Notícias

E agora? Flamengo e mais 27 clubes respondem CBF após pedido de Fair Play Financeiro

Compartilhe

Nova diretoria da CBF deseja implantar o Fair Play Financeiro


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) avançou no objetivo de implantar o Fair Play Financeiro. Nesta terça-feira (17), a CBF publicou uma nota informando que os clubes receberam bem a proposta e uma reunião foi marcada para depois do Mundial de Clubes com 28 clubes e oito federações que sinalizaram positivamente à sugestão do presidente da entidade, Samir Xaud.

Nossa gestão será marcada por enfrentar com seriedade os problemas estruturais do nosso futebol. E, para isso, é fundamental criar um ambiente mais equilibrado e responsável financeiramente. Esse engajamento mostra que estamos no caminho certo: construindo juntos um futebol mais sólido e sustentável”, disse Xaud, ao site da CBF.

Portanto, sinalizaram positivamente para o Fair Play Financeiro: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Bragantino, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Juventude, Palmeiras, Santos, São Paulo, Sport e Vasco da Gama. Além disso, 12 clubes da Série B: América-MG, Athletico, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, CRB, Ferroviária, Goiás, Grêmio Novorizontino, Paysandu, Remo e Volta Redonda. Por fim, oito federações estaduais. Alagoas, Amapá, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e Sergipe.

CRIAÇÃO DE UM GRUPO

Os 28 clubes e oito federações vão construir um Grupo de Trabalho (GT), que irá se reunir depois do Mundial e entregará, 90 dias após o encontro, a proposta final do Regulamento do Sistema de Sustentabilidade Financeira (SSF), sob coordenação do vice-presidente Ricardo Gluck Paul. A CBF informa que o GT obedecerá critérios que assegurem diversidade regional, representação de diferentes modelos de gestão e equilíbrio entre os diversos segmentos do futebol nacional.

Nos próximos dias, vamos concluir a composição do grupo com base nas manifestações recebidas, sempre buscando pluralidade e equilíbrio regional. A participação de todos será essencial para que possamos construir, com legitimidade e excelência técnica, um regulamento que fortaleça o nosso esporte. O futebol brasileiro precisa urgentemente de responsabilidade financeira. Não temos mais tempo a perder”, falou, afinal, o presidente do GT, Ricardo Gluck Paul.

Notícias recentes

  • Destaque

Que horas é o jogo do Flamengo hoje?

Quais são as principais informações do jogo entre Flamengo e Olimpia (PAR)? Antes de retomar…

17/07/2026
  • Notícias

Final da Copa do Mundo: 9 jogadores de Espanha e Argentina já enfrentaram o Flamengo

Decisão da Copa terá velhos conhecidos da torcida do Flamengo Espanha e Argentina decidem a…

17/07/2026
  • Manchetes

CBF define data para implementar 5 regras da FIFA da Copa do Mundo no Brasileirão

Quando começam as novas regras da FIFA no Brasileirão?   A Confederação Brasileira de Futebol…

16/07/2026
  • Destaque

Chapecoense tem reforço de peso para jogo contra o Flamengo, pelo Brasileirão

Primeiro compromisso oficial do Flamengo é contra a Chapecoense O Flamengo volta a campo nesta…

16/07/2026
  • Notícias

Brasileirão 2026 voltou, e o Vasco perdeu! Veja como está a tabela da 19ª rodada após jogos desta quinta

Dois jogos abriram a 19ª rodada do Brasileirão Para quem estava com saudades, o Brasileirão…

16/07/2026
  • Destaque

Dirigente do Flamengo provoca Abel Ferreira, do Palmeiras: “Deve toda carreira ao Brasil”

José Boto destacou que nomes como Jorge Jesus e Leonardo Jardim fizeram história em outros…

16/07/2026