Notícias

Vai manter no Brasileirão? Árbitro brasileiro aplica ‘regra dos 8 segundos’ em jogo da Sul-Americana

Compartilhe

A regra dos 8 segundos, na teoria, vale para todas as competições, incluindo o Brasileirão


Na última terça-feira (08), o Independiente (ARG) venceu o Boston River (URU) por 2 a 1, pela Copa Sul-Americana. Na partida, inclusive, um fato chamou a atenção. Isso porque, o árbitro brasileiro Bruno Arleu de Araújo fez valer a regra dos 8 segundos com o goleiro Bruno Antunez, do time uruguaio. Mas será que a norma vai valer para o Brasileirão?

Em resumo, o atraso de Bruno Antunez, do Boston River, para repor a saída de bola para a equipe uruguaia, resultou em um escanteio para o Independiente. Com isso, foi a primeira vez que a regra dos 8 segundos foi aplicada em uma competição continental.

Na Libertadores, por exemplo, o árbitro Cristian Garay, que apitou o jogo entre Flamengo x Central Córdoba (ARG), chegou a ameaçar o goleiro Aguerre, do time argentino. Contudo, apesar da cera do arqueiro, a regra dos 8 segundos não foi aplicada.

E VAI VALER NO BRASILEIRÃO?

Em resumo, a regra dos 8 segundos vai valer em todas as competições do futebol mundial. Com isso, a tendência é de que a arbitragem comece a contar as saídas de bolas em casos de goleiros que ameacem fazer cera. Na Série B, inclusive, já aconteceu um episódio.

Na ocasião, o goleiro Mycael, do Athletico-PR, foi o primeiro a quebrar a regra dois 8 segundo para a reposição de bola. A infração ocorreu durante a vitória do time paranaense, por 2 a 1, no dia 05 de abril. À época, a equipe rubro-negra enfrentou o Paysandu, que ganhou um escanteio na primeira rodada da Série B do Brasileirão.

A REGRA

Vale lembrar que a regra dos 8 segundos determina o tempo máximo que um goleiro pode levar para soltar a bola, ou seja, fazer a reposição para que o jogo recomece. A norma tem como objetivo manter o ritmo do jogo e evitar interrupções desnecessárias. Contudo, a interpretação pode variar com base no julgamento do árbitro.

Por fim, se o goleiro passar dos 8 segundos para fazer a saída de bola e o árbitro iniciar a contagem, a infração vai ser penalizada e resultará em um escanteio para o time adversário. Dessa forma, a regra é para diminuir a cera dos arqueiros, além de deixar o jogo mais dinâmico.

Ver comentários

  • Esse tá suspenso no brasileiro depois de dar a vitória aos porcos contra a campeão da série b de 87, vai voltar querendo aparecer, certeza que vai dar alguns escanteios

Notícias recentes

  • Destaque

Jogador do Del Valle prevê sucesso de Valencia no Flamengo: “Vai dar muita alegria para a torcida”

Anthony Valencia foi contratado pelo Flamengo recentemente Penúltimo reforço do Flamengo na temporada, Anthony Valencia…

11/09/2026
  • Destaque

Flamengo tem 2 jogadores na ‘seleção da rodada’ da Libertadores

Autores dos gols do Flamengo sobre o Del Valle (EQU), Léo Pereira e Bruno Henrique…

11/09/2026
  • Destaque

Arrascaeta quebra silêncio sobre ‘chilique’ de Samuel Lino em jogo do Flamengo

Samuel Lino reclamou de Arrascaeta em jogo recente do Flamengo por não ter recebido passe…

11/09/2026
  • Destaque

Seleção Brasileira Sub-20 convoca 2 jogadores do Flamengo para jogos na Espanha

Léo Nannetti e João Victor estão na lista de Paulo Victor para três compromissos durante…

11/09/2026
  • Notícias

Léo Pereira critica Conmebol após jogo do Flamengo x Independiente del Valle na Libertadores

Léo Pereira concedeu entrevista após a vitória sobre o Del Valle (EQU) O Flamengo venceu…

11/09/2026
  • Destaque

Transmissão da ESPN Argentina “surta” com gol do Flamengo sobre o Independiente del Valle

Comentaristas destacaram o protagonismo brasileiro nas quartas de final e cravaram quatro brasileiros nas semifinais…

11/09/2026