Tite começou o jogo contra o Peñarol (URU) com Varela e Alex Sandro nas laterais. Os dois têm características mais defensivas que a dupla Wesley e Ayrton Lucas, concorrentes das posições. Ao ser perguntado sobre uma possível postura cautelosa pelos lados, o treinador do Flamengo disse estar tranquilo com as escolhas.
— Temos dois grandes jogadores na lateral esquerda. Assim como era com Viña, que alternava com Ayrton Lucas. Estou tranquilo com qualquer decisão que seja tomada pela qualidade dos dois. Alex Sandro é construtor, com liberdade maior para De La Cruz. Mas qualquer um dos dois vai dar uma resposta importante — explicou Tite, em coletiva pós-jogo no Maracanã.
Depois de começar com Varela e Alex Sandro, Tite mexeu na lateral direita no intervalo. Isso porque, o treinador tirou o uruguaio para colocar Wesley. Além disso, o treinador do Flamengo substituiu o recém-contratado da esquerda e pôs Ayrton Lucas em campo aos 16 minutos do segundo tempo.
Na contramão de Varela e Alex Sandro, Wesley e Ayrton Lucas têm características mais ofensivas. Desse modo, os dois que entraram durante o jogo contra o Peñarol buscam mais a linha de fundo para afunilar lances. Enquanto antes, no primeiro tempo, a dupla de laterais do Flamengo que começou como titular tem mais presença jogando por dentro das jogadas.
Agora, Tite precisa tomar novas decisões. Após derrota para o Peñarol na última quinta-feira (19), o Flamengo enfrenta o Grêmio às 18h30 (horário de Brasília) do domingo (22). Portanto, o treinador começa a montar a escalação do Rubro-Negro para a partida da 27ª rodada do Brasileirão. Com os quatro laterais à disposição, o Mengo vai em busca de seguir vivo na briga pela liderança da competição na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.