Torcidas organizadas de Flamengo e Vasco brigaram neste domingo (15) pela manhã, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Na confusão, dois homens ficaram feridos e dez terminaram detidos, de acordo com informação divulgada pela Polícia Militar.
A pancadaria aconteceu no Bairro do Tanque, na altura da estação do BRT. Dois homens ficaram desacordados e foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Taquara, também na Zona Oete do Rio de Janeiro. Por outro lado, os dez detidos seguiram para o 41o Departamento de Polícia (DP), no Tanque.
“A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, de acordo com o comando do 18º BPM (Jacarepaguá), neste domingo (15/09), policiais da unidade foram acionados para uma ocorrência de briga de torcidas no bairro Tanque. Chegando ao local, os militares atuaram na dispersão do tumulto e, após a realização de um cerco, detiveram 10 suspeitos. Dois feridos foram socorridos à UPA da Taquara. A ocorrência está em andamento na 41ª DP (Tanque). O policiamento está reforçado na região”.
Nas redes sociais, torcedores acusaram a Raça Rubro-Negra, o maior movimento de torcidas do Brasil, como uma das participantes da briga. No entanto, o presidente da organizada, Anderson Macula, emitiu um comunicado negando envolvimento.
“A Raça Rubro-Negra também reitera seu total e incondicional compromisso com a não violência. Temos implementado diversas iniciativas internas de conscientização sobre o papel do torcedor organizado como um promotor do espetáculo e da cultura esportiva, e essa reestruturação reforça nosso desejo de contribuir ativamente para um ambiente mais seguro e familiar nos estádios”, diz trecho do comunicado.
“Nossa postura é de total repúdio a qualquer tipo de violência, vandalismo ou ações que possam comprometer a integridade física e moral dos torcedores, seja dentro ou fora das arenas”, seguiu o texto.
Desse modo, a bola rola para Flamengo x Vasco a partir das 18h30 (horário de Brasília) deste domingo (15), no Maracanã. Se tem Mengão em campo, logo, há transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube. Além disso, o Premiere, via pay per view, mostra o embate válido pela 26a rodada do Brasileirão.
“O G.R.M.C. Raça Rubro-Negra vem, representado por seu presidente, por melo deste, apresentar seus cumprimentos e reafirmar seu compromisso com a paz, a ordem e o respeito no ambiente dos estádios, princípios que considera essenciais para o convívio harmonioso e seguro entre todos os torcedores.
Nos últimos anos, temos acompanhado com atenção o trabalho incansável das autoridades de segurança, especialmente do BEPE, no combate à violência e à promoção de um ambiente saudável para o espetáculo do futebol. A Raça Rubro-Negra reconhece a importância dessas ações e, em alinhamento com as diretrizes de segurança pública, tomou uma decisão significativa no que tange à sua estrutura organizacional interna, visando aprimorar ainda mais nossa contribuição para a paz nos estádios.
A decisão que comunicamos, com o apoio e respaldo da diretoria da Raça Rubro-Negra, é o fim definitivo da divisão por regiões dentro da torcida. A partir de agora, não haverá mais setores regionais operando de maneira independente. A Raça será conduzida de forma completamente centralizada sob a liderança de uma diretoria única, que será responsável por coordenar todas as ações a atividades da torcida, tanto nos jogos quanto fora deles.
Essa mudança estrutural tem por objetivo proporcionar maior controle e organização sobre os membros da torcida, facilitando a comunicação interna e externa, bem como o cumprimento rigoroso das normas de conduta em eventos esportivos. A centralização da gestão da Raça Rubro-Negra permitirá uma coordenação mais eficiente com os órgãos de segurança, citando conflitos internos e externos e ampliando nossa capacidade de atuar de forma preventiva junto aos nossos torcedores.
A Raça Rubro-Negra também reitera seu total e incondicional compromisso com a não violência. Temos implementado diversas iniciativas internas de conscientização sobre o papel do torcedor organizado como um promotor do espetáculo e da cultura esportiva, e essa reestruturação reforça nosso desejo de contribuir ativamente para um ambiente mais seguro e familiar nos estádios. Nossa postura é de total repúdio a qualquer tipo de violência, vandalismo ou ações que possam comprometer a integridade física e moral dos torcedores, seja dentro ou fora das arenas.
Estamos plenamente à disposição para colaborar com o BEPE, os demais órgãos de segurança pública em quaisquer ações conjuntas que visem fortalecer a segurança nos eventos esportivos Gostaríamos, inclusive, de nos colocar à disposição para a realização de reuniões, onde poderíamos discutir e alinhar de forma mais detalhada essa nova estrutura, bem como possíveis iniciativas que possamos desenvolver em parceria, sempre em prol da paz nos estádios.
Agradecemos pela atenção e pela parceria do longa data com o BEPE. Temos plena confiança de que, juntos, podemos continuar promovendo o verdadeiro espírito esportivo e garantindo a segurança de todos os envolvidos nos eventos futebolísticos”.
Bicampeonato da Libertadores do Flamengo completa cinco anos neste sábado (23) O dia 23 de…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Estádio deve custar quase R$ 2 bilhões e será inaugurado em novembro de 2029 A…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…