumentar até o elenco profissional o departamento que hoje existe apenas para as categorias de base?
No esporte, a força mental, o sentido de equipe, são decisivos na construção de times e atletas vencedores. A autoestima é fundamental para um atleta ou para uma equipe. Acredito, sim, que profissionais da área de psicologia podem contribuir para vencermos ainda mais. E não devemos falar só do futebol. Isso vale para todos os esportes olímpicos do nosso clube. Temos um enorme potencial para crescer neles e este apoio, inclusive personalizado, vai ajudar muito. A força mental do Flamengo é o que faz a diferença.
Como você encara a possibilidade de se ver na presidência do clube e, ao mesmo tempo, ver Rodolfo Landim como presidente do Conselho Deliberativo (CoDe)?
O que importa é o Flamengo. Ponto. A relação entre presidente do clube e presidente do CoDe, seja quem for, será pautada pela cordialidade, transparência e sobretudo pelo respeito ao bem maior: o sucesso do nosso clube.
Mande um recado para seus concorrentes sobre as eleições do clube.
Prefiro mandar um recado para nossos torcedores. Formamos um grupo em 2012 e que juntou vários rubro-negros ao longo destes anos. Se eu tiver a honra de ser presidente do Flamengo, tenham a certeza que estaremos dia sim e outro também trabalhando exaustivamente para tornar nosso clube ainda maior. O Flamengo é a nossa paixão. O futuro do Flamengo, a nossa obrigação.
Ver comentários
Landim precisa vazar. Ele e a turminha dele. Para isso, o tal candidato que ele apoia não pode ganhar.
Landim precisa vazar,? Baseado em que vc afirma isso ? Uma grande administração, finanças saneada, vários títulos 2 Libertadores, 2 Brasileros, 1 Copa do Bradil, grandes contratações , elenco espetacular, receitas de 1,3 bilhão, dívida quase zero, projeto do nosso Estadio
Esse Bap é um embuste mentiroso, não pensa em estádio nenhum, sem SAF, sem tirar um pouco de dinheiro do futebol, sem tirar dos esportes olímpicos vai fazer estádio como??? Vê que ele quer agradar os sócios e não construir o estádio. Para fazer omelete é necessário quebrar alguns ovos.
Bap com certeza é o que montou o melhor time empresarial e profissional para levar adiante esse projeto. É um cara super vencedor na careira pessoal e conhece a marca Flamengo. Torço por ele
Eu não me preocupo com o nome do candidato a presidente, me interessa é com que o Rodrigo Tostes vai estar. Este é que é importante.
Tudo farinha da mesmo saco , se for pra ter o estádio manteria quem está a frente do projeto, o que importa é o flamengo.
Isso porque, isso porque, isso porque...que chato usar essa expressão em todas as postagens.