Consultor do Flamengo denuncia irregularidades processuais da Libra

Compartilhe

Marcelo Campos Pinto acusou fórmula incompleta, pagamentos antecipados e alteração ilegal de pauta em assembleia


O consultor do Flamengo na Libra, Marcelo Campos Pinto, desmistificou o rótulo de egoísta que o Rubro-Negro carrega na polêmica acerca da receita de transmissão do Brasileirão. O advogado acusou a entidade, nesta sexta-feira (10), de cometer irregularidades processuais graves.

O estatuto da Libra prevê que 30% da receita fixa seja distribuída por audiência, mas a fórmula para calculá-la é incompleta -, apontou Pinto em participação no Mengocast, no canal do Flamengo no YouTube, para acrescentar que:

A Libra exige a ponderação dos percentuais de audiência com o valor pago por cada plataforma de mídia, informação que não está discriminada no contrato com a Globo. A entidade, portanto, não tinha uma regra clara e aplicável -, destacou o consultor.

Pagamentos antecipados e ilegais?

Pinto explica que a Libra, por meio da Matus Projects, autorizou a Globo a fazer os pagamentos referentes a essa verba de audiência. O aval da entidade ocorreu antes de qualquer deliberação da assembleia dos clubes, que estava suspensa.

Ou seja, determinaram o pagamento usando um dos cenários, como se fosse uma decisão aprovada, quando na realidade a assembleia ainda não havia votado. A proposição de pagamento foi em 25 de agosto, também contrariando a decisão que não existiu na assembleia -, denunciou o consultor.

O que a Libra fez com Flamengo em seguida?

Quando a assembleia foi retomada em 26 de agosto, a Libra alterou indevidamente o item da pauta. O item original era escolher um critério para complementar a fórmula. O novo item propunha votar uma ‘proposta do Flamengo de alteração do estatuto’, mudando completamente o foco e a natureza da discussão, o que é vedado pela lei -, acusou Pinto.

Qual é o contexto entre Flamengo e Libra?

Todas as acusações de Pinto formam o contexto do embate entre Flamengo e Libra, que começou há muito tempo. O Rubro-Negro percebeu a injustiça em receber o mesmo que os clubes de menor expressão e manifestou o interesse em mudar o estatuto.

Os demais clubes, porém, não quiseram ouvir a proposta do Flamengo. Então, a equipe presidida por Luiz Eduardo Baptista, o Bap, tomou as medidas cabíveis na justiça. Assim, o Mais Querido conseguiu uma liminar que bloqueou R$ 77 milhões de reais.

O valor é um repasse da Globo para os clubes, que ficaram revoltados com o Mais Querido. Assim, surgiram as acusações de o Flamengo querer jogar sozinho, de o Rubro-Negro pensar apenas em si e de disseminar mentiras.

Notícias recentes

  • Notícias

Resultados da Copa do Brasil hoje: Atlético-MG tropeça em casa, e Vasco e Fluminense empatam em 0 a 0

Como foram os jogos da Copa do Brasil neste sábado (01)? O Flamengo aproveita alguns…

01/08/2026
  • Destaque

Flamengo aceita proposta do Athletic por Rayan Lucas, joia da base

Rayan Lucas retornou ao Flamengo após empréstimo para o Sporting (POR) O Flamengo segue 'de…

01/08/2026
  • Destaque

Time árabe anuncia contratação de Samir, ex-zagueiro do Flamengo

Quais são os números de Samir pelo Flamengo? A segunda janela de transferências de 2026…

01/08/2026
  • Notícias

Meia do Corinthians, Garro elege jogador do Flamengo como melhor do Brasileirão

Rodrigo Garro também fez outra menção ao Flamengo em entrevista Rodrigo Garro, meia do Corinthians,…

01/08/2026
  • Destaque

Flamengo rebate Palmeiras em nota oficial após novo ‘choro’ com arbitragem

Palmeiras venceu o Vitória em jogo marcado por polêmicas de arbitragem O Palmeiras emitiu, neste…

01/08/2026
  • Destaque

FIFA recua e desiste de plano para vender ações; decisão impacta no Mundial de Clubes

UEFA havia declarado boicote à FIFA por decisão Depois de grande pressão, a FIFA desistiu…

01/08/2026