Notícias

Estádio do Flamengo: Governador do Rio demite advogado que entrou com liminar contra leilão do terreno do Gasômetro

Vinícius Monte Custódio deixa o cargo na Secretaria estadual do Ambiente nesta quinta-feira (01)


O governador Cláudio Castro anunciou que demitiu Vinícius Monte Custódio em edição extraordinária do Diário nesta quinta-feira (11). Isso porque, o advogado é servidor comissionado da assessoria jurídica da Secretaria estadual do Ambiente e, portanto, não adotou uma postura compatível com o cargo.

“Ele é um servidor comissionado, ocupa um cargo de confiança do governo do estado, e não pode advogar contra instituições”, disse Castro, governador do Rio de Janeiro. Desse modo, Vinícius Monte Custódio deixa o cargo de assessor jurídico da Secretaria estadual do Ambiente após oito anos.

ENTENDA O CASO

A 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro concedeu liminar suspendendo o processo licitatório do terreno do Gasômetro na noite de terça-feira (30). O juiz Marcelo Barbi Gonçalves acatou uma ação popular, movida por Vinícius Monte Custodio, para considerar nulo o decreto da Prefeitura do Rio de Janeiro que desapropriou a área no fim do mês passado.

Na ação, Vinícius Custódio alegou que o imóvel tem propriedade plena do terreno, que pertencia ao fundo de investimento liderado pela Caixa Econômica Federal e foi desapropriado pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Portanto, para a aprovação, era necessária a autorização do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

LEILÃO ACONTECEU E O FLAMENGO ARREMATOU

A Prefeitura do Rio de Janeiro, no entanto, entrou com um outro processo para derrubar a liminar, e conseguiu. Assim, o leilão ocorreu normalmente na quarta-feira (31) e o Flamengo arrematou o terreno do Gasômetro por R$ 138 milhões. Agora, o Rubro-Negro tem cinco dias úteis para realizar o pagamento à vista.

Vitor Beloti

Ver comentários

    • Calma aí. Vc sabe o valor que a caixa tem em débito com a prefeitura do Rio. Simplesmente mais de 4 bi. E agora, o que vc me diz . Mesmo assim acho que o melhor para o Rio seria a caixa pagar essa dívida, e o estado investi em educação e principalmente segurança p nosso Rio

      • O que a revitalização daquela área vai representar para a cidade supera em muito qualquer cálculo que se possa fazer hoje

  • Se deu mal, imagino a raiva que este cara tem do Flamengo, ao ponto de colocar seu emprego em risco...no mínimo é buatafoguense rsrsrs

      • Sem falar que processos tem custas as quais a parte que perde tem que pagar... Inclusive honorários de sucumbência que vão de 10 a 20% sobre o valor da causa. Que certamente ele deverá pagar.

      • O Flamengo tem que construir um estádio com capacidade para 5 milhões de espectadores por jogo

        A nação rubro negra é enorme gigante imensa

  • Querem a todo custo atrapalhar o Flamengo de construir o seu estádio próprio!

  • Perdeu o emprego, perdeu a ação, porém ganhou milhões de xingamentos, e agora que ficou sem status, vai ganhar tambem um chifre do boy...

  • Clubismos a parte, é um absurdo um político desapropriar um bem privado para satisfazer os interesses de um clube de futebol, mesmo sendo o Flamengo. Isso é um absurdo total, mostra a total insegurança jurídica em que vivemos, e o total desrespeito dos nossos governantes com a propriedade privada.

    • Basta ler o decreto de desapropriação, foi feito para o bem público, para a melhoria da região, fomento do turismo e bem estar geral, a região é abandonada e sem investimento privado não tem como transformar o local.

      • "Clubismos a parte" já diz tudo, é torcedor de algum dos três magoados do Rio. Ninguém roubou não amigo, o Clube de Regatas Flamengo vai pagar preço justo, calculado pelo m² tirando como base o terreno do terminal gentileza, e não a base de especulação imobiliária, o clube estava disposto a pagar até mais, porém como sempre tentam tirar proveito quando se trata de Flamengo e ambição falou mais alto, vão RECEBER menos do que poderiam ter lucrado, mas vão receber valor JUSTO. Então deixa esse clubismo de lado e reconheça que o Flamengo tá fazendo um favor pra cidade em levar desenvolvimento para aquela região, talvez você nem seja do Rio porque se fosse saberia como é feio e inseguro aquele lugar abandonado.

      • "para satisfazer os interesses de um clube de futebol" Na verdade o interesse não se restringe ao clube, mas sim, toma contornos de interesses sociais, visto que a área abandonada passa a ter utilidade pública, apesar de pertencer a uma agremiação esportiva.

        Leia o inciso XXIV do Art. 5° da CF:

        a lei estabelecerá o procedimento para desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituição

      • Um terreno abandonado a mais de 2 décadas, entregue aos ratos e baratas, bocas de fumo , alto nível de contaminação e por aí vai...
        Finalmente surge uma chance real de," revitalização" daquela área através do interesse de uma organização sólida que é o Flamengo e a Caixa começa a criar vários obstáculos...a mesma Caixa que DEU um empréstimo à uma organização inadimplente como o Corinthians para construir seu estado num terreno também DADO, e que até hoje não honrou essa dívida..
        DESAPROPRIAÇÃO MUITO BEM FEITA!

      • Dreda, pelo visto você acha que entende mas não entente do processo e os aspectos envolvidos. Se deixar o clubismo de lado irá entender o bem que está sendo feito a cidade.

    • Vc não entende coisa nenhuma, o terreno não é da iniciativa privada, o terreno é de um Fundo que a prefeitura administra como vários outros que ficam abandonados. Procura ter conhecimento de causa antes de falar besteira.

      • Kkkkk muito bem Leandro! Tem gente que acha que sabe, e quer ser o certinho, clubismo....!!! Sai fora vais caino😂😂😂 vai trabalhar pra seu time da lama...

      • QUERO NEM SABER KKK O FLAMENGO E GIGANTE ACEITA QUI DÓI MENOS KKK SE O FLAMENGO JA E ASSIM SEM ESTÁDIO IMAGINA COM 2 AGORA KKK NA VERDADE VÁRIOS NÉ PORQUE A ONDE O FLAMENGO VAI OS ESTÁDIOS ESTÃO CHEIOS

      • A área pertencia a um fundo de investimento imobiliário que era administrado pela Caixa, o FII Porto Maravilha. São pessoas que investiram seu dinheiro em um terreno, esperando valorização futura, para construir ou vender depois. Quando a valorização finalmente veio, o governo foi lá e tomou o terreno, e vendeu em uma licitação viciada para uma entidade privada, pagando o "preço justo" de metade do que vinha sendo negociado. Quem acha isso certo, francamente...

      • Pessoas que investiram o dinheiro? Sua teoria é muito boa. Mas se vc não sabe, só existe um investidor nesse fundo, que é a própria caixa. Se informe. Não defenda o indefensável. Sempre querem prejudicar o Flamengo.

      • Resposta 1/2 certa, pois a valorização não viria sem o interesse do Flamengo. No fim, os especuladores não obtiveram o superlucro esperado, mas também não sairão no prejuízo. Quem ganha com isso? R: A parcela maior da sociedade, a população do Rio de Janeiro.

    • Cara eu não tenho nenhum pingo se quer de paciência com esse tipo de ignorância.
      Faz um passeio à noite ou ao dia para vc ser roubado ou até pior meu "Asno amigo" e depois vem bostiar aqui com sua falta de conhecimento.

    • Vc certamente não sabe o que fala. Desapropriação é um direito constitucional. A linha amarela foi feito desapropriando casas. A Rio petropolis tbm. O engenhao tbm.

      Muitas escolas, hospitais foram alvos de desapropriação. O interesse público sempre prevalece sobre o privado.

      O resto seu é choro pq é anti.

      • Exatamente! O interesse público prevalece sobre o interesse privado. Uma coisa é desapropriar para construir escolas públicas, hospitais públicos, estradas públicas. Outra, completamente diferente é desapropriar para vender para um clube de futebol realizar o sonho de ter um estádio próprio. A construção do estádio do Flamengo só interessa a nós, Flamenguistas. Não é do interesse público transformar o Maracanã num elefante branco, que é o que vai acontecer. Nesse caso, está se sobressaindo o interesse privado.

      • Nós flamenguistas??? Você é tão flamenguista quanto é entendedor de Direito Administrativo. Sai do armário, anti.

    • Acorda, Dreda. A revitalização daquela área representa para a cidade muitíssimo mais do que representa para o Flamengo. Se não for o estádio não terá nada ali tão significativo para puxar a revitalização da área como é necessário. Se fosse doado ao Flamengo com as exigências que foram feitas seria bom negócio também

  • Dreda, faz um favor pra gente... dá uma voltinha nessa região em qualquer dia da semana de dia ou de noite e me diz oq acha. Depois volta aqui pra contar oq achou.

    Região completamente abandonada... sem qualquer segurança, comércio, estrutura, urbanismo há mais de 20 anos, pq a srta Caixa resolveu "esperar" seu imóvel valorizar. Enquanto isso, ngm arrisca passar por lá, mesmo sendo uma região central da cidade. A propriedade deve cumprir sua função social, diz a Constituição. Pois bem, me diz que função um terreno abandonado e contaminado de 90.000 metros quadrados está cumprindo na cidade?

    • Falou tudo!
      Se quer dá pra imaginar quantos crimes já foram cometidos naquela região abandonada.

  • É cada anti idiota invejoso que vem aqui falar abobrinha, viu!!!!!
    Volta lá pro seu clubeco e nos deixe em paz.
    Babaca funcional.

  • Clubismo a parte (II)... É inadmissível um banco federal aliás um órgão do governo federal a Caixa econômica fica de enrolação... bravatas acatando "pedidos" políticos para colocar panos quentes no terreno do gasômetro. Graças a ação do prefeito Eduardo Paes que apoiou e depositou as fichas no projeto do flamengo para desenvolvimento na região do porto maravilha que saiu a venda do terreno. Parabéns aos envolvidos. Agora é pegar as certidões e construir nossas casa até novembro de 2029.

  • Você pode obviamente achar o que quiser: "total desrespeito dos nossos governantes com a propriedade privada." mas saiba que seria infinitamente mais efetivo em pedir para mudar a Lei. A Lei não será retroativa contra a prefeitura para o já desapropriado terreno do Terminal de ônibus e nem para o terreno Estádio de Futebol e auditório.. mas para desapropriações futuras.. já que, aparentemente, o Flamengo foi o seu estopim para se atentar (e discordar) de uma Lei existente, cabe você então sugerir mudanças para os processos futuros. Boa sorte.

    • Deve sê mais um vascaino recalcado , SRN , agora teremos dois estádios , o Maracanã e o ARENA ZICO , kkk !!!

Notícias recentes

Flamengo rejeita nova garantia do Corinthians para compra de Hugo Souza

Corinthians tem até o dia 30 de novembro para apresentar nova garantia bancária e comprar…

22/11/2024

Dá para o Flamengo ser campeão? Veja últimos 4 jogos dos times do G-4 no Brasileirão

Flamengo ainda tem chance matemática de título do Brasileirão O Flamengo tem quatro finais pela…

22/11/2024

“Amarelou”: Jornalista afirma que Jorge Jesus criticou Filipe Luís por atuação na final da Libertadores de 2019

Flamengo fez história e venceu o River Plate (ARG) de virada, por 2 a 1…

22/11/2024

Torcedor do Atlético-MG se revolta e rasga provocação do Flamengo em Minas Gerais: “1º campeão do galinheiro”

Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…

22/11/2024

Vasco perde de novo, e Internacional cola no Flamengo; veja tabela atualizada do Brasileirão 2024

Internacional chegou aos mesmos 62 pontos do Flamengo na classificação do Brasileirão A 34a rodada…

22/11/2024

Flamengo tem 3 jogadores que devem voltar de lesão para jogo contra o Fortaleza

Filipe Luís comanda três dias de treinos até jogo na Arena Castelão O Flamengo se…

22/11/2024