Pela primeira vez na história, o VAR estará presente em todos os jogos do Campeonato Carioca. Porém, o árbitro de vídeo terá outras novidades no Estadual. A principal delas é a linha mais grossa na hora da verificação do impedimento, que promete beneficiar os atacantes.
O traço, que possuía seis centímetros, passará a ter 12 no Campeonato Carioca. De acordo com a Federação Estadual de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), a ideia é acabar com impedimentos muito ajustados. Ou seja, promessa de muitos gols no Cariocão!
– O cronômetro será paralisado durante a revisão do VAR. Ou seja, o tempo não será mais adicionado nos acréscimos
– A imagem da revisão do árbitro será liberada para a torcida somente depois da decisão tomada
– A cabine do VAR ficará do lado oposto aos bancos de reservas
As mudanças foram aprovadas em comum acordo pelos clubes e serão divulgadas oficialmente pela Ferj antes do início oficial da competição, no sábado (11). Além disso, a entidade reforçou que, em caso de sobreposição de linhas, o jogador de ataque estará em posição legal. “Dentro desse cenário, não teremos mais um “pezinho x ombrinho”, fortalecendo o conceito de mesma linha”, diz a Federação.
Em 2024, apenas possuíam o VAR as partidas de mata-mata ou os clássicos envolvendo Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense. Porém, na próxima edição, todos os duelos contarão com o árbitro de vídeo. A ideia da Ferj é dar mais igualdade de condições para todos os participantes.
O Flamengo poderá experimentar as novidades do VAR no domingo (12), contra o Boavista, na estreia do Campeonato Carioca. A bola rola a partir das 16h (horário de Brasília), na Arena Baptistão, em Aracaju, no Sergipe. Se tem Mengão em campo, logo, há transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube.
Ver comentários
Ficou bom para os atacantes quem Têm bunda grande, pois agora suas bundas não entrarão mais em impedimento. O jogador Hulk, das galinhas de Minas ,está torcendo para estas mudanças serem implantadas também pela Federação Mineira de Futebol.