O elenco do Flamengo curte férias na virada de ano antes de iniciar a pré-temporada nos Estados Unidos. Sob comando de Filipe Luís, o Rubro-Negro ficará 14 dias fora do Brasil iniciando os trabalhos no início de 2025. Analista tático do canal Falando de Tática, Raphael Rabello falou ao Coluna do Fla sobre o porquê da importância do período de treino, citando motivo de bastidores como fundamental.
— Esse tempo que os caras passam juntos é fundamental. O jogo de posição fala em cinco vantagens no futebol: qualitativa, numérica, posicional, cinética e a, quinta vantagem, socioafetiva. Ou seja, ela é esses jogadores se relacionarem dentro do campo. Por exemplo, Gerson e Wesley, que estão se relacionando muito bem. A gente tem historicamente no Flamengo, o Bruno Henrique e o Gabigol, quando jogavam juntos — disse Raphael, em bate-papo com o Coluna do Fla.
Raphael Rabello acredita que a intimidade dos jogadores fora do campo interfere diretamente no conjunto dentro das quatro linhas. Isso porque, para o analista tático, o entrosamento com a bola no pé da equipe também passa pelo grau de amizade além do próprio clube.
— Jogadores precisam se entender dentro do campo, que entendem o posicionamento um do outro. Esse estar junto, essa vantagem socioafetiva, se estende para fora do campo. Os jogadores se entenderem fora do campo é muito importante. Ou seja, eles estarem juntos na pré-temporada é bom para mais tempo juntos, usar uma brincadeira, um churrasco, algo assim. A pré-temporada também tem o papel de unir o grupo — concluiu o analista.
Todos os jogadores do se reapresentam em 08 de janeiro. Desse modo, o elenco viaja para os Estados Unidos no dia 10, faz amistoso com o São Paulo em Orlando e retorna ao Brasil em 24 do mesmo mês. Portanto, o Rubro-Negro ficará 14 dias em terras norte-americanas.
Depois da pré-temporada, o Flamengo tem seis competições na agenda em 2025. São elas: Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Libertadores e Super Mundial de Clubes.