Flamengo terá que se superar e alcançar vitória histórica em Montevidéu na próxima quinta-feira (26)
Por: Mônica Alves e Pedro Paulo Catonho
Após perder por 1 a 0 para o Peñarol (URU), nessa quinta-feira (19), o Flamengo precisará se ‘reinventar’ para manter vivo o sonho do tetracampeonato da Libertadores. Isso porque, para se classificar às semifinais, o time rubro-negro terá que superar quatro tabus que o ‘assombram’ na competição continental.
SE CLASSIFICAR APÓS PERDER A 1ª PARTIDA EM CASA
Primeiramente, para se classificar às semifinais da Libertadores 2024, o Flamengo terá que vencer por dois ou mais gols de diferença o Peñarol, após perder por 1 a 0 no Maracanã. Ou seja, o feito representaria algo inédito para o Rubro-Negro na competição continental, uma vez o time carioca jamais se classificou após derrota no primeiro jogo como mandante.
- 2010 – Quartas de final
– Flamengo 2×3 Universidad de Chile (CHI) – Maracanã
– Universidad de Chile 1×2 Flamengo – Estádio Santa Laura
(Flamengo eliminado no antigo critério do gol fora de casa) - 2018 – Oitavas de final
– Flamengo 0x2 Cruzeiro – Maracanã
– Cruzeiro 0x1 Flamengo – Mineirão
(Flamengo eliminado no placar agregado – 2×1)
VENCER E FAZER GOLS NO PEÑAROL
Além de vencer fora de casa após perder como mandante, o Flamengo precisará superar dois incômodos tabus que envolvem o Peñarol. Isso porque, o time carioca têm cinco partidas diante do time uruguaio registradas na história da Libertadores. Ao todo, foram quatro vitórias da equipe aurinegra e um empate.
Além disso, precisando vencer por dois gols de diferença, o Flamengo carrega a sina de nunca ter marcado sequer um gol em jogos contra o Peñarol na Libertadores. Ou seja, o Rubro-Negro busca balançar as redes da equipe uruguaia pela primeira vez e, assim, alcançar a inédita vitória diante do time de Montevidéu.
VOLTAR A VENCER FORA DE CASA
O Flamengo não ganha fora de casa na Libertadores há dois anos. A última vitória do Rubro-Negro como visitante aconteceu no dia 31 de agosto de 2022, com a goleada de 4 a 0 sobre o Vélez Sarsfield (ARG), no Estádio José Almafitani, em Buenos Aires. Desde então, foram oito jogos como visitante, com cinco derrotas e três empates.
SEQUÊNCIA SEM VITÓRIAS FORA DE CASA NA LIBERTADORES
- Bolívar (BOL) 1 x 0 Flamengo – oitavas de final 2024
- Palestino (CHI) 1 x 0 Flamengo – fase de grupos de 2024
- Bolívar 2 x 1 Flamengo – fase de grupos de 2024
- Millionarios (COL) 1 x 1 Flamengo – fase de grupos de 2024
- Olimpia (PAR) 3 x 1 Flamengo – oitavas de 2023
- Racing (ARG) 1 x 1 Flamengo – fase de grupos de 2023
- Ñublense (CHI) 1 x 1 Flamengo – fase de grupos de 2023
- Aucas (EQU) 2 x 1 Flamengo – fase de grupos de 2023
JOGO DE VOLTA
Depois de perder por 1 a 0 no Maracanã para o Peñarol, não resta alternativa e os comandados de Tite terão de sair com a vitória no Estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu, na próxima quinta-feira (26). A bola rola às 19h (horário de Brasília), com transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube.
FOCO NO BRASILEIRÃO
Porém, o Flamengo ainda não pode focar no Peñarol. Isso porque, o time rubro-negro viaja para Porto Alegre, onde enfrenta o Grêmio no próximo domingo (22), pela 27ª rodada do Brasileirão, às 18h30 (horário de Brasília), também com transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube.
Tabus foram feitos para serem quebrados! Quem sabe, será desta vez?
Essa história de tabu é conversa fiada. Futebol é jogado.
Agora, com o futebol que esses caras têm apresentado, sim, é praticamente impossível reverter o resultado, assim como avançar na Copa do Brasil.
Então, vamos parar de firula e falar a realidade: os caras não estão jogando nada (salvo alguns poucos jogos). Sendo assim, não adianta inventar qualquer outra discussão (nem dizer que tem excelentes jogadores e blá blá blá).