O Brasil inteiro não tem dúvida de que o Flamengo é o campeão brasileiro de 1987, mas o Sport teima em se autointitular vencedor nacional daquele ano. Ao ser questionado sobre quem é de fato o merecedor do troféu, o jornalista Tino Marcos, que trabalhou na Globo por 35 anos, não teve dúvida.
— (O campeão é o) Flamengo. Flamengo total. Era a primeira divisão, as grandes marcas, os grandes times estavam ali. Teve uma ou outra injustiça na formação do negócio. O América-RJ (nota: foi quarto colocado do Brasileiro de 86, mas não disputou no mesmo módulo do Fla) foi colocado ali. Tudo muito truncado, haveria um cruzamento entre os dois primeiros de um módulo contra os dois primeiros do outro. E aí não aconteceu e tal… — disse Tino Marcos, em entrevista o ‘Lance!’.
— O equívoco foi esse, esse desenho que culminava isso. O Flamengo, tardiamente, viu que não fazia sentido. Hoje, estamos falando tantos anos depois, mas eu tenho certeza que até o torcedor mais jovem deve lembrar desses caras. Olha o time do Flamengo: Zé Carlos, Jorginho, Aldair, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton e Zico; Renato Gaúcho, Zinho e Bebeto. (Por que não jogou contra o Sport?) pois é, ia ganhar — acrescentou o jornalista.
Em 2011, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), especialista no esporte, reconheceu o Flamengo e o Sport como campeões brasileiros de 1987. Porém, insatisfeito com o resultado, o time pernambucano procurou a esfera ‘que não entende da modalidade’ para conquistar o direito de ser considerado o único vencedor daquele ano, na Justiça Comum.
Sem dinheiro para organizar o Campeonato Brasileiro, a CBF anunciou que não iria promover a competição em 1987. Então, o Clube dos 13, que reunia os 13 times com maiores torcida do país, convidou mais três clubes e montou a Copa União, com 16 equipes. Assim, a entidade conseguiu grandes patrocinadores e a competição estava obtendo sucesso de público nos estádios e audiência nas televisões.
Incomodada com o crescimento do Clube dos 13, a CBF mudou a postura e promoveu o campeonato sem os 16 principais times, chamado Módulo Amarelo. E a própria entidade denominou a Copa União como Módulo Verde. Porém, contra a decisão arbitrária da Confederação, os principais clubes do país recusaram a determinação imposta para que os dois campeões de cada lado se cruzassem em um quadrangular.
Portanto, Flamengo e Internacional não toparam o cruzamento com Sport e Guarani. Assim, pernambucanos e paulistas ganharam dos cariocas e gaúchos por WO e fizeram a final entre si, com o time de Recife sendo campeão. Já o Mengão levou a melhor no embate de ‘primeira divisão’, por 1 a 0, gol de Bebeto.
Ver comentários
Globo lixo sempre esnobando o nordeste. Vcs são preconceituosos isso sim.
Esnobando onde? Eu vivi essa época, e aquele cruzamento não fazia o menor sentido. Cada coisa no seu lugar.
Pense (porque pensar não dói, né rs) então se hoje o campeão da série A tivesse que enfrentar o campeão da série B. Faz sentido isso?
Onde no mundo e na história do futebol algo assim existiu, a não ser na cabeça de um politiqueiro da cbf???
Bom dia!
Na vdd, na vdd, é simples assim; hj temos 1ª divisão série A e B
Antigamente existia um certo preconceito ou rejeição de denominação; e, por isso, chamaram de Módulo VERDE e Amarelo.
Retratando o que é hj 1ª e 2ª Divisão.
Forte abs,
Não existe nenhum preconceito nisso aí, qualquer time daquele módulo não iria jogar esse cruzamento imposto, isso foi decidido antes de saber quem seria os finalista dos módulos
Jesse, o assunto não é geo-político e nem o Tino Marcos desrespeitou o nordeste com suas palavras.
Qualquer pessoa de bom senso (termo que não gostou muito mas, aí cabe), entende que um campeonato de clubes da primeira divisão, não pode ser finalizado com uma disputa entre o campeão da primeira divisão e o campeão da segunda divisão. Isso é um absurdo. Algo que não nunca aconteceu em qualquer outra confederação nacional ou internacional. Foi um engodo para favorecer outros interesses que não incluía o futebol.
A questão ainda ficou mais acirrada porque o São Paulo, muito poderoso e com bastante influência na CBF, entrou na jogada, para se intitular o primeiro tricampeão brasileiro e ficar com a famosa taça das bolinhas.
O problema se torna ainda maior, na medida em que a CBF considerou as conquistas anteriores dos clubes (taça de prata, taça de ouro etc.) e, aí deve ter clube tricampeão antes de Flamengo e São Paulo. Isto tudo é o resultado de uma bagunça de uma instituição que tem 8 vice-presidentes, chamada CBF.
O mundo todo sabe que o campeão de 1987 é o Sport. O Flamengo aceitou o regulamento do brasileiro daquele ano mas na hora H borrou às calças e fugiu do Sport. Resultado: Sport campeão brasileiro de 1987. Não adianta a urubuzada reclamar pois a CBF já confirmou e a justiça tb. Chuuuuuuuuupa mulambada!
Nao adianta ser campeão de documento 😂 não jogou com ninguém grande 😀, campeão verdadeiro é o Flamengo que jogou com todos
Igual o são Caetano é campeão da copa João avelange,feita pelo Eurico Miranda pra da um título ao Vasco aliás o último né porque nem da segunda divisão consegui ser campeão,😂
Campeão no campo, na bola foi o Flamengo. Sport é o campeão no Judiciário. Fato!!
Aceita que dói menos, aceita as regras no início e depois fica com medo de ser desmoralizado, esse timinho como vcs chamam meteu 5 no próprio internacional no ano seguinte, isso esse ex profissional dessa globo lixo não fala, e vcs ainda abre a boca pra falar que não existe descriminação, veja a disparidade dos valores das cotas, são totalmente igualitária, pura arrogância e prepotência
O clube dos 13 afirma que fez acordo com a CBF aceitou o quadrangular final uma emissora de televisão rede Globo que sentou com os clubes sem critério esportivo colocar os clubes com maior expressão de torcedores para ter audiência total em seus jogos Guarani vice campeão brasileiro de 86 e outros clubes que tinha direito de participar da copa união foram barrados porque não tinham expressão de torcedores, colocou clubes rebaixado em 86 como bota fogo Coritiba Vasco foram rebaixado em 86 , os 13 afirma que assinou um documento e nesse documento que o sport recife se defende muda de presidente na CBF tenta dividir título com o sport, esse seu argumento e fraco pois se os clubes dos 13 afirmou problemas e do Flamengo, o módulo do Flamengo era mas difícil porque a midia. Quis audiência, acredito que em 88 a FIFA coloca sport e Guarani na libertadores mostrando que e o campeão brasileiro de 87
falou com propriedade e poucas palavras, sobre um assunto que até os flamenguistas não acreditam em um campeão que não jogou a libertadores. ser torcedor não pode ser ao acaso e sim ser responsável e criterioso em ter uma visão das coisas que acontecem ao nosso redor. infelizmente ou felizmente o campeão de 87 é o SPORT CLUBE RECIFE.
Todo mundo que tem um mínimo de consciência, sabe que o Flamengo é o campeão, mesmo não gostando do time.
O Sport é um time que nunca tinha ganhado nada além de estadual, por isso nunca vai aceitar que não foi campeão, que estava jogando um módulo com equipes fracas e nem tem comparação com o outro grupo. É a mesma situação de querer fazer uma semi final entre os 2 primeiros da série A, e os 2 da série B para ver quem é o verdadeiro campeão, sem lógica alguma.
A globo é um lixo sim, mas o que é verdade sempre Será verdade.
Aceita que dói menos
Apenas corrigindo o grande Tino, naquele time Leandro jogava com Edinho na zaga, e Aldair era banco.
(Uma pena que a molecada de hoje não faça a mínima ideia do que era um time com Leandro, Edinho e Aldair no banco. Aliás, é como o Tino disse: aquele time era uma seleção. E outra, naquela década em que fomos multicampeões, o cenário do futebol brasileiro era repleto de craques, futebol de alto nível. Quanto ao sport, com todo respeito, era e sempre foi um time regional de segunda divisão. Nada além disso.)
Bora conquistar o NONO TÍTULO DO CAMPEONATO BRASILEIRO NO CAMPO E NA BOLA, sem fax ou tapetão.
É a vergonha é esse Supremo Tribunal Federal, julgar um assunto exclusivo de parte esportiva, eles tem que cuidar das situações que são de grande importância para o povo,
Acho incrível a paixão que cega.
Queridos flamenguistas, todas as cortes do judiciário só deram ganho de causa ao Sport porque o Flamengo assinou o documento com os critérios do campeonato!!!
Não teve a humildade de reconhecer que cometeu esse erro e tentou em vão se auto declarar campeão. É típico da arrogância dos flamenguistas que esquecem de lembrar os anos em que quase cairam pra Série B ajudados por "coincidências" absurdas de erros estratégicos das arbitragens com o silêncio dos comentaristas esportivos da Globo que têm como Donos conselheiros vitalícios do Clube.
Esqueci de dizer que, ainda, faltam duas Cortes para recorrerem: A Liga da Justiça e a Corte Intergalática Jedi.
😆😆😆👏👏👏falou tudo, já que se denominam campeões, coloca mais uma estrela na camisa e toma a taça do São Paulo, povinho arrogante e prepotente
Se o time do Flamengo era tão bom assim, e realmente tinha grandes jogadores! Porque não veio jogar com o Sport? Iriam ganhar de 1000 a 0 né? Mas, como sempre a soberba dos times do sul e sudeste não deixou. Existe uma regra clara nos esportes em geral. Negou-se a participar, o concorrente e considerado campeão. Portanto... não é a toa que o Flamengo perde em todas as estâncias.
Bom dia, sem condições o campeão da série A,disputar o título de campeão brasileiro com um time da série B,aceitem que dói menos somos os campeões de 87 e ponto final.
A questão do campeonato brasileiro de 1987 é que foi assinado por TODOS os clubes, os 16 do módulo verde e os 16 do amarelo, no conselho arbitral daquele ano/competição, que o campeão sairia do cruzamento dos campeões e vices dos dois módulos. E ponto final! A questão é REGULAMENTO! LEI! E lei não se discute, se cumpre!!!
SPORT CLUB DO RECIFE único e legítimo campeão brasileiro de 1987
DE FATO E DE DIREITO !
O resto é choro de perdedor!