Zé Welinton também aparece como opção caseira
O Flamengo precisa se desdobrar para repor o desfalque de Matias Viña no restante de 2024. Mesmo que já tenha decidido que vai em busca de reforços para a lateral esquerda, o clube precisa usar o que tem para solucionar o problema de última hora. Com isso, Varela e Léo Pereira surgem como opções ao lado de Ayrton Lucas.
Viña passará por cirurgia no joelho direito e volta só em 2025. Dessa forma, Tite tem Ayrton Lucas como único lateral esquerdo de origem no elenco profissional do Flamengo. No entanto, o treinador pode repetir as adaptações do lateral direito Varela ‘invertido’ e do zagueiro Léo Pereira avançando para o lado.
SOLUÇÃO REPENTINA
Varela já treinou em alguns momentos com Tite no lado esquerda da defesa. Tal adaptação aconteceu quando Ayrton Lucas e Viña estavam indisponíveis para o jogo entre Flamengo e Vasco, pelo Cariocão, em 04 de fevereiro. Na ocasião, o camisa 2 ficou na esquerda, com Wesley na direita.
Léo Pereira também é opção para a lateral esquerda. Isso porque, o zagueiro atuou adaptado na posição em algumas partidas com Vítor Pereira, Jorge Sampaoli e também com Tite. Ou seja, o improviso do zagueiro na lateral esquerda é mais comum no Flamengo que a inversão de lado de Varela.
JANELA DE TRANSFERÊNCIAS E OPÇÃO NA BASE
A diretoria do Flamengo já decidiu que vai ao mercado buscar mais um lateral esquerdo para Tite não ficar ‘refém’ de Ayrton Lucas. Portanto, o clube tem até o dia 02 de setembro para fechar a contratação de um novo atleta. Em contrapartida, vale lembrar que Zé Welinton, de 20 anos, também pode subir da base para o elenco profissional.
Não te nem o que pensar é subir o Zé Wellington, varela e Leo Pereira não são laterais esquerdo. Tite precisa confiar na base, Zé Wellington e muito bom lateral.
Parece loucura mas Léo Pereira na esquerda e Léo Ortiz de volante tavam dando sustentabilidade a defesa do flamengo, eu deixaria os dois e os atacantes sabem o que fazer.
Rodrigo, acredito que esta seria a oportunidade perfeita para encaixar um esquema de 3 zagueiros, com o Fabrício, o Ortiz e o Léo Pereira. Deixar os alas mais avançados e na ausência dos laterais, improvisar os meias para fazer a função (Gerson e Luiz Araújo). Assim, reduziríamos a dependência por laterais.