Filipe Luís assume o time principal do Flamengo interinamente
Com a demissão de Tite na manhã desta segunda-feira (30), o Flamengo anunciou que Filipe Luís vai comandar o Fla nos próximos jogos, de forma interina. Após o anúncio da aposentadoria, no final de 2023, o ex-lateral do Mengão recebeu a oportunidade de comandar os jovens da base rubro-negra, e possui excelente aproveitamento no trabalho.
Sob comando das categorias de base do Flamengo, Filipe Luís disputou 30 partidas, com 22 vitórias, dois empates e seis derrotas. Ou seja, um aproveitamento de 75%, aproximadamente. Além disso, o treinador do Mengão tem no currículo o título da Copa Rio Sub-17 e do Mundial de Clubes Sub-20.
TÉCNICO CAMPEÃO MUNDIAL
Com pouco mais de nove meses como treinador, Filipe Luís já tem no currículo um título mundial. No dia 24 de agosto, o Flamengo venceu o Olympiacos (GRE) por 2 a 1, no Maracanã, e levou o troféu do Intercontinental Sub-20. Sendo assim, como primeiro clube brasileiro a conquistar tal torneio, o treinador já chega ao elenco profissional com bagagem vencedora.
FILIPE LUÍS IRÁ TREINAR EX-COMPANHEIROS
Por ter jogado no Flamengo de 2019 até 2023, Filipe Luís irá treinar velhos conhecidos. Isso porque, ao longo desses anos, o ex-lateral atuou com quase todos os jogadores do atual elenco rubro-negro. Sendo assim, a expectativa é de que o novo comandante consiga ‘arrumar a casa’ e devolver os bons resultados ao Mengão.
PRIMEIRO DESAFIO NO PROFISSIONAL
Como novo técnico do elenco profissional, Filipe Luís já se prepara para um grande desafio. Isso porque, nesta quarta-feira (02), o Flamengo encara o Corinthians pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. A bola rola às 21h45 (horário de Brasília), no Maracanã. Ademais, o duelo de volta acontece no dia 20 de outubro, às 16h (de Brasília), na Neo Química Arena.
O histórico é muito positivo, mas o levantamento tem que ser bem representativo, indicando que, para a disputa do mundial de clubes, o nosso querido Filipe foi apenas um observador. A montagem da equipe e sua classificação para o mundial, passando pela conquista do brasileiro da categoria, em 2023, vice em 2024 e Libertadores 2024, foi Mario Jorge, que saiu pouco antes da final do mundial.
A carreira de Filipe é curtíssima ainda e todo cuidado com imagem e expectativas deve ser mantido, para não macular a trajetória do jovem treinador..
O torcedor rubro-negro é apaixonado e costuma trazer o coração antes da razão.
Para uma equipe cheia de craques consagrados e caros, o ideal é um treinador experiente.
Luís Castro que comandou o Botafogo no ano passado, com uma excelente campanha, mostrou ser um formador de equipe, sabendo lidar com adversidades (tinha um grupo bastante diverso, com jogadores caros entre outros muito simples) e se dirigindo a todos com simpatia e clareza. Não vejo outro em disponibilidade, para assumir o Mengão. Deve ser muito caro e, por isso, deve ser avaliado com muito detalhes, sem precipitação.