Com o fim da temporada se aproximando, o Flamengo e os torcedores rubro-negros começam a fazer um balanço sobre 2024. Apesar do título da Copa do Brasil, o ano do Mengão deixou a desejar. Pelo menos é o que pensa Zico, ídolo máximo do Fla. Durante ‘live‘ ao lado de Luiz Eduardo Baptista, o ex-jogador afirmou que a diretoria do clube cometeu diversas falhas no planejamento.
— Eu nunca fui favorável a esse negócio de poupar jogador e separar campeonatos. Você tem Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil. Não pode ter um elenco de 25 a 30 jogadores e ficar poupando para disputar essas competições. Jogador fica uma semana parado e volta pior ainda. ‘Pode se lesionar, acabar não resistindo’. Mas pera aí, tem que saber como está a vida dele fora do campo. O jogador precisa viver para aquilo — disse, antes de finalizar:
— Os valores econômicos são muito altos para pensar em qualquer coisa que não seja jogar futebol. Por que todos os jogadores no mundo, os principais, estão jogando todos os jogos? Jogadores do Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique. Ninguém fica fora, e só no Brasil tem que ficar poupando. Por que isso? O Flamengo poupou jogadores em abril. Não é fácil. Aí depois os jogadores chegaram no momento de disputa e não estavam na melhor condição. Profissionalismo é tudo — concluiu Zico.
Desde o início da Libertadores, a campanha do Flamengo deixou a desejar. Na fase de grupos, o Rubro-Negro se classificou em segundo lugar, com três vitórias, um empate e duas derrotas. Nas oitavas de final, o Mengão derrotou o Bolívar (BOL) por 2 a 1 no agregado. Porém, nas quartas, o Mais Querido foi eliminado por 1 a 0 pelo Peñarol (URU) e deu adeus ao sonho do tetracampeonato.
No Campeonato Brasileiro, o Flamengo parecia estar destinado à conquistar o título. Isso porque, o Rubro-Negro liderou algumas rodadas do torneio ainda no primeiro turno. Porém, na segunda parte da competição, o Mengão teve uma queda brusca de desempenho e não conseguiu acompanhar os outros adversários na busca pelo troféu. Atualmente, o Fla ocupa a terceira colocação, com 66 pontos, e não possui mais chance de ser campeão.
Por outro lado, o torcedor rubro-negro tem ao menos um motivo para comemorar. Em novembro, o Flamengo conquistou o pentacampeonato da Copa do Brasil, derrotando o Atlético-MG na decisão, por 4 a 1. Nas fases anteriores, o Mais Querido eliminou Amazonas, Palmeiras, Bahia e Corinthians, em sequência.
Ver comentários
Disse tudo. Poupar é a vergonhas que acompanha o Flamengo a anos. Milionários jogadores quw não são capazes de jogar 2 Partidas na semana.??
Temos que vencer o Criciúma. Perder é pros fracos
Tá se metendo onde não devia.
Esse cara só abre a boca p criticar......pqp
Ajudar mesmo......NADS
Ele ajuda criticando o planejamento dessa diretoria incompetente. O depto de futebol do Flamengo é uma bagunça, só não vê quem não quer. Torcedor omisso como vc é que não ajuda por não ser capaz de criticar o que tem que ser criticado.
o Zico calado é um poeta. Grande idolo esportivo e só
Toma vergonha na cara, lava a boca antes de falar do Zico, se você discorda tudo bem, criticar não tem problema, ídolo não é Deus mas o mínimo que tem que ter é respeito, esse clube nem existiria da forma que é se não fosse o Zico, flamenguista tratar o Zico dessa forma pra agradar chapa só pode ser por duas razões:
1- É ignorante, não conhece a história do Flamengo e do maior ídolo que um clube brasileiro já teve ou;
2- Está fazendo desinformação em nome de chapa A, B ou C invés de pensar no Flamengo.
Qualquer das duas opções é realmente lamentável.
Zico é o ídolo eterno, mas parece que parou no tempo e tem sempre um discurso desalinhado da realidade atual.
Poupar jogadores, no regime de jogo atual, é uma necessidade primária, principalmente quando a equipe começa a demonstrar cansaço e apresentar contusões frequentes.
Hoje, o futebol é mais "agressivo". A jogadas que eram ríspidas na década de 80, já não vistas desta forma, pelos árbitros. Os sistemas de marcação são mais compactos e o combate corpo a corpo acontece a toda hora. Com isso, os jogadores de menor resistência se contundem com maior frequência, como foram os casos de Arrascaeta, De La Cruz, Luiz Araújo, Viña, BH e outros.
Este ano, vimos vários jogadores (talvez a equipe principal inteira) apresentarem algum tipo de contusão, grave ou não. Em paralelo, a equipe teve que disputar jogos em grande frequência, muitas vezes, com segundos reservas. tivemos vários garotos da base entrando logo de cara em jogos até decisivos, como o caso de Évertton, contra o Bahia, pela Copa do Brasil. Chegamos a ver jogadores sendo carregados, para saírem de campo, em jogos da Libertadores. Nos últimos jogos, a tv mostrou nossos jogadores deitados no gramado, ao término das partidas.
E aí, tem que entrar em campo de qualquer maneira?
Zico tem que entender as muitas mudanças que aconteceram desde que parou de jogar. Não pode ser rígido e sair disparando contra as pessoas.
Pois é Zico: o Real Madri disputa 3 partidas por semana em um país de dimensões continentais, né?
Deixando o deboche de lado, nem é preciso dizer que ele tem razão. Há tempos, sabemos que esta gestão é amadora.