Atacante do Real Madrid (ESP), Vinicius Junior marcou uma nova página na história do Flamengo ao conquistar o prêmio de melhor jogador do mundo pela FIFA na temporada 2023/24. Agora, o Rubro-Negro se torna o sexto time brasileiro a formar um vencedor do troféu.
O Flamengo formou Vinicius Junior antes de vendê-lo ao Real Madrid por cerca de 45 milhões de euros (R$ 164 milhões na época). Desse modo, o Mais Querido ostenta o rótulo simbólico de ser o formador do melhor jogador do mundo na temporada 2023/24. Portanto, é a primeira vez que a marca acontece na história do Rubro-Negro.
Na história do prêmio da FIFA, considera-se como clube formador aquele onde o jogador fez sua estreia profissional. Ou seja, Romário trocou Olaria por Vasco ainda na base, assim como Ronaldo deixou o São Cristóvão para jogar no Cruzeiro. Em contrapartida, Vinicius Junior sempre esteve no Flamengo quando jovem, como Rivaldo no Santa Cruz, Ronaldinho Gaúcho no Grêmio e Kaká no São Paulo.
Após 14 gols e cinco assistências em 69 jogos no time profissional do Flamengo, Vini Jr acertou com o Real Madrid em 2017. Sendo assim, na Espanha a partir de 2018, o garoto de São Gonçalo somou 97 gols e 66 assistências em 284 partidas.
Além das participações diretas em gols, o atacante revelado pelo Flamengo venceu 12 títulos pela equipe espanhola. São eles: Mundial de Clubes (2x), Supercopa da Europa (2x), Champions League (2x), Campeonato Espanhol (2x), Supercopa da Espanha (3x) e Copa do Rei (1).
Ver comentários
O Flamengo ganha algum dinheiro com isso? Não me lembro bem, mas quando ele foi vendido pro Real Madrid foi noticiado que o contrato continha algumas cláusulas que previam bonificações ao Flamengo por desempenho e possíveis premiações ao Vinícius.