A eleição para a presidência do Conselho Deliberativo do Flamengo terá dois candidatos: Ricardo Lomba e Álvaro Ferreira. Os associados rubro-negros registraram as respectivas chapas nesta quarta-feira (11), o último dia para formalização dos interessados ao posto para o triênio 2025-2027. Votação acontece entre 8h e 21h (horário de Brasília) desta segunda (16), na sede social.
Conforme apuração da reportagem do Coluna do Fla, Ricardo Lomba é considerado internamente o “candidato do Bap”, enquanto Álvaro Ferreira tende a representar os apoiadores de Rodolfo Landim, que vive os últimos dias como presidente do Flamengo.
Grupos políticos que apoiaram Luiz Eduardo Baptista (Bap) e Maurício Gomes de Mattos para a presidência do Flamengo também apoiam Lomba na disputa pela presidência do Conselho Deliberativo. No entanto, os simpatizantes do candidato derrotado, Rodrigo Dunshee, tentam levar Álvaro Ferreira para o órgão interno.
As principais funções do presidente do Conselho Deliberativo do Flamengo são: avaliar o balanço anual do clube, executar o orçamento aprovado e votar contratos de patrocínios, uniformes do futebol e a mudança do estatuto, por exemplo. Além disso, também há o controle da emissão de títulos de sócio-proprietário para venda, autorização para aquisição e venda de imóveis e investimentos em obras.