Eduardo Bandeira de Mello assumiu o Flamengo em janeiro de 2013
Hernane Brocador ficou marcado na história recente do Mengo devido à temporada de 2013, que resultou no título da Copa do Brasil. Na época, o time rubro-negro não vivia a melhor fase. Porém, o centroavante revelou que Eduardo Bandeira de Mello, presidente do clube, prometeu um ‘Novo Flamengo‘ para as temporadas seguintes.
— Em 2013, quando Eduardo Bandeira de Mello assumiu a presidência do Flamengo, ele teve uma reunião com toda a equipe e disse que não iria cobrar títulos da gente, o que tirou um peso. Nos deixou mais leves. Ele disse: ‘Estou fazendo um novo Flamengo para os próximos anos’ — disse Hernane, em podcast com a jornalista Raísa Simplicio.
— Ele reuniu todos os atletas e disse que não cobraria títulos da gente, que poderíamos ficar tranquilos, mas que queria o Flamengo, pelo menos, disputando uma Libertadores e ficando no G-4 do Campeonato Brasileiro para se garantir na competição continental. Isso não foi divulgado em nenhum momento, porque todo mundo iria dizer: ‘Ah, a grandeza do Flamengo não permite isso’. Mas, para nós, foi muito importante, porque tirou aquele peso, a responsabilidade e a obrigação de ter que ganhar — completou Hernane.
AINDA EM 2013
No primeiro ano de gestão de Eduardo Bandeira de Mello, o Flamengo finalizou o Campeonato Brasileiro uma posição acima da zona de rebaixamento, com 45 pontos, contra 44 da Portuguesa. Porém, o time rubro-negro conquistou o título da Copa do Brasil diante do Athletico-PR, com gol de Hernane que definiu a partida.
FRUTOS DA GESTÃO
Na sequência, o Flamengo se organizou financeiramente, dando passos largos e ganhando poderio econômico para contratar jogadores, como Diego Ribas em 2016. Já reestruturado, o Mais Querido fechou com nomes como Arrascaeta, Gabigol e Bruno Henrique em 2019, iniciando campanhas e títulos históricos na Copa do Brasil, Libertadores e Campeonato Brasileiro.
MOMENTO ATUAL
O Flamengo segue na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Na liga nacional, o time liderado por Filipe Luís ocupa a quarta posição, mas está distante do líder Botafogo. Por outro lado, encontra-se na semifinal do mata-mata, no qual saiu na frente do Corinthians.
Assim, o Flamengo só volta a jogar depois da paralisação da Data FIFA. O time rubro-negro encara o clássico com o Fluminense no dia 17 deste mês, no Maracanã, em confronto válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Como de costume, o Coluna do Fla traz a transmissão mais pé quente da internet na voz de Rafa Penido, no YouTube.