Ao chegar no Flamengo, José Boto pediu as contratações de alguns homens de confiança. Porém, um deles não foi possível: João Paulo Sampaio, coordenador geral das categorias de base do Palmeiras. Ao ser questionado se ainda pretende tentar convencer o dirigente do time paulista a mudar de ares, o português rasgou elogios ao profissional, tratando-o como um dos melhores do mundo.
— O João Paulo é alguém que conheço há muitos anos. Na minha opinião, não é o melhor do Brasil, é um dos melhores do mundo. E um dos melhores do mundo interessa sempre ao Flamengo. Às vezes não é possível, mas também não é por isso que deixa de ser um dos melhores amigos que tenho no futebol — disse Boto, em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (08), no Ninho do Urubu.
Antes mesmo de desembarcar no Brasil para ser apresentado ao Flamengo, Boto iniciou, ainda na Europa, contatos com Sampaio para levar o palmeirense. No entanto, a presidente do time paulista, Leila Pereira, insistiu e convenceu para o coordenador da base não sair do clube, no qual tem muito prestígio até com o técnico do time principal, Abel Ferreira.
O Flamengo chegou a avisar ao Palmeiras que topa pagar a multa rescisória de R$ 2 milhões para tirar Sampaio de São Paulo. Porém, o cartola não quis assinar com o Mengão. Em 2025, JP completa dez anos no clube alviverde e foi responsável por revelar nomes como Endrick, hoje no Real Madrid (ESP), e Estêvão, que se apresenta ao Chelsea (ING) no segundo semestre.
Desse modo, sem JP Sampaio, José Boto trouxe dois homens de confiança para trabalhar no Flamengo. O primeiro é Alfredo Almeida, que será assistente direto do ‘homem forte’ do futebol rubro-negro. Além disso, o Rubro-Negro contratou Fernando Mattos, também a pedido de Boto, para ser o novo chefe de scout.