Um dos primeiros nomes confirmados na nova diretoria do Flamengo foi de José Boto. O português, conhecido no futebol europeu, chega ao Brasil no dia 28 de dezembro. Por isso, o NK Osijek (CRO) emitiu um comunicado neste sábado (21), informando a saída do dirigente.
Além disso, no comunicado divulgado pelo NK Osijek, há a informação de que José Boto optou por deixar o clube croata de forma amigável para acertar com o Flamengo. O diretor chegou ao time europeu em janeiro deste ano e sai pela porta da frente.
“Jose Boto não é mais o diretor esportivo do Osijek Football Club. A seu pedido, a cooperação foi encerrada, o que significa que ele renunciou ao cargo que ocupava conosco. Conforme já divulgado na mídia, Boto decidiu aceitar a oferta que recebeu do Flamengo nos últimos dias. Respeitamos sua escolha e desejo de ir para o Brasil. Lembramos que chegou ao Opus Arena em janeiro deste ano, quando assinou contrato de 2,5 anos. Separamo-nos corretamente, pois trabalhamos juntos há menos de um ano, e desejamos felicidades e sucesso ao José em seu novo ambiente”.
Em resumo, José Boto é um português com grande experiência em cargos de direção em clubes como Benfica (POR), Shakhtar Donetsk (UCR), PAOK (GRE) e NK Osijek. Cabe lembrar que o dirigente é um dos mais influentes do futebol europeu.
Isso porque, o profissional trabalhou por dez anos no Benfica, negociando com as principais equipes do continente e da América do Sul, por exemplo. Além disso, teve passagens por outros mercados, como Ucrânia e Croácia.
Desde antes de ser oficializado como diretor técnico da bestão de Bap, José Boto tem conversado com Filipe Luís. Dessa forma, os dois têm mantido papos regulares para alinhar o planejamento para a temporada de 2025. Importante ressaltar que o dirigente português gosta de desenvolver treinadores e costuma apostar em trabalhos mais longevos.
Vale ressaltar ainda que, de acordo com informação da reportagem do Coluna do Fla, no passado, Bap indicou José Boto a Rodolfo Landim. Contudo, o agora, ex-presidente não quis avançar na conversa sobre a contratação do profissional. Agora, Boto chega ao Flamengo para ser diretor técnico na gestão que assume o clube para o próximo triênio – de 2025 a 2027.