Destaque

Mundial de Clubes 2029: Brasil ganha 2 concorrentes para sediar torneio da FIFA

Compartilhe

Brasil, Espanha e Arábia Saudita querem o Mundial de Clubes


O Mundial de Clubes 2025 ainda nem acabou, mas o torneio de 2029 já começou, pelo menos nos bastidores. Afinal, há uma disputa junto à FIFA para saber quem vai receber a competição. O Brasil se posicionou abertamente sobre o desejo de sediar a competição. Porém, outros dois países sinalizaram o desejo de receber a disputa: Espanha e Arábia Saudita.

Cada país joga com ‘as cartas que têm’. O Brasil acredita que pode receber o Mundial por conta da boa presença de torcedores na competição nos Estados Unidos. Só o Flamengo, por exemplo, conseguiu colocar mais de 100 mil pessoas nas três partidas da primeira fase. Além disso, o valor dado à Copa do Mundo de Clubes pelos sul-americanos agrada à FIFA.

Já a Espanha vem forte e está alinhada a um dos objetivos da FIFA: tornar o Mundial de Clubes forte na Europa. Isso porque, apesar do sucesso da competição, o ‘Velho Continente’ ainda não trata a Copa do Mundo de Clubes como principal torneio do calendário. Assim sendo, jogar no continente pode fazer as equipes da região reverem conceitos.

Por fim, a Arábia Saudita quer o Mundial de Clubes como ‘preparatório’ para a Copa do Mundo de seleções que acontecerá no país, em 2034. Contudo, o país asiático tem como desvantagem a questão do clima. Como junho e julho são de calor extremo, não será possível jogar o torneio no meio do ano. Já a opção de alterar a data para dezembro é improvável e incomodaria as principais ligas europeias. Importante destacar que a Copa de seleções deve acontecer em janeiro.

BRASIL OTIMISTA

— É um assunto que conversei com o presidente (da FIFA, Gianni) Infantino. Vejo com bons olhos, até porque o futebol brasileiro está mostrando seu potencial nesse Mundial. Acredito que essa conversa ainda vai se estender um pouquinho, mas, se Deus quiser, o Brasil vai ser sede do Mundial de 2029 —, afirmou o presidente da CBF, Samir Xaud, à ESPN.

2025 AINDA NÃO ACABOU

Enquanto ocorre a disputa fora do campo por 2029, dentro das quatro linhas, em 2025, o Flamengo sonha com o título. No próximo domingo (29), o Rubro-Negro encara o Bayern de Munique (ALE), a partir das 17h (horário de Brasília), em Miami, com cobertura total do Coluna do Fla.

Notícias recentes

  • Destaque

A avaliação do Flamengo sobre o início de Anthony Valencia

Quanto o Flamengo pagou para contratar Anthony Valencia? Anthony Valencia foi o primeiro reforço contratado…

26/09/2026
  • Notícias

Flamengo vence Praia Clube após virada espetacular e conquista título da Copa SuperVôlei

Torneio amistoso de vôlei teve fim neste sábado (26) O Sesc RJ Flamengo venceu o…

26/09/2026
  • Destaque

CEO da Adidas exalta Flamengo e projeta futuro da relação: “Parceiros para sempre”

Flamengo possui contrato válido com a Adidas até 2029 A Adidas voltou a destacar a…

26/09/2026
  • Destaque

José Boto convoca torcida do Flamengo para reta final de 2026: “Confiem no nosso trabalho”

Flamengo disputa os títulos do Brasileirão e da Libertadores Depois de uma temporada histórica em…

26/09/2026
  • Destaque

Aprende, Ancelotti! Ex-Flamengo, Jorge Jesus é sincero sobre jogo de Portugal x Noruega: “Não terei medo nenhum”

Noruega eliminou o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo 2026 Jorge Jesus…

26/09/2026
  • Notícias

Preocupa? Gráfico destaca aproveitamento do Flamengo com e sem Plata em 2026

Gonzalo Plata, Ayrton Lucas e Evertton Araújo possuem lesões musculares no Flamengo O Flamengo utiliza…

26/09/2026