Atualmente, vencer um time de ponta europeu é uma tarefa quase impossível para os sul-americanos. A diferença de orçamento é imensa, o que coloca os representantes do Velho Continente em ampla vantagem. Apesar disso, o Flamengo tem um histórico positivo nesses duelos e, por isso, muitos torcedores estão aproveitando o código promocional Betano para apostar em uma boa campanha no Supermundial da Fifa.
Mas, afinal, quais são os números dos confrontos entre o Flamengo e os times europeus? A primeira vez que esse duelo aconteceu foi em 1948, quando o Rubro-Negro perdeu para o Southampton, da Inglaterra, por 3 a 1.
Apesar disso, os dois duelos seguintes mostraram a força do Flamengo, que venceu o Arsenal, por 3 a 1, e o Rapid Viena, por 2 a 1. O quarto jogo contra um europeu terminou em um empate movimentado – 4 a 4 – contra o Malmö, da Suécia.
O Flamengo ainda faria outros dois jogos consecutivos contra os suecos, vencendo ambos (3 a 0 e 1 a 0). Aliás, essas duas vitórias abriram um período de hegemonia do Rubro-Negro contra os europeus.
Foram, ao todo, 10 vitórias seguidas, que só terminaram com o empate em 1 a 1 contra o Eintracht Frankfurt, em 1954.
Histórico do Flamengo contra times europeu
Os primeiros jogos, portanto, mostram um amplo domínio do Flamengo contra os times europeus. E isso também é visível quando vemos os números totais. Em sua história, o Rubro-Negro fez 221 jogos contra rivais do Velho Continente, vencendo 109 e perdendo apenas 65. Além disso, ocorreram 47 empates.
Entre as vitórias, há jogos emblemáticos, como o 3 a 0 em cima do Real Madrid em 1997, no Torneio Palma de Mallorca. O grande nome daquela partida foi Sávio, que marcou um dos gols e, depois, acabou contratado pelos próprios merengues.
Mas, claro, quando se fala de duelos contra europeus, não é possível deixar de fora um certo jogo ocorrido em 1981.
O jogo mais importante
Certamente, o confronto mais importante da história do Flamengo contra um europeu foi a decisão do Mundial de Clubes de 1981. O Rubro-Negro era um verdadeiro esquadrão, com craques como Zico, Adílio, Tita, Leandro e Júnior.
O rival foi o Liverpool, que vinha dominando o cenário europeu. Mas o Flamengo não tomou conhecimento do rival e venceu por 3 a 0, com gols de Adílio e Nunes (2), além de uma grande atuação de Zico.
Dessa forma, embora a realidade atual seja complicada para os times brasileiros e sul-americanos, o Flamengo detém um histórico extremamente positivo contra rivais do Velho Continente. Com o Supermundial se aproximando, muitos torcedores confiam que a equipe poderá fazer uma campanha à altura desse retrospecto.
Deveriam fazer estas contas levando em consideração apenas os grandes clubes europeus (primeira divisão)!