Espanhol Rodri, volante do Manchester City (ING), ameaçou fazer greve por conta do calendário
Nas últimas entrevistas, Tite tem feito duras críticas ao calendário brasileiro. Porém, a sequência de jogos também tem gerado debate na Europa. Rodri, volante do Manchester City (ING), revelou que alguns jogadores planejam fazer greve devido ao desgaste. Importante ressaltar que a equipe comandada por Pep Guardiola disputará o Mundial de 2025 junto com o Flamengo, e o novo torneio da FIFA não agradou alguns clubes do ‘Velho Continente’.
— Acho que estamos próximos disso (da greve). É fácil de entender. Se perguntar para qualquer outro jogador, vai dizer o mesmo. Se continuar assim, chegará um momento em que não teremos outra opção. É algo que nos preocupa porque somos os caras que sofrem — disse Rodri, nesta terça-feira (17).
— Na minha humilde opinião, acho que é demais. Nós ou alguém tem que cuidar da gente, porque somos os principais personagens deste esporte, ou negócio, ou seja lá como queira chamar. Nem tudo é dinheiro ou marketing, é também a qualidade do show. Quando estou descansado, jogo melhor. Se as pessoas quiserem ver um futebol melhor, precisamos descansar. Quando o número de jogos começar a aumentar, o desempenho e a qualidade diminuem — acrescentou o atleta do Manchester City.
MUDANÇAS NO CALENDÁRIO
Para a temporada 2024/2025, a UEFA ampliou o número de jogos da Champions League. Portanto, cada time pode ter até quatro partidas a mais do que vinha acontecendo nos últimos anos. Além disso, em junho do ano que vem, acontece o novo Mundial de Clubes da FIFA, com participação do Flamengo, nos Estados Unidos.
No fim do ano passado, Guardiola, técnico de Rodri, não mostrou muita empolgação com o torneio. Desse modo, existe a possibilidade de o Manchester City não levar os principais jogadores para a competição. “Não sou contra novas competições, sou contra o pouco tempo para recuperação, ano após ano. É disso que eu reclamo todo o tempo“, comentou.
MUNDIAL 2025
O novo formato do Mundial de Clubes tem semelhança a da Copa do Mundo de Seleções. Ou seja, são 32 times, divididos em oito grupos com quatro equipes cada, e os dois primeiros passam para as oitavas de final. Existe a expectativa para que o sorteio das chaves aconteça ainda em 2024, no fim do ano.
Dos 32 times, 30 já estão definidos, restando apenas duas vagas. Uma delas destinada ao campeão da Libertadores 2024. Porém, caso a taça fique com Flamengo, Fluminense ou River Plate (ARG), o Olimpia (PAR) vai herdar a classificação via ranking. O outro representante vem do país-sede, ou seja, dos Estados Unidos.
Tem “rasãum”. Com mais de 90 jogos no ano e jogando duas a três vezes por semana e ainda, tendo que lidar com as convocações em um calendário maluco, ainda tem que aturar uma competição nova justamente no fim da temporada européia, né? E nem vou falar da qualidade dos gramados…