Foto: Alexandre Vidal/CRF
O ano de 2019 foi um dos mais gloriosos da história do Flamengo, para muitos torcedores, só perde para 1981, o ano do título mundial. Com campanha impressionante, o time rubro-negro conquistou taças importantes e quebrou recordes em diversas competições. Aqui está um resumo do desempenho do Flamengo em cada torneio:
No Campeonato Carioca, o Flamengo conquistou o título ao vencer o Vasco da Gama na final. Com 11 vitórias, cinco empates e uma derrota, o time rubro-negro marcou 33 gols e sofreu 13. O título carioca foi o 35º da história do Mais Querido e consolidou a hegemonia do time na competição. Na ocasião, a equipe era comandada pelo técnico Abel Braga, que também havia levantado a taça da Flórida Cup na pré-temporada.
Na Copa do Brasil, o Flamengo estreou nas oitavas de final e eliminou o Corinthians, com duas vitórias por 1 a 0: gols de Willian Arão, em Itaquera; e Rodrigo Caio, no Maracanã, ainda com Abel Braga. Demitido por conta do desempenho ruim no Brasileirão, o técnico acabou demitido. Desse modo, a estreia do substituto, Jorge Jesus, aconteceu justamente no mata-mata nacional.
Jogando na Arena da Baixada, o Flamengo empatou em 1 a 1, com gol de Gabigol. O placar se repetiu no Maracanã, também com tento do artilheiro, e o duelo foi decidido em cobranças de penalidades máximas. Com boa participação do goleiro Santos, que vestiria o Manto Sagrado em 2019, os paranaenses levaram a melhor, tirando o Mengão nas quartas.
Posteriormente, no Campeonato Brasileiro, o Flamengo conquistou o título com autoridade. Com 90 pontos em 38 jogos, o time rubro-negro terminou a competição 16 pontos à frente do vice-campeão, o Santos. O Flamengo venceu 28 jogos, empatou seis e perdeu apenas quatro, marcando 86 gols e sofrendo 37. A campanha foi histórica e consolidou o time como um dos melhores de todos os tempos. Recorde de pontos de todas as edições do Brasileirão de pontos corridos.
Gabigol terminou a competição como artilheiro, com 25 gols, seguido por Bruno Henrique, com 21, afinal. A campanha tem jogos marcantes, com o atropelo do Flamengo pro 3 a 0 no Palmeiras, no Maracanã; os 6 a 1 no Goiás, também no Rio de Janeiro; e o triunfo por 1 a 0 sobre o Grêmio, em Porto Alegre, que acabou sendo o confronto do título.
Na Copa Libertadores, o Flamengo conquistou o bicampeonato ao vencer o River Plate (ARG) na final. Com dois gols de Gabigol nos instantes derradeiros do jogo, o time rubro-negro venceu por 2 a 1 e levantou o título mais importante da América do Sul. O duelo realizado em Lima, no Peru, jamais será esquecido pela Nação Rubro-Negro, em tarde mágica ocorrida no dia 23 de novembro de 2019.
A campanha rubro-negra, porém, não foi fácil. O Flamengo, ainda comandado por Abel Braga, se classificou na última rodada, segurando empate em 0 a 0 com o Peñarol (URU). Assim sendo, o Mengão passou em primeiro no saldo de gols, empatado com o segundo, LDU (EQU), e terceiro, Peñarol. San José (BOL) ficou em quarto. Nas oitavas, já com Jorge Jesus, um drama: derrota para o Emelec (EQU) por 2 a 0, fora de casa. No Maracanã, Gabigol, duas vezes, levou o embate para os pênaltis. Em cobranças emocionantes, Diego Alves colocou o Fla nas quartas.
Até chegar à final, o Flamengo passou por um ‘Campeonato Gaúcho’, afinal. Nas quartas, vitória por 2 a 0 sobre o Internacional no Maracanã, e empate em 1 a 1 no Beira-Rio, jogo que ficou marcado pela narração de Galvão Bueno com “Gabigol tá pedindo, Gabigol tá pedindo”. Nas semis, um verdadeiro show. Contra o Grêmio, 1 a 1 na Arena, em jogo de três gols anulados do Mengão. Porém, tudo ficou guardado para o Rio de Janeiro, quando o Mengão fez 5 a 0.
No Mundial de Clubes, o Flamengo chegou à final após vencer o Al Hilal (SAU) por 3 a 1 na semifinal, de virada. Na decisão, porém, o Mengão foi derrotado pelo Liverpool (ING) por 1 a 0, na prorrogação, partida na qual o campeão da Libertadores deu muito trabalho ao vencedor da Champions League.
No total, o Flamengo fez 76 jogos oficiais em 2019, com 50 vitórias, 17 empates e nove derrotas. Além disso, o Mais Querido fez 153 gols e levou 66. Ainda, o Mengão recebeu 171 cartões amarelos e oito vermelhos. Desse modo, Gabigol foi o artilheiro da temporada, com 43, seguido por Bruno Henrique (35), Arrascaeta (18), Vitinho (9) e Everton Ribeiro e Reinier (6).
– Melhor campanha dos pontos corridos do Brasileirão com 20 times
– Primeiro time a ganhar a liga nacional e a Libertadores no mesmo ano desde o Santos de 1963
– Invicto em casa no Brasileirão (17 vitórias e dois empates)
– Gabigol, com 25 gols, é o maior artilheiro da era pontos corridos com 20 times
– Maior invencibilidade do Brasileirão, 24 jogos
– Recorde de assistências no Brasileirão: Arrascaeta, com 14
– Melhor média de público: 59.285
– Jorge Jesus, primeiro campeão estrangeiro dos pontos corridos
– Campeão brasileiro e da Libertadores em menos de 24h
Presidente do Flamengo afirma que compromissos futuros estão "seriamente ameaçados", rejeita ajuda do Governo e…
Sinafut quer atuar como amigo da corte em ação relatada por Luiz Fux e alerta…
Marcos Braz classificou a MP das bets como "covarde, ineficaz e eleitoreira" e cobrou regras…
Ao Coluna do Fla, fisioterapeuta Nelson Marques analisou o lance, detalhou a cirurgia e citou…
Junior Baiano, ex-zagueiro do Flamengo e do Palmeiras, afirmou que Erick Pulgar seria titular do…
Lateral esquerdo de 16 anos assina primeiro contrato profissional com o Flamengo O Flamengo anunciou…