Gonzalo Plata acumula passagens pela Seleção do Equador, mas está punido por indisciplina
Um dos maiores clubes do mundo, o Flamengo disputa as principais competições do continente sul-americano. Como consequência, o jogador que se destaca usando rubro-negro normalmente é lembrado em convocações. Novo reforço do Mengão, Gonzalo Plata está afastado há meses da Seleção Equatoriana, por conta de uma punição. Entretanto, o jogador reconhece que boas atuações com o Manto Sagrado podem ajudá-lo a ser novamente requisitado pelo treinador Sebastián Beccacece.
— Nunca falei com ele (Sebastián Beccacece), nem com a comissão técnica do Equador atual. Sei que aqui será uma vitrine muito importante para voltar à seleção. Estou na melhor liga do continente, creio que vai me ajudar a voltar nos próximos jogos das eliminatórias -, afirmou, durante entrevista de apresentação, nesta segunda-feira (09).
ENTENDA PUNIÇÃO SOFRIDA POR PLATA
Em março, ao lado de Arboleda, do São Paulo, e Kendry Páez, Gonzalo Plata foi flagrado em uma boate em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Apesar de o trio ter argumentado que era um momento de folga, a festa rendeu críticas da Federação do Equador. Nas imagens divulgadas, os atletas aparecem dançando ao lado de mulheres e exibindo dinheiro.
Antes da confusão na boate nos Estados Unidos, Gonzalo Plata era titular absoluto do Equador. Na Copa do Mundo de 2022, por exemplo, o reforço do Flamengo atuou os 90 minutos nos três duelos na competição, contra Catar, Holanda e Senegal. Contudo, com apenas quatro pontos, a equipe acabou eliminada na primeira fase.
Posteriormente, Plata fez dois amistosos pela Seleção em 2023, contra Bolívia e Costa Rica, e atuou pelas Eliminatórias da Copa do Mundo diante da Argentina e do Uruguai. Por fim, após os duelos com Guatemala e Itália, em março desse ano, o ponta do Flamengo não recebeu novas oportunidades, afinal, justamente após o jogo com o time europeu, aconteceu a festa em Nova Iorque.
ESTREIA NO MARACANÃ
A primeira chance de Plata mostrar serviço com as cores do Flamengo pode acontecer em breve. A expectativa é que a primeira partida do equatoriano aconteça no próximo domingo (15).. Na ocasião, o Rubro-Negro encara o Vasco, pelo Brasileirão. Vale lembrar que o time carioca tem outro compromisso antes do clássico, diante do Bahia, pela Copa do Brasil. No entanto, o atacante não foi inscrito a tempo nas quartas do mata-mata nacional.