Notícias

EXCLUSIVO | Entenda como as urnas eletrônicas vão funcionar nas eleições do Flamengo

Flamengo passará por eleições presidenciais no final do ano


A utilização da urna eletrônica será uma das novidades nas eleições do Flamengo deste ano. Para entender o processo, o Coluna do Fla conversou com Carlos Henrique, presidente da Assembleia Geral (AGE) do clube. Quantidade de urnas, forma de utilização, fiscalização, segurança dos votos, impressão de resultados e mais.

O Flamengo usará a urnas eletrônicas pela primeira vez na história. Isso porque, o clube promoveu estudos sobre o modelo de votação modernizado e contou com aprovação interna dos sócios para seguir com a ideia. Vale lembrar que a AGE do Rubro-Negro, inclusive, consultou e se reuniu com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ) para conhecer os caminhos para execução das eleições em 09 de dezembro.

CONFIRA A ENTREVISTA

COLUNA: Serão quantas urnas disponíveis na eleição?

CARLOS HENRIQUE: A princípio, serão dez urnas para votação, divididas conforme a ordem alfabética adotada em todas as eleições do Flamengo, além de quatro urnas reservas.

Como se deu as conversas com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ)?

A Assembleia Geral propôs, em emenda eleitoral, a adoção do voto presencial por urna eletrônica e do voto a distância, a fim de atender associados residentes fora do Rio de Janeiro. Porém, a Comissão de Estatuto do CoDe rejeitou o voto a distância, que nem chegou a ser apreciado pelo CoDe (Conselho Deliberativo). Felizmente, a possibilidade do voto por urna eletrônica foi aprovada em votação no CoDe, igualando a forma de votação presencial adotada por todos os clubes do RJ e pela maioria dos clubes do Brasil.

No processo de estabelecimento do voto por urna eletrônica, a Assembleia Geral entrou em contato com uma empresa para o desenvolvimento de um sistema eleitoral para o Flamengo, que possibilitaria, além do voto presencial, o voto eletrônico a distância, pois esperamos que essa opção seja adotada no futuro pelo CRF. Simultaneamente, também contactamos o TRE/RJ, inicialmente através do Presidente do CoDe, devido ao seu conhecimento e amizade com o Presidente do TRE/RJ, o que nos auxiliou no primeiro contato. Posteriormente, o Conselho Diretor enviou uma comunicação ao TRE demonstrando interesse na adoção das urnas eletrônicas do TRE. A Assembleia Geral formalizou oficialmente o interesse, nos reunimos com o TRE/RJ, definimos todos os pontos e, por isso, desistimos de contratar uma empresa privada.

Haverá fiscais do TRE e os fiscais de chapas vão poder acompanhar o processo de votação e resultado normalmente?

Não haverá fiscais do TRE. Haverá funcionários de suporte do TRE/RJ. Os mesários, funcionários do Flamengo, serão treinados pelo TRE/RJ.

Os fiscais das chapas poderão acompanhar o processo de zerésima* de cada urna, onde se imprime o boletim inicial de cada urna com zero votos para cada candidato, e posteriormente, ao final da votação, também acompanharão a impressão do boletim eleitoral (Boletim de Urna, o BU**) de cada urna, contendo os votos de cada candidato. A AGE convidará o Ministério Público e a OAB para acompanharem a eleição.

Haverá o comprovante impresso de votação? Quais dados estarão nesse boletim? As impressoras são do próprio TRE ou serão disponibilizadas pelo Flamengo?

Não haverá impressão de recibo de voto, assim como não há nas eleições no Brasil. O sistema de votação no Flamengo será muito simples, com cada urna ligada à tomada, sem estarem interligadas e sem acesso à internet. Como disse na pergunta anterior, haverá a impressão da zerésima no início da votação e o Boletim de Urna no final, com o total de votos de cada urna.

Haverá algum custo com as urnas eletrônicas para o Flamengo?

Nenhum custo.

A proteção do voto secreto será mantida?

Da mesma forma que é na eleição brasileira.

O procedimento de segurança e dos dados dos eleitores será da mesma maneira que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem nas eleições nacionais, estaduais e municipais?

Sim.


*A zerésima é um documento emitido em cada seção eleitoral indicando que não existe voto registrado e que a urna eletrônica está zerada antes de iniciada a votação. É emitida após o procedimento de inicialização da urna, servindo para atestar que não há registro de voto para nenhum candidato.

**O Boletim de Urna (BU) é gerado em cada seção depois da conclusão da votação, informando o total de votos.

Observação: Essas informações sobre a zerésima e o Boletim de Urna são do próprio TSE.

Me siga nas Redes Sociais e vamos trocar uma ideia:
Youtube I Twitter I Instagram I Facebook

Tulio Rodrigues

Ver comentários

  • Voto eletrônico sem impressão no papel???? Com certeza haverá fraude, como houve nas eleições para presidente!!!!
    Não confio nessas urnas sem papel impresso.

Notícias recentes

Possibilidade de Léo Ortiz ficar no banco em jogo do Flamengo irrita torcedores: “Tite paneleiro”

Em último treino antes de Flamengo x Peñarol (URU), Tite esboçou escalação sem Léo Ortiz…

19/09/2024

Peñarol define estratégia mental para enfrentar o Flamengo na Libertadores

Jogo de ida é nesta quinta-feira (19) e o de volta na próxima semana Depois…

19/09/2024

Zagueiro pede Gabigol “para sempre” no Flamengo e manda recado: “A gente só dá valor quando perde o jogador”

Léo Duarte, que jogou com Gabigol em 2019, opinou sobre o momento do atacante do…

19/09/2024

Jogador deixa Flamengo e acerta com Botafogo para próxima temporada

Felipe Motta teve poucas oportunidades no Flamengo durante a última temporada O Flamengo continua se…

19/09/2024

“Não dá para entender”: jornalista questiona Tite por esboçar time do Flamengo sem Léo Ortiz para jogo contra o Peñarol

Erick Pulgar deve começar como titular na função de volante em time do Flamengo contra…

19/09/2024

CBF define valor milionário que pagará ao Flamengo após lesão de Pedro

Por conta da lesão, Flamengo receberá da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o valor correspondente…

19/09/2024