Flamengo venceu o Cienciano (PER), em 2008, e San José (BOL), na campanha do título de 2019
Apesar de ter a vantagem de dois gols contra o Bolívar (BOL), o Flamengo entrará em campo em busca da vitória nesta quinta-feira (22), em La Paz. A partida conta com uma característica peculiar: acontece nos 3.640 metros de altitude. Na história da Libertadores, o Rubro-Negro conquistou o triunfo apenas duas vezes acima dos 3 mil metros: 2008 e 2019.
Pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores 2008, o Flamengo foi a Cusco, no Peru, e fez 3 a 0 no Cienciano (PER). Na ocasião, o duelo aconteceu a 3.399 metros, no Estádio Garcilaso de la Veja, Renato Augusto, Toró e Juan marcaram no triunfo que garantiu a classificação do time comandado por Joel Santana para as oitavas de final, com uma partida de antecedência.
ESTREIA DE CAMPANHA DO TÍTULO
No bicampeonato da Libertadores conquistado pelo Flamengo, em 2019, a estreia do time na competição aconteceu na cidade de Oruro, contra o San José (BOL), a 3.735 metros acima do nível do mar. Após linda assistência de Bruno Henrique, Gabigol marcou o gol da vitória do Mengão por 1 a 0.
Importante destacar que esta matéria traz o recorte de altitudes acima de 3 mil metros. Ou seja, as partidas em Quito, por exemplo, não foram consideradas. A cidade equatoriana tem 2.850 metros, e o Flamengo ganhou no local em 2021, contra a LDU (EQU), entre outros confrontos.
BOLÍVAR X FLAMENGO
Apesar de ir atrás da terceira vitória em ‘altitudes extremas’, o Flamengo pode até perder para seguir na Libertadores. Como venceu na ida por 2 a 0, caso o Bolívar ganhe por um tento, o Rubro-Negro estará nas quartas de final, afinal. A bola rola no Estádio Hernando Siles, em La Paz, a partir das 21h30 (horário de Brasília).