Notícias

Fla revela ‘pressão’ do Equador para antecipar retorno de Plata e contesta federação: “Irresponsável”

Compartilhe

Flamengo emitiu comunicado na manhã desta sexta-feira (30) sobre Plata


Às vésperas da pausa para a Data FIFA, Flamengo e Federação Equatoriana de Futebol travam uma disputa nos bastidores por Gonzalo Plata. O ponta, que está lesionado, foi examinado por médicos do adversário do Brasil nas Eliminatórias, sem comunicar ao clube. Por isso, o Rubro-Negro recriminou a atitude e emitiu um comunicado oficial.

“O clube foi surpreendido com a informação de que, sem qualquer comunicação prévia ou autorização, um médico e um fisioterapeuta da Federação Equatoriana de Futebol estiveram na residência do atleta”, diz trecho da nota do Flamengo.

“Na visita, eles realizaram procedimentos à revelia do Flamengo no joelho afetado, com o objetivo de antecipar etapas no seu retorno aos gramados, o que interfere de maneira irresponsável no planejamento de recuperação estabelecido pelo Departamento Médico do clube”, acrescentou o clube.

SITUAÇÃO DE PLATA

Fora dos gramados desde o dia 01 de maio, quando participou de 79 minutos da vitória do Flamengo sobre o Botafogo-PB, no Maranhão, Plata segue em recuperação. O ponta sofre com um edema ósseo no joelho direito e não tem sido relacionado pelo técnico Filipe Luís há um mês. Inclusive, em entrevista concedida na última quarta-feira (28), o treinador revelou que a situação do camisa 50 “falta bastante”.

CONVOCADO PELA SELEÇÃO

Apesar da situação clínica de Plata, o Equador convocou Gonzalo Plata para as duas próximas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo. Na próxima quinta-feira (05), a equipe recebe o Brasil, em partida que marcará a estreia de Carlo Ancelotti na pentacampeã mundial. Além disso, o time de Sebastián Beccacece encara o Peru, no dia 10 de junho.

DESFALQUE

Portanto, ainda sem Gonzalo Plata, o Flamengo encara o Fortaleza neste domingo (01), no Maracanã, a partir das 18h30 (horário de Brasília), pela 11ª rodada do Brasileirão. Se tem Mengão em campo, logo, há transmissão do Coluna do FlaTV, ao vivo, no YouTube, com narração ‘braba’ de Rafa Penido.

LEIA NOTA NA ÍNTEGRA:

Ao ser informado da convocação de Gonzalo Plata para defender a seleção equatoriana na Data FIFA de junho, o Clube de Regatas do Flamengo relembra que o atleta apresentou dores no joelho direito, sendo diagnosticado com um edema ósseo. Desde então, o jogador realiza tratamento com o Departamento Médico do clube, incluindo sessões de fisioterapia focadas em fortalecimento e equilíbrio muscular.

Recentemente, o Flamengo foi procurado pela Federação Equatoriana de Futebol a respeito das condições do atleta para uma possível convocação. Na ocasião, o clube esclareceu que Gonzalo Plata não vem atuando por ainda estar em processo de recuperação e, portanto, não haveria segurança para sua utilização pelo Equador. No dia 29 de maio, inclusive, um teste isocinético apontou níveis de força ainda insatisfatórios para a prática desportiva.

Paralelamente a estas conversas, o clube foi surpreendido com a informação de que, sem qualquer comunicação prévia ou autorização, um médico e um fisioterapeuta da Federação Equatoriana de Futebol estiveram na residência do atleta. Na visita, eles realizaram procedimentos à revelia do Flamengo no joelho afetado, com o objetivo de antecipar etapas no seu retorno aos gramados, o que interfere de maneira irresponsável no planejamento de recuperação estabelecido pelo Departamento Médico do clube.

Embora reconheça a obrigatoriedade de liberar jogadores para suas seleções nas datas FIFA, o Flamengo entende que tais atitudes representam um risco à plena recuperação do atleta, o que pode comprometer sua participação no restante da temporada e até na sua carreira.

O clube lamenta a condução do caso por parte da Federação Equatoriana de Futebol, que chegou a solicitar antecipação da apresentação do jogador, e reforça que prioriza sempre a saúde e o bem-estar de seus atletas.

Nesta sexta-feira (30), o Clube de Regatas do Flamengo enviou formalmente um ofício para a Federação Equatoriana de Futebol, no qual reforça o risco real de agravamento da lesão em caso de utilização do atleta.”

Notícias recentes

  • Notícias

Na final! Flamengo goleia Peñarol e avança para decisão da Ladies Cup contra o Palmeiras

Meninas da Gávea fizeram 4 a 1 sobre uruguaias para colocar o Flamengo na final…

09/07/2026
  • Destaque

Copa do Mundo de Clubes 2029 pode ocorrer no Catar; Flamengo está classificado

Atual campeão da Copa do Mundo de Clubes é o Chelsea (ING), derrotado pelo Flamengo…

09/07/2026
  • Manchetes

Contratações do Flamengo: Boto revela negociação com 3 jogadores

Quais são as negociações do Flamengo para a próxima janela de transferências?   O Flamengo…

09/07/2026
  • Notícias

Bap trata algumas SAF’s como “safadeza”, confirma interesse em Danilo, mas vê outras prioridades

Presidente do Flamengo critica modelo de gestão utilizado pelo Botafogo O presidente do Flamengo confirmou,…

09/07/2026
  • Manchetes

O motivo da desistência do Atlético de Madrid pela contratação de João Gomes, ex-Flamengo

O que aconteceu na negociação do Atlético de Madrid (ESP) e João Gomes?   João…

09/07/2026
  • Manchetes

Boto dá detalhes sobre negócio por Thiago Almada e coloca Evertton Araújo ‘à venda’ no Flamengo

O que disse José Boto em entrevista exclusiva ao Coluna do Fla?   A janela…

09/07/2026