Notícias

Clubes da Europa fazem exigência à FIFA para jogar o Super Mundial de Clubes 2025

Super Mundial de Clubes acontece em junho de 2025, nos Estados Unidos


Os times europeus ainda não estão convencidos a jogar o Super Mundial de Clubes de 2025, muito por conta do alto número de jogos no calendário. As equipes, para participarem, fizeram uma exigência à FIFA. Os times pediram para ganhar 70% do montante total apenas por estar presente na competição.

Segundo informação do jornal AS, da Espanha, a ideia da FIFA é dar 50 milhões de euros (R$ 315 milhões aproximadamente) a cada clube pela participação no Super Mundial de Clubes. Os times europeus, no entanto, querem receber um valor maior. A alegação das equipes é que geram mais dinheiro ao torneio em comparação com os clubes de fora da Europa.

A FIFA, no entanto, ainda não decidiu sobre o valor que cada clube irá receber pela participação no Super Mundial de Clubes. A única certeza é que cada equipe ganhará um valor a mais caso vá passando de fase durante o torneio.

SORTEIO DO MUNDIAL

O sorteio do Super Mundial de Clubes, inclusive, acontece nesta quinta-feira (05), a partir das 15h (horário de Brasília). O Flamengo, classificado após vencer a Libertadores de 2022, está no pote 1, ao lado de clubes como Manchester City (ING) e Real Madrid (ESP).

FLAMENGO X BOTAFOGO?

Vale lembrar que o Flamengo não pode pegar os times do mesmo pote. Além disso, também não há possibilidade de o Rubro-Negro enfrentar o Botafogo na fase de grupos, visto que não é permitido enfrentamento entre equipes do mesmo país.

Ver comentários

  • E lá vem os europeus "bom de bunda" querendo dar as cartas como se fossem os donos da cocada. Principalmente os Espanhóis que se acham. Eu não dou preferencia ao Santander aqui por causa destas presepadas aí.

  • Os europeus são egoístas ao extremo. Só pensam neles. A Fifa deveria suspender os clubes europeu que resolvam boicotar o seu torneio. Não jogam as champions league. de 2026.

    • Acha justo o Flamengo ganhar o mesmo que o Bahia no brasileirão? Não seja contraditório. Se defendemos que o Flamengo ganhe mais aqui porque gera mais audiência, nada mais justo que os Europeus também ganhem mais.

      • E diferente Léo!

        O flamengo é no Brasil...

        Na Espanha é real por aí vai..

        No mundial e todos os países!
        Acha que todos os times europeu é melhor que os da América do Sul por exemplo?

        Acha que um time da Itália ou de Portugal outro outro leve mais torcida que o flamengo?

        Acha que o flamengo não daras mídia da tv de muitos ou quase todos da Europa?

      • Acho que a proporção que vc fez pode ser questionada, considerando, exclusivamente o número de torcedores do Flamengo (a maior torcida do mundo). Isso pode gerar tanta receita quanto um europeu, a exceção do Madri. Os outros brasileiros, com toda certeza!

        É lógico que o euro é um diferencial e, consequentemente, a potência econômica de um clube europeu está diretaente ligada a essa moeda. No entanto, o número de pessoas que vão acessar os jogos do Flamengo (torcedores e antis) pelos canais e plataformas que comprarem a transmissão de seus times, vai gerar uma receita gigante. Até porque nós aqui damos mais valor do que eles aos mundiais.

        Ainda assim, e talvez esse argumento favoreça o pedido dos europeus à fifa, a diferença entre o engajamento deles nas redes e o nosso é abissal. Temos muito a crescer em relação ao engajamento dos europeus nas redes, como revelou a pesquisa da cnn:

        Veja a lista dos 10 clubes mais seguidos nas redes sociais

        Real Madrid – 410.9 milhões de seguidores
        Barcelona – 360.7 milhões de seguidores
        Manchester United – 216.3 milhões de seguidores
        Paris Saint-Germain – 184.1 milhões de seguidores
        Manchester City – 158.4 milhões de seguidores
        Juventus – 155.8 milhões de seguidores
        Liverpool – 144.5 milhões de seguidores
        Chelsea – 141.7 milhões de seguidores
        Bayern de Munique – 137.1 milhões de seguidores
        Arsenal – 102.4 milhões de seguidores
        ...
        Flamengo (16º) – 54.3 milhões de seguidores

        Abs

      • Ederson,

        Não entendi o seu posicionamento. Diferente pq? O brasileiro nem mesmo é comercializado fora do país. Já o campeonato inglês, italiano, espanhol, alemão, todos são comercializados aqui. Bares transmitem esses jogos e vivem cheios. Não é questão de ser melhor ou pior. É de produto. Dificilmente um norte-americano irá assistir ao jogo do Flamengo por causa do time. Mas assistirá ao do Real, da Juventus, do City.

        O Rousseau colocou os números de engajamento. Olha lá. A diferença do Flamengo pro primeiro da lista é de 8x. Não é de 80%. É de 8x! Acha que esse tipo de diferença não deve ser premiada? Se achar que não, então não podemos exigir que no Brasil o nosso time ganhe mais. É só uma questão de ser coerente.

    • Éderson, Rousseau e Léo fizeram comentários importantes para ajudar a pensar sobre o que é justo para o que clubes estão exigindo da FIFA. Entretanto, os números apresentados estão me espantando e não me convenço facilmente.
      Somente os 10 primeiros clubes deste ranking, representam mais de 5% da população mundial atual (cerca de 8 bilhões) e, se considerarmos que do 11º até o Mengão têm os mesmos 54,3 milhões de engajados (obviamente que têm que mais ou muito mais), o percentual de seguidores SOMENTE destes 16 clubes sobe para mais de 29, 2% da população mundial (cerca de 2, 34 bilhões).
      As 10 maiores populações do planeta são:
      India 1428000000
      China 1425000000
      Indonésia 277500000
      Estados Unidos 339900000
      Paquistão 240400000
      Nigéria 223800000
      Brasil 216400000
      Bangadesh 172900000
      Rússia 144400000
      México 128400000
      Total: 4596700000 habitantes
      Excetuando Brasil, México e parte da Rússia, que adoram futebol, os demais países não devem gostar tanto de futebol, a ponto de se tornarem engajados com clubes estrangeiros. Podem até ver um jogo, comprar uma camisa, bem esporadicamente, mas, seguir regulamente, ou seja, ser um engajado, principalmente idosos e mulheres, duvido muito.
      Se tomarmos o Brasil, como exemplo, em que o futebol é uma paixão, não acredito que 1% da população seja engajado em clube europeu. Torcedor de Flamengo, Vasco, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e demais grandes clubes, se engajem noutro clube. Não acredito nem que o torcedor do Criciúma ou do Cuiabá, que estão mais na B do que na A, se engajem. Podem sim, ver alguns jogos ou comprar 1 camisa. Imagine noutros países onde futebol não é a tal paixão nacional.
      Nos EUA, há um esforço hercúleo para tornar o futebol tão atraente quanto basquete, futebol americano, beisebol, hóquei no gelo, natação, vôlei, entre outros, como as lutas. Lá, futebol é o esporte das mulheres e é chamado de Soccer.
      Pelos números apresentados acima, o Real Madrid tem o engajamento de mais de 5% da população mundial. Será que o torcedor falecido é descontado destes levantamentos?
      A estatística vale muito. Pode abrir portas e manter reinados, inclusive grandes patrocínios. Ainda usamos pouco esta parte da ciência. Talvez a política tenha dado “grandes passos”.

    • Engraçado, quando alguns clubes do Brasileirão- Flamengo por exemplo, exigem mais verba q os demais clubes, acham normal, agora os europeus, q investem mais em valores exigem maior verba para jogarem o Super Mundial da FIFA 2025 aí ficam reclamando...