Destaque

Número de times rebaixados, limite de estrangeiros e mais: CBF debate novas propostas para disputa do Brasileirão

Compartilhe

Número de times rebaixados e quantidade de estrangeiros por partida são medidas que podem ser alteradas


O Conselho Técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se reuniu na última terça-feira (11) para debater duas possíveis mudanças no Brasileirão. Isso porque, a entidade estuda alterar o número de times rebaixados no torneio, além da quantidade limite de estrangeiros por partida. Por fim, caso sejam aprovadas, as alterações só entrariam em vigor em 2027.

Inicialmente, a CBF estuda diminuir o número permitido de jogadores estrangeiros por partida. Nos últimos anos, a confederação aumentou o limite de cinco para nove atletas e, agora, a entidade deseja reduzir para seis profissionais de fora do Brasil por jogo. Porém, vale ressaltar que a medida deve ser feita de forma gradativa, a fim de não prejudicar o planejamento dos clubes.

NÚMERO DE REBAIXADOS

Além disso, a CBF estuda promover uma segunda mudança no Campeonato Brasileiro: o número de times rebaixados. Desde 2006, quatro clubes caem de divisão a cada edição do torneio, enquanto outros quatro sobem para a Série A. Agora, a proposta da confederação é de que apenas três equipes sofram o rebaixamento no Brasileirão por ano.

CLUBES BRASILEIROS QUEREM ORGANIZAR O BRASILEIRÃO

Por outro lado, todas as medidas debatidas pela CBF podem ‘ir por água abaixo’. Isso porque, os clubes do futebol brasileiro, através da Libra e da Liga Forte União (LFU), possuem negociações em andamento para assumir a organização do Brasileirão a partir de 2027, excluindo o controle da entidade no torneio. Além disso, é importante ressaltar que, caso a ideia se concretize, será o primeiro campeonato nacional sem participação da confederação.

BRASILEIRÃO 2025

Porém, enquanto os bastidores seguem ‘pegando fogo’, a torcida do Flamengo segue ansiosa para o início do Brasileirão 2025. O Mais Querido estreia na competição no dia 29 de março (sábado), contra o Internacional, às 21h (horário de Brasília). A partida, válida pela primeira rodada do torneio, acontece no Maracanã.

FOCO NA FINAL DO CARIOCA

Mas por enquanto, o Flamengo segue focado no Campeonato Carioca. Após vencer o jogo de ida da final por 2 a 1, o Mengão volta a enfrentar o Fluminense neste domingo (16), às 16h (horário de Brasília), no Maracanã, pela segunda partida da decisão do torneio estadual. Como de costume, o Coluna do Fla irá transmitir o embate ao vivo, no YouTube.

Ver comentários

  • O Brasil é grande, mas o fator é que não temos 20 times de alto nível pra disputar a série A. Todo ano já tem dois praticamente rebaixados na metade do campeonato. Coloca 18 clubes na série A caindo 2 para série B. Mesma coisa na série B. Alivia o calendário e melhora o nível das séries A e B.

    • Há tempos, também falo isso! E vou mais além: 16 times seriam o ideal (mas 18 já está de bom tamanho). Quanto aos rebaixados, acredito que 3 seria um número bom. Por fim, discordo plenamente da questão dos estrangeiros: por mim, nem sequer deveria existir o limite!

  • Irão mexer no número de rebaixados? Aí não! Na minha opinião poderia até aumentar para 5 e não reduzir.

  • Aí não diminui estrangeiro as melhores ligas estão repleto de estrangeiro na minha opinião era pra almenta.

  • diminuir o número de extrangeiros vai afetar a a qualidade do campeonato, só ver que a melhor liga do planeta Premier League só é o que é por causa dos estrangeiros

Notícias recentes

  • Notícias

Flamengo volta a atacar Gerson em ação judicial: “Descumpridor de contratos”

Flamengo cobra R$ 42,75 milhões da FGM, empresa de Marcão, pai de Gerson A briga…

26/06/2026
  • Manchetes

Guerrero, Arrascaeta e Plata: saiba como foram os gols de jogadores do Flamengo nas últimas 3 Copa do Mundo

Como foram os gols de Guerrero, Arrascaeta e Plata em Copas do Mundo?   O…

26/06/2026
  • Destaque

Palpites Noruega x França: com Mbappé de volta, veja escalações e odds

Noruega x França se enfrentam nesta sexta-feira (26), pela Copa do Mundo A fase de…

26/06/2026
  • Manchetes

Gol de Plata garante mais de R$ 6 milhões ao Flamengo

Qual valor já arrecadado pelo Flamengo até aqui na Copa do Mundo 2026?   O…

26/06/2026
  • Manchetes

Flamengo divulga lista de relacionados para a intertemporada em Portugal

Quais são os jogadores do Flamengo relacionados para intertemporada em Portugal?   O Flamengo já…

26/06/2026
  • Notícias

Jogos da Copa hoje: Noruega x França, Uruguai x Espanha e outras 2 partidas decisivas acontecem nesta sexta

Quatro partidas agitam esta sexta-feira (26) pela última rodada da fase de grupos da Copa…

26/06/2026