Octacampeão brasileiro, o Flamengo conquistou o tetra em 1987
O Brasil inteiro não tem dúvida de que o Flamengo é o campeão brasileiro de 1987, mas o Sport teima em se autointitular vencedor nacional daquele ano. Ao ser questionado sobre quem é de fato o merecedor do troféu, o jornalista Tino Marcos, que trabalhou na Globo por 35 anos, não teve dúvida.
— (O campeão é o) Flamengo. Flamengo total. Era a primeira divisão, as grandes marcas, os grandes times estavam ali. Teve uma ou outra injustiça na formação do negócio. O América-RJ (nota: foi quarto colocado do Brasileiro de 86, mas não disputou no mesmo módulo do Fla) foi colocado ali. Tudo muito truncado, haveria um cruzamento entre os dois primeiros de um módulo contra os dois primeiros do outro. E aí não aconteceu e tal… — disse Tino Marcos, em entrevista o ‘Lance!’.
— O equívoco foi esse, esse desenho que culminava isso. O Flamengo, tardiamente, viu que não fazia sentido. Hoje, estamos falando tantos anos depois, mas eu tenho certeza que até o torcedor mais jovem deve lembrar desses caras. Olha o time do Flamengo: Zé Carlos, Jorginho, Aldair, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton e Zico; Renato Gaúcho, Zinho e Bebeto. (Por que não jogou contra o Sport?) pois é, ia ganhar — acrescentou o jornalista.
CBF RECONHECEU TÍTULO DO FLAMENGO, MAS SPORT RECORREU À JUSTIÇA COMUM
Em 2011, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), especialista no esporte, reconheceu o Flamengo e o Sport como campeões brasileiros de 1987. Porém, insatisfeito com o resultado, o time pernambucano procurou a esfera ‘que não entende da modalidade’ para conquistar o direito de ser considerado o único vencedor daquele ano, na Justiça Comum.
A CONFUSÃO DE 87
Sem dinheiro para organizar o Campeonato Brasileiro, a CBF anunciou que não iria promover a competição em 1987. Então, o Clube dos 13, que reunia os 13 times com maiores torcida do país, convidou mais três clubes e montou a Copa União, com 16 equipes. Assim, a entidade conseguiu grandes patrocinadores e a competição estava obtendo sucesso de público nos estádios e audiência nas televisões.
Incomodada com o crescimento do Clube dos 13, a CBF mudou a postura e promoveu o campeonato sem os 16 principais times, chamado Módulo Amarelo. E a própria entidade denominou a Copa União como Módulo Verde. Porém, contra a decisão arbitrária da Confederação, os principais clubes do país recusaram a determinação imposta para que os dois campeões de cada lado se cruzassem em um quadrangular.
Portanto, Flamengo e Internacional não toparam o cruzamento com Sport e Guarani. Assim, pernambucanos e paulistas ganharam dos cariocas e gaúchos por WO e fizeram a final entre si, com o time de Recife sendo campeão. Já o Mengão levou a melhor no embate de ‘primeira divisão’, por 1 a 0, gol de Bebeto.
Globo lixo sempre esnobando o nordeste. Vcs são preconceituosos isso sim.
Esnobando onde? Eu vivi essa época, e aquele cruzamento não fazia o menor sentido. Cada coisa no seu lugar.
Pense (porque pensar não dói, né rs) então se hoje o campeão da série A tivesse que enfrentar o campeão da série B. Faz sentido isso?
Onde no mundo e na história do futebol algo assim existiu, a não ser na cabeça de um politiqueiro da cbf???
Bom dia!
Na vdd, na vdd, é simples assim; hj temos 1ª divisão série A e B
Antigamente existia um certo preconceito ou rejeição de denominação; e, por isso, chamaram de Módulo VERDE e Amarelo.
Retratando o que é hj 1ª e 2ª Divisão.
Forte abs,
Não existe nenhum preconceito nisso aí, qualquer time daquele módulo não iria jogar esse cruzamento imposto, isso foi decidido antes de saber quem seria os finalista dos módulos
Jesse, o assunto não é geo-político e nem o Tino Marcos desrespeitou o nordeste com suas palavras.
Qualquer pessoa de bom senso (termo que não gostou muito mas, aí cabe), entende que um campeonato de clubes da primeira divisão, não pode ser finalizado com uma disputa entre o campeão da primeira divisão e o campeão da segunda divisão. Isso é um absurdo. Algo que não nunca aconteceu em qualquer outra confederação nacional ou internacional. Foi um engodo para favorecer outros interesses que não incluía o futebol.
A questão ainda ficou mais acirrada porque o São Paulo, muito poderoso e com bastante influência na CBF, entrou na jogada, para se intitular o primeiro tricampeão brasileiro e ficar com a famosa taça das bolinhas.
O problema se torna ainda maior, na medida em que a CBF considerou as conquistas anteriores dos clubes (taça de prata, taça de ouro etc.) e, aí deve ter clube tricampeão antes de Flamengo e São Paulo. Isto tudo é o resultado de uma bagunça de uma instituição que tem 8 vice-presidentes, chamada CBF.
O mundo todo sabe que o campeão de 1987 é o Sport. O Flamengo aceitou o regulamento do brasileiro daquele ano mas na hora H borrou às calças e fugiu do Sport. Resultado: Sport campeão brasileiro de 1987. Não adianta a urubuzada reclamar pois a CBF já confirmou e a justiça tb. Chuuuuuuuuupa mulambada!
Nao adianta ser campeão de documento 😂 não jogou com ninguém grande 😀, campeão verdadeiro é o Flamengo que jogou com todos
Igual o são Caetano é campeão da copa João avelange,feita pelo Eurico Miranda pra da um título ao Vasco aliás o último né porque nem da segunda divisão consegui ser campeão,😂
Campeão no campo, na bola foi o Flamengo. Sport é o campeão no Judiciário. Fato!!
Aceita que dói menos, aceita as regras no início e depois fica com medo de ser desmoralizado, esse timinho como vcs chamam meteu 5 no próprio internacional no ano seguinte, isso esse ex profissional dessa globo lixo não fala, e vcs ainda abre a boca pra falar que não existe descriminação, veja a disparidade dos valores das cotas, são totalmente igualitária, pura arrogância e prepotência
O clube dos 13 afirma que fez acordo com a CBF aceitou o quadrangular final uma emissora de televisão rede Globo que sentou com os clubes sem critério esportivo colocar os clubes com maior expressão de torcedores para ter audiência total em seus jogos Guarani vice campeão brasileiro de 86 e outros clubes que tinha direito de participar da copa união foram barrados porque não tinham expressão de torcedores, colocou clubes rebaixado em 86 como bota fogo Coritiba Vasco foram rebaixado em 86 , os 13 afirma que assinou um documento e nesse documento que o sport recife se defende muda de presidente na CBF tenta dividir título com o sport, esse seu argumento e fraco pois se os clubes dos 13 afirmou problemas e do Flamengo, o módulo do Flamengo era mas difícil porque a midia. Quis audiência, acredito que em 88 a FIFA coloca sport e Guarani na libertadores mostrando que e o campeão brasileiro de 87
falou com propriedade e poucas palavras, sobre um assunto que até os flamenguistas não acreditam em um campeão que não jogou a libertadores. ser torcedor não pode ser ao acaso e sim ser responsável e criterioso em ter uma visão das coisas que acontecem ao nosso redor. infelizmente ou felizmente o campeão de 87 é o SPORT CLUBE RECIFE.
Todo mundo que tem um mínimo de consciência, sabe que o Flamengo é o campeão, mesmo não gostando do time.
O Sport é um time que nunca tinha ganhado nada além de estadual, por isso nunca vai aceitar que não foi campeão, que estava jogando um módulo com equipes fracas e nem tem comparação com o outro grupo. É a mesma situação de querer fazer uma semi final entre os 2 primeiros da série A, e os 2 da série B para ver quem é o verdadeiro campeão, sem lógica alguma.
A globo é um lixo sim, mas o que é verdade sempre Será verdade.
Aceita que dói menos
Apenas corrigindo o grande Tino, naquele time Leandro jogava com Edinho na zaga, e Aldair era banco.
(Uma pena que a molecada de hoje não faça a mínima ideia do que era um time com Leandro, Edinho e Aldair no banco. Aliás, é como o Tino disse: aquele time era uma seleção. E outra, naquela década em que fomos multicampeões, o cenário do futebol brasileiro era repleto de craques, futebol de alto nível. Quanto ao sport, com todo respeito, era e sempre foi um time regional de segunda divisão. Nada além disso.)
Bora conquistar o NONO TÍTULO DO CAMPEONATO BRASILEIRO NO CAMPO E NA BOLA, sem fax ou tapetão.
É a vergonha é esse Supremo Tribunal Federal, julgar um assunto exclusivo de parte esportiva, eles tem que cuidar das situações que são de grande importância para o povo,
Acho incrível a paixão que cega.
Queridos flamenguistas, todas as cortes do judiciário só deram ganho de causa ao Sport porque o Flamengo assinou o documento com os critérios do campeonato!!!
Não teve a humildade de reconhecer que cometeu esse erro e tentou em vão se auto declarar campeão. É típico da arrogância dos flamenguistas que esquecem de lembrar os anos em que quase cairam pra Série B ajudados por “coincidências” absurdas de erros estratégicos das arbitragens com o silêncio dos comentaristas esportivos da Globo que têm como Donos conselheiros vitalícios do Clube.
Esqueci de dizer que, ainda, faltam duas Cortes para recorrerem: A Liga da Justiça e a Corte Intergalática Jedi.
😆😆😆👏👏👏falou tudo, já que se denominam campeões, coloca mais uma estrela na camisa e toma a taça do São Paulo, povinho arrogante e prepotente
Se o time do Flamengo era tão bom assim, e realmente tinha grandes jogadores! Porque não veio jogar com o Sport? Iriam ganhar de 1000 a 0 né? Mas, como sempre a soberba dos times do sul e sudeste não deixou. Existe uma regra clara nos esportes em geral. Negou-se a participar, o concorrente e considerado campeão. Portanto… não é a toa que o Flamengo perde em todas as estâncias.
Bom dia, sem condições o campeão da série A,disputar o título de campeão brasileiro com um time da série B,aceitem que dói menos somos os campeões de 87 e ponto final.
A questão do campeonato brasileiro de 1987 é que foi assinado por TODOS os clubes, os 16 do módulo verde e os 16 do amarelo, no conselho arbitral daquele ano/competição, que o campeão sairia do cruzamento dos campeões e vices dos dois módulos. E ponto final! A questão é REGULAMENTO! LEI! E lei não se discute, se cumpre!!!
SPORT CLUB DO RECIFE único e legítimo campeão brasileiro de 1987
DE FATO E DE DIREITO !
O resto é choro de perdedor!
Gostaria de perguntar para todos vcs, quem é o campeão brasileiro?
Resposta: Ambos, Flamengo campeão Brasileiro da Primeira divisão é o Sport campeão brasileiro da Segunda divisão, simples assim, só os alienados torcedores do Sport pensam diferente.
Vocês querem ganhar no grito chora mais, já fizeram de tudo queria dividir até o título, 87 e do Sport.kkkkkk as viuvinha chorosas
Sport foi tão campeão que foi rebaixado em 86 kkkkkkkkkkkkkkkk Flamengo é o único campeão e sem Tapetão e sem precisar de Juiz que não entende de nada 👍🏿👍🏿 kkkkkkkkkkkkkkkk chora que dói menos
Quem fez essa bagunça foi o tardiamente finado Eurico Miranda, que foi sozinho numa reunião, se disse representante do clube dos 13 e fez essa lambança ( como TD que ele fazia) pra prejudicar o Flamengo.
Verdade. Esse deve estar no inferno com certeza. Ele era como esses torcedores de segundda divisão(nem sei o que é isso) que invejam o Mengão
Flamengo é campeã sa Série A naquele ano, o Sport da Série B, simples assim.
O Flamengo é o campeão de fato e de direito, o resto que se exploda!
Vão procurar o que fazer, ao invés de ficarem se vitimando com essa estória de preconceito com os nordestinos.
A maioria dos times do sul e sudeste, teem milhões de torcedores espalhados por todo o norte e nordeste e com especialidade o Flamengo. Então o que tem ser feito, são os clubes do norte e nordeste se estruturarem mais, se organizarem e se fortalecerem. O resto é choro.
Como não ter preconceito com um povo que mantem o PT reinando eternamente em seus respectivos Estados? Isso não é ser jumento?
O time do sport era tão bom que voltou a ser campeão, DA SERIE B, em 1990. Depois disso, só ganhou a Copa do Brasil em 2008. Fala sério, tem como comparar?…o Sport é o campeão do tapetão de 1987.
O Sport- PE foi beneficiado pela bagunça da CBF, pois caiu em 86, o campeão mesmo é o Flamengo, pq os melhores times estavam lá
Soma a essa maluquice da CBF, o fato do Sport Recife ter sido rebaixado no Campeonato Brasileiro de 1986. Como poderia ser campeão da seria A em 1987?
O Flamengo é o campeão de fato e de direito, o resto que se exploda!
Vão procurar o que fazer, ao invés de ficarem se vitimando com essa estória de preconceito com os nordestinos.
A maioria dos times do sul e sudeste, teem milhões de torcedores espalhados por todo o norte e nordeste e com especialidade o Flamengo. Então o que tem ser feito, são os clubes do norte e nordeste se estruturarem mais, se organizarem e se fortalecerem. O resto é choro.
Tinha um deputado federal vice-presidente da CBF que deu um golpe de estado na CDF: Habi Nabi Chedid. Queria fazer um campeonato com 32 clubes. O pessoal da Copa União, o Clube dos 13, não topou, porque era tudo politicagem do mais baixo nível e os jogos da Copa União já tinham iniciado com duas ou três rodadas. O Sr. Nabi Chedid quis retomar o poder da CBF, de olho no dinheiro do patrocinador que não quis patrocinar o campeonato brasileiro. Aí inventou modo Verde, Copa União e modo Amarelo, que tinha mais times medios- pequenos de São Paulo. Tudo de olho na política. Hoje seria times da Série A, módulo Verde e times da Série B, módulo Amarelo. E deu m. porque já imaginaram um quadrangular da Série A contra Série B? Vivi isso completamente. O deboche contra o deputado golpista era enorme. Parecido com hoje. Só Verde e Amarelo e a torcida nem torce mais pela Seleção. Entenderam?
Manda tino Marcos ganhar na mega sena da virada.
Aí ele compra a CBF e entrega o título de campeão do campeonato brasileiro de 1987 ao Flamengo -RJ.
Esses jornalistas da rede Globo são todos manipulados pelo o Flamengo -RJ.
Quem foi campeão brasileiro de 1987 foi o Sport-PE.
Quem manda o Flamengo -RJ. e o Internacional -RS. não irem jogarem contra o Guaraní -SP. e o Sport-PE.
O certo seria consagrar tanto Sport quanto o Flamengo como os verdadeiros campeões daquele ano. Já houve casos parecidos com o Palmeiras, por exemplo. Por que não fazer o mesmo?
Xport não existe!! Mengão campeão de 1987. O resto é palhaçada.
É simples se sou torcedor do Sport não aceitaria esse título e exigiria do presidente renunciar a esse título. Sou um torcedor realista, comemorar um título desses é assinar um título feio, tiraria da minha taça de troféus.
Na verdade o Flamengo propos jogar contra o Sport,mas o clube dos 13 não aceitou
Não achei que o Repórter da Globo foi preconceituoso com os nordestino, mas achei que cabia a ele fazer um estudo mais detalhado do caso. Falar levianamente ou tomando.partido do Flamengo.
O SPORT CLUB do RECIFE é o legítimo e único campeão de 1987. O.Flamengo pode falar se gabar que é Campeoa da Copa União…. parabéns…
Como pode ser chamado de primeira divisão (módulo verde) e segunda divisão (módulo amarelo) no campeonato de 1987. Ora o vice de 1986 joga a segunda do ano seguinte, pois para quem não leu e não pesquisou, o Guarani era o Vice daquele ano (1986). E muitos dos grandes clubes tinham sido rebaixados em 1986 e estavam jogando na primeira divisão de 1987.
A verdade é que a CBF resolveu no segundo tempo que iria fazer o campeonato brasileiro, e para isso criou-se os módulos que deveriam se cruzar depois, inclusive com o de acordo do Sr. EURICO Miranda, representante do clube dos 13.
Depois os times do módulo verde, Flamengo e Internacional, decidiram por conta própria que não iriam jogar o quadrangular final.
O futebol é o esporte mais amado do mundo pelas incertezas em campo. Afirmar que o SPORT perderia para o time do Flamengo/ internacional também é não conhecer do futebol. Achar que o futebol só existe no eixo Sul-Sudeste. No ano seguinte o Flamengo com quase todos jogadores de 87 só ganhou do SPORT , em pleno Maracanã com apenas 1 gols de diferença. Cadê a dirá superioridade.
E empatou com Internacional em Pleno Beira-Rio em 3 X 3.
O Brasil só conhece mais o time do Flamengo pelo fato de que nos anos 1970/80/90 em grande parte do interior do Nordeste só passava os jogos do campeonato Carioca e Paulista.
Sendo assim, o único é verdadeiro campeão do Brasil de 1987 e o SPORT do Recife.
E seus titulares eram:
Flavio, Betao, estevam, Marco Antonio, Zé Carlos Macaé, Rogério, Zico, ribamar, Robert indo, Nando e Neco. Tec. Jair pircene.
Os que defendem k sport me digam sem olhar na Internet ternet quais foram os clubes que k sport enfrentou?
Não sabem? Com certeza não, pois era uma segunda divisão, sem crédito, mídia e nada. No campo e enfrentando os clubes dos que teimam em dizer o contrário, o campeão foi o Flamengo, ah e pra tembrar o time que estava voando nesse ano e era considerado favorito era k Atlético mineiro
A globo não tem que declarar nada não até pq não tem Moral pra isso
Uma emissora como essa corrupta
Se até Eurico Miranda eterno adversário do flamengo ,disse que o Flamengo e o verdadeiro campeão,quem vai dizer outra coisa.
A GLOBO TE FAZ DE BOBO”! kkkkkk
Flamengo quis jogar contra o Sport,o clube dos 13 não deixou
Leao da ilha (CAMPEÃO) Sport club do recife.
Leiam o regulamento. Quem decide quem é o verdadeiro campeão de um campeonato é o regulamento. Assinado antes mesmo de começar o campeonato o regulamento É A LEI DO CAMPEONATO.
Os times do módulo verde talvez já fossem os de maiores torcidas na época, porém não eram exatamente as melhores equipes. Bangu, América-RJ, guarani eram equipes de muitíssima relevância.
O argumento de que o módulo verde era uma espécie de série A é facilmente refutavel. Guarani vice de 86 não estava? Sério que o Santa Cruz estava na elite? O Vasco havia caído em 86. Então não tem essa de elite. Os dois grupos foram um “embolado”, com equipes escolhidas sem critérios técnicos, foram escolhidos por lobby, no caso do módulo verde e os demais foram convocados para jogar o torneio organizado pela CBF, módulo amarelo.
Logo, um acordo foi firmado entre o clube dos 13 e a CBF, surgindo aí o regulamento final da competição, onde haveria o cruzamento, campeão e vice do verde e campeão e vice do amarelo, assim, legitimando o verdadeiro campeão do Brasil!!! Como todos os clubes aceitaram e assinaram o campeonato teve prosseguimento.
Quando da fase de cruzamento, as equipes do módulo verde resolveram se autointitular campeão e vice do brasil e decidiram não jogar.
Sport e Guarani cumpriram o regulamento e esperaram flamengo e internacional que se recusaram a jogar DESCUMPRINDO O REGULAMENTO.
A taça está em RECIFE, NA ILHA DO RETIRO.
VEM BUSCAR!!! A vaga na libertadores foi para o Sport!!! O flamengo de zico brochou.
Hoje, o clube de regatas flamengo DESCUMPRE ORDEM JUDICIAL e se autointitula campeão usando uma TAÇA DE ISOPOR.
Aceitem, o Sport é o único e verdadeiro campeão de 87.
Em 2011, a CBF, para agradar o flamengo, resolveu que o Sport deveria dividir seu título com o time do Rio de Janeiro, porém o clube pernambucano não concordou com isso, pois o regulamento lhe deu direito ao título de forma única e exclusiva, portanto, quando um órgão como a CBF resolve agir de forma parcial, sobra apenas buscar a justiça comum. Dessa forma, a justiça estudou TODO O REGULAMENTO e constatou que só existe um… SPORT CLUBE DO RECIFE ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987.
Mano entenda a questão, A Copa União foi organizado pelos clubes dos 13 e não pela CBF. A CBF estava falida mas vendo o sucesso da copa União decidiu criar uma liga em paralelo. A CBF então decidiu criar um regulamento assinado por Eurico Miranda, mas que não foi aceito pelo clubes do clube dos 13.
Irmão você não quer entender, o Eurico era o representante do clube dos 13. Num primeiro momento a CBF não tinha verba para dar início ao campeonato, mas depois sim, então criou uma competição em paralelo. O CAMPEÃO DA CBF PODERIA SER FACILMENTE O CAMPEÃO DO MÓDULO AMARELO, porém foi feito um acordo entre está instituição e o clube dos 13, para legitimar um único campeão, por isso todo os clubes concordaram. A pessoa do Eurico assinou como representante de todos os demais clubes. Você não querer aceitar é um problema seu, mas a taça está em recife, a vaga da libertadores foi do sport, o STF já homologou o que de fato de direito sempre pertenceu ao clube pernambucano.
Foi uma vergonha um clube que se diz tão bom não enfrentar um clube nordestino, cumprindo um regulamento. Fica com tua taça de ISOPOR e grita para todos que é campeão sem ser…. uma mentira falada mil vezes vira verdade(talvez para ganhar muito dinheiro ou para não perder muito dinheiro). É por isso que esse mídia do eixo mente para vocês.
Meu 0v0,campeão de 87 é o SPORT RECIFE,quem disputou a libertadores foi quem de 88?
O flamengo foi campeão mundial com ajuda dos juizes Havelange e globo,absurdo.
Infelizmente o Tino Marcos está errado, o Sport foi reconhecido sim, como legítimo campeão brasileiro. Os grandes clubes na época se achavam dono do futebol ⚽️ Ok
Chora, chora, chora. Kkkkkk, o choro é livre.
87 É NOSSO! PST 🤫🇩🇪
Kkkkkkkkkkkkk, chora Urubuzada, outra vez só no cheirinho o Sport clube Recife todo ano é campeão brasileiro de 1987, pois todo ano perdem na justiça.
Pra esse bando de idiotas tudo é preconceito, racismo, homofóbico e outras babaquices.
Vitimismo é atitude de gente fraca!
Quanto ao campeão…é claro que são os 2 times, Flamengo no módulo verde e Sport no módulo amarelo.
Para início de conversa, só ouvi campeonato naquele ano por causa da iniciativa do clube dos treze, foram eles que conseguiram os patrocinadores e tudo mais, a CBF estava falida e sem condições de realizar nada. Considero as duas equipes campeãs, porque disputaram torneios distintos e com equipes distintas.
EU VIVI ESSA ÉPOCA E A CBF MUDOU O REGULAMENTO DEPOIS DE O CAMPEONATO TER COMEÇADO, E NÃO SERIA SÓ O FLAMENGO E O INTER QUE NÃO JOGARIA, TODOS OS 16 QUE DISPUTARAM ASSUMIRAM O ACORDO DE NÃO JOGAR POIS NÃO ERA JUSTO, HJ EM DIA MUITOS CLUBES NÃO ASSUMEM, SÓ INTER FEZ , PARABÉNS AOS GAUCHOS, QUE MOSTRARAM TER PALAVRA, ONTEM E HJ
Esse comentário foi o mais vedadeiro que li, parabéns. Tb vivi naquele época e lembro muito bem do que vc disse.
Quem jogou a libertadores do ano seguinte( 1988)? Se a FIFA reconheceu acabou a discussão. O Guarani foi vice campeão brasileiro do ano anterior e aquele Sport era uma máquina. Flamengo e internacional amarelaram e apelaram pra o tapetão. Se deram mal kkkkk
MAQUINA kkkkkkkkkkkkkkkk..esta de sacanagem…nem participou do modulo que tinha só time grande…politica é PHODA…agora ele esta onde é o lugar dele..kkkkkkkkkkk..2º divisão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkk a torcida da carniça ainda tá chorando isso faz parte do passado até quando vcs vão chorar sport campeão de fato e direito quem tá ligando pra esse tal de tino marcos
Está polêmica vai continuar por todo o tempo. Is culpados de tudo isto é a CBF, uma instituição repleta de dirigentes incompetentes e de politiqueiros pois a própria se declarou no final de 1986, falida e sem condições de organizar o brasileiro de 1987. Então foi criado o clube dos 13 incluindo mais três clubes. Que a partir criaram o regulamento para o campeonato brasileiro denominado copa união. A copa união começou a fazer sucesso e rendimentos com os estádios lotados sempre. A Famigerada CBF e os interesseiros pessoais criaram o regulamento da segunda divisão e depois vieram com está ideia ridícula e absurda de que fizeram regulamento com cruzamento de primeira divisão com segunda divisão visando o lado financeiro que a segunda divisão não tinha capacidade de lotar estádios. Claro que não foram aceitos os argumentos da CBF pelos clubes da seria A. Os dois clubes campeões e vice da primeira divisão o flamengo e o internacional são os legítimos campeões e vice de 1087. Sport recife e guarani campeões e vice da segunda divisão. Estes fatos estão e foram comprovados por todos e o flamengo campeão de 1987 legitimamente no campo de futebol enquanto o sport foi par o tapetão. O sport e o flamengo não tiveram culpa alguma pela bagunça, desorganização e incompetência de uma instituição infelizmente declarada publicamente falida em 1986 e que queriam tirar vantagens pessoais. É só procurarem retificar os regulamentos das duas divisões criados antes de começar os dois campeonatos. E como já foi dito em lugar nenhum do mundo nunca houve e nem haverá cruzamentos de primeira divisão com segunda divisão. Ainda os fatos estão aí pra comprovarem a bagunça desta CBF, dando títulos de torneios para vários clubes como campeões nacionais no Brasil, na minha opinião os clubes que aceitaram estas coisas tem ter vergonha pois estão manchando suas próprias raízes no futebol e suas glórias conquistadas dentro do futebol. Infelizmente os interesses pessoais acabam prevalecendo. Mas todo torcedor consciente sabe quais campeonatos oficiais seus times conquistaram.
O Sport deveria usar as cores verde, branco e grená.
Times de segunda e terceira divisão, ter que recorrer a justiça comum para conseguir títulos! 🤬 Vergonha!
SELEFLA FOI CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 NO CAMPO COM A BASE DA SELEÇÃO BRASILEIRA TETRA CAMPEÃ MUNDIAL EM 1994( ALDAIR (BANCO), LEONARDO, JORGINHO,ZINHO E BEBETO ,O TIME TITULAR SÓ AILTON NÃO VESTIU A CAMISA DA SELEÇÃO.ATE HOJE SÓ A JUSTIÇA E OS TORCEDORES DO SPORT,QUE ESTÁ NA SERIE B,CONSIDERAM O SPORT CAMPEÃO E OS OUTROS TORCEDORES DE TODOS OS TIMES DO MUNDO, JOGADORES, MÍDIA, IMPRENSA,JOGADORES E EX JOGADORES SABEM E CONSIDERAM O FLAMENGO CAMPEÃO.ENTRE SER CAMPEÃO NO TAPETÃO E NO WO E SER CAMPEÃO JOGANDO E DANDO SHOW PREFIRO A SEGUNDA OPÇÃO.VIVA O FUTEBOL,FORA O TAPETÃO!!!
O golpe tá aí…cai quem quer! A história verdadeira é q o Flamengo é quem quer ganhar no grito de já ganhei! Na hora de botar as estrelas em campo q era o certo a ser feito, correram tudo com o rabinho entre as pernas,
Tino marcos, não passa de um babão safado,foi expulso da grobo.
É inútil essa discussão. Mas para ajudar em um pensamento, nos respondam só uma coisinha aí: Quantas vezes algum jornal, seja escrito ou televisivo, registrou o sport como campeão da série A? Inclusive, em qual série o time de Recife está disputando nesse exato ano? Agora se está jogando na série que não é a A, onde está o preconceito?
Sou Flamengo como vcs podem ver mas a briga é que o campeonato do Clube dos 13 já havia começado, com regulamento próprio. Após o início do campeonato a CBF organizou o módulo amarelo e veio com a história do cruzamento. O clube dos 13 não aceitou mas um advogado corrupto que alguns anos mais tarde foi presidente do Vasco da Gama foi escolhido para ser o representante do Clube dos 13 em uma reunião com a CBF e contrariando o Clube do 13, aceitou o cruzamento. Deu no que deu. Em nenhum lugar do mundo, o campeão da primeira divisão disputa um título com o campeão da segunda divisão. O Sport na época tinha um ótimo time, talvez até, realmente, ganhasse do Flamengo mas, o regulamento do Clube dos 13 não previa isso. O mais feio foi o São Paulo. Seu presidente, Fabio koff, não sei se é assim que se escreve, era o presidente do Clube dos 13 em 1987 e depois fez o São Paulo, tricampeão passar por esse papelão contra o Flamengo, 5 vezes campeão alternado. Qualquer um, time de de todo o Brasil, poderia estar nessa queria, não é por ser o Sp viort, clube do nordeste. Eu amo meu país. Todas as regiões. É soyuma questão de regulamento. SRN.
Dino Marcos fala que é o Flamengo porque ele é flamenguista não vale ele tem mais que se colocar e saber que quem é considerado é o Sport
Pois o Flamengo em 87 disputou o grupo de elite um campeonato a parte fora da CBF
Ele tem mais é que se mancar como um torcedor do Flamengo e aceitar o Sport
Um argumento ridículo que cai por terra dos flamerdistas é dizer que nunca houve cruzamento na História do Futebol Brasileiro. Houve pelo menos duas vezes depois disso. O Vitória da Bahia foi vice campeão em 1993 com cruzamento. Idem o São Caetano em 2000 contra o Vasco, e ninguém recoamou, todo mundo jogou. Nada surpreende, argumentos contra a Lei, vindos de gente do Rio, ânus do mundo. O único lugar do mundo onde até transplante vem com órgão infectado de HIV. Coisas inacreditáveis só acontecem no Rio. Flamídia é uma instituição criminosa.
Quem disputou a libertadores de 88?
A época quem assinou pelo clube dos 13 foi o lendário Eurico Miranda, sem a permissão dos clubes do módulo Verde. Todos os dirigentes foram unânimes de que não haveriam cruzamento. Outra questão que não podemos esquecer, a ida do sport e guarani a libertadores, é uma medida cautelar na Fifa, de que campeonatos devem ser promovidos por uma confederação oficial do país, e claro a CBF tinha a permissão. Claramente o módulo amarelo foi organizado pela CBF, por receio de punição e até do Brasil fora da copa do Mundo. Devido ao imbróglio causado pela CBF, os 2 deveriam ser considerados campeões.
Se fosse em um país sério, essa discussão jamais existiria.
Sport e Guarani combinaram o resultado de seu jogo. Pararam as penalidades pois estavam estressados com muitas cobranças. Combinar resultados é passível de punição no futebol, mesmo que o árbitro e dirigentes tenham acordado isso.
Vocês de fato acham que o Mengo iria enfrentar o campeão e vice da segunda divisão?
Mengo é o campeão no campo. Sport é o campeão nos tribunais.
A verdade é que nosso futebol só vai melhorar depois que criaram uma liga independente.
SRN
Esse povo fala demais , o Campeão Brasileiro da série A É o Flamengo (PONTO). O Campeão Brasileiro da B É o Sport (ponto final).
Quem acha diferente, que volte no tempo e vá refazer o Regulamento do Clube dos Treze, que era o que estava em vigor e não o da CBF que quiz que Campeão da 1ª. Divisão jogasse contra o Campeão da 2ª. Divisão, sem cabimento, com o único propósito de escarnecer o Campeonato que eles não quiseram bancar, quando viram que estava dando certo, com público nas arquibancadas e nas telas de televisões, aí se prontificaram a fazer o que já estava feito. Querem ser campeões joguem bola, disputem a primeira divisão e consigam vencer os times desta elite.
Caso contrário vão se catar.
Tino Marcos nunca teve integridade como jornalista. Usou o diploma como papel higiênico. Não tem vergonha em omitir os fatos e manipular a informação. O título do Sport foi questionado pelo Flamengo e levado ao STF 4 vezes, com os mais variados argumentos. Perdeu todos. Teve juiz do STF que chegou a dizer, durante o julgamento, que era flamenguista, contudo, à luz dos documentos apresentados nos autos, não era possível mudar a decisão favorável ao Sport. É compreensível a choradeira dos torcedores do Flamengo. O que não é aceitável é ex-jornalista se portar como promotor de clube. Sabe-se lá a que preço. A propósito, não sou torcedor do Sport.
Tino Marcos é um entre vários torcedores do Flamengo na mídia do RJ. Desonesto, omisso e manipulador de informações.
STF já transitado e julgado pró SPORT… aceita que dói menos….kkkk
Quem está esnobando, o flamengo é o legítimo campeão Brasileiro de 87 me digam quais foram os times q jogaram com o sport naquele ano ABC ,treze ,asa, pelo amor de Deus sem sentido !!!
A Globo e o fundo do Brasil em matéria de informação queria uo não quer o leão e o campeão na cara e na raça engole Globo tu não sabe ler
Só sei que o Campeão dos Campeões é o BAHIA!
O mundo todo nem conhece o tal sport ! Kkkkkkk
O mundo todo sabe que o Flamengo é o único campeão brasileiro de 87, desde 87, em campo….
Poderia explicar tudo que aconteceu, mas na matéria é nos comentários está bem explicado.
Flamengo é o único campeão brasileiro de 87, desde 87.
O povo, próximo da linha do equador acostumado a farinha d’água e carne de sol, acha que o jerimum com jabá decidido na JC faz do Sport Club Recife detentor de algum título brasileiro, só porque Nabi decidiu. Ah, coitados!
me expliquem então porquê o vasco foi rebaixado em 86 e disputou o grupo verde em 87? e o Guarani foi vice campeão brasileiro em 86 e disputou o modulo amarelo em 87?o choro é livre e a taça das bolinhas está na ilha do retiro
Esse Tinoglobo puxa-saco. Campeão é o Sport Recife. A carniça não entrou em campo, portanto, não ganhou nada.
Como o Vice campeão de 1986 que foi assaltado na oportunidade peloARAGATO (Guarani) jogou a série b em 1987? Falam q o sport foi rebaixado em 86, mas botafogo e coritiba tbm foram rebaixados em 86, o q estavam fazendo no tal modolo verde? Campeonato tapetense organizado por tapetenses, eurico miranda assinou o cruzamento, deram w.o, e a decisão foi Guarani x Sport, e o Sport foi o campeão, tem que ser muito mal caráter ou desinformado pra falar q o flamengo é o campeão de 1987.
O módulo amarelo não era série B. Alguns clubes de nível A estavam ali, e da mesma forma clubes rebaixados estavam no módulo Verde. O Clube dos 13 não quis cumprir o regulamento que haviam assinado. O Sport é o único e legítimo campeão.
Fato é q o sport não tem nada haver com a bagunça q fizeram e ele, o Sport Clube do Recife, entrou em campo e aguardou o time de estrelas do Flamengo entrar em campo tbm e ganhar a taça conquistada dentro das quatro linhas de acordo com o regulamento imposto pelas estrelas kkkk agora o choro é livre e a taça é do Sport por justa causa, conquistada dentro e fora do campo e fim de papo kkkk independente de região e de time, poderia ser o Ibis o campeã pq o flamengo perdeu pra ele mesmo quando se negou a jogar a regra deles mesmos (do clubinho dos 13)! Agora chora pq o choro é livre
Caro TODEs!
É natural que com o tempo a história seja deturpada e vá se moldando aos interesses daqueles que detém maiores poderes mididiáticos dentre outros.
Não existiu o “como se fosse” série A ou B, como alguns comentários aqui sugerem, movidos pelo misto de paixão, ignorância e completo desconhecimento da realidade da época.
O fato concreto absoluto é que o Flamengo e o Internacional, findado os campeonatos dos respectivos módulos, correram da disputa contra o Sport e Guarani, achando que se imporiam por serem os “mauorais”.
Prevaleceu a justiça em todos seus aspectos.
Não essa de geopolítica, que nem sei se o douto comentarista sabe o seu significado, e mais, quanto ao Tino Marcos, quem é ele para na “fila do pão” para se arvorar como o sabedor, o oraclo do conhecimento? Bá, mas um inconformado querendo fazer média com os grandes do sul.
Sport, Campeão de 1987. Nos campos futebolístico, da moralidade e da justiça. Aceitem que é mais fácil!
Gostaria que o Flamengo mostrasse a taça de 1987, não pode porque ela está na Sala de Troféu da Ilha do Retiro, se o Flamengo foi campeão porque o Sport disputou a Libertadores…kkkkkkkkk…aceita que dói menos, 37 anos e ainda não aceitaram…mais de 30 anos perdendo…e não cansaram….
Tem gente que não aprende…kkkkk
Campeão de Série A não disputa torneiozinho com campeão de Série B.
Quê maluquice achar que o Sport foi campeão Brasileiro alguma vez na história… o futebol jogado no campo deu o título de 87 aos Urubus e ponto final! A competição não previa um cruzamento com o módulo amarelo de início – isso aí foi coisa do Eurico (presidente do clube dos 13). E olha que eu sou Tricolor-RJ – não tenho motivos pra ficar do lado deles nessa!