Notícias

Arte, história e torcida: Flamengo apresenta novos muros da Gávea em comemoração aos 130 anos; veja vídeos

Compartilhe

Exposição a céu aberto reúne artistas e celebra ídolos, símbolos e a história rubro-negra na sede do clube


O Flamengo inaugurou, nesse sábado (15), os novos Muros da Gávea, uma exposição a céu aberto que celebra os 130 anos do clube. O Coluna do Fla acompanhou o evento e, assim, apresenta todos os detalhes para o torcedor rubro-negro.

A inauguração da exposição contou com a presença do presidente Luiz Eduardo Batpista, o Bap, e o embaixador do Flamengo Raul Plassman. Além disso, os artistas Mateu Velasco, Gugie Cavalcanti, Dolores Esos, Acme, Bruno Big e o Coletivo Negro Muro também estiveram no local.

VEJA IMAGENS:

O QUE DISSE BAP NA INAUGURAÇÃO DOS MUROS DO FLAMENGO?

Os 274 metros do muro da Rua Mário Ribeiro, na ligação Lagoa-Barra, se transformaram em uma verdadeira galeria de arte urbana que retrata momentos marcantes do Flamengo, dos ídolos e símbolos da Nação. Para compor a obra, seis artistas foram convidados a ilustrar personagens, referências e passagens que atravessam a história e a cultura rubro-negra.

Presidente do Mengão, Bap celebrou a história do clube e prometeu novas obras a cada mês. “Os muros não tinham vida nenhuma. Agora, a cidade ganhou uma nova vida. Isso é uma homenagem à história do Flamengo. A ideia é ter, em cada mês, uma pintura nova. É um museu a céu aberto.”

DE QUE FORMA OS MURAIS REPRESENTAM DIFERENTES LEITURAS DA IDENTIDADE RUBRO-NEGRA?

O Patrimônio Histórico do Flamengo coordenou a curadoria do projeto e, em parceria com o coletivo Negro Muro, definiu o conceito artístico dos murais. Dessa forma, a iniciativa passa a destacar diferentes leituras da identidade rubro-negra e abre a galeria com ‘Mística’, de Mateu Velasco, obra que retrata um urubu em xilogravura para unir tradição, cultura popular e energia do clube.

Em seguida, ‘Nação’, de Gugie Cavalcanti, reforça a presença mítica da torcida como a força que move o Flamengo. Ou seja, o projeto amplia o diálogo entre arte e paixão pelo Mengão logo nas primeiras obras apresentadas.

O coletivo Negro Muro também assina “Ele vibra, ele é fibra”, obra que homenageia Érica Lopes (Gazela Negra), Leônidas da Silva (Diamante Negro) e Ary Barroso. A pintura conecta o Flamengo a referências da dança, da música e da cultura popular, ampliando o diálogo entre esporte e arte. Em complemento, “O manto e a fé rubro-negra”, de Dolores, celebra o Manto Sagrado, a voz histórica de Apolinho e a devoção da Nação.

Por fim, outras duas obras completam o conjunto. “Galinho de Quintino, Buck e a Maior do Mundo”, de Acme, posiciona Zico como figura central e presta tributo a Guilherme “Buck”, ícone do remo. Já “O alvorecer magnético”, de Bruno Big, celebra os 130 anos do Flamengo ao destacar as origens do clube no remo e os barcos de nomes indígenas.

QUAIS ATIVIDADES MARCARAM A INAUGURAÇÃO DOS MUROS DO FLAMENGO?

Cabe destacar que a inauguração dos Muros da Gávea fez parte das celebrações pelos 130 anos do Flamengo. Para marcar a data, o clube preparou uma série de atividades na sede social, que começou com uma alvorada logo no início da manhã, seguida de um café da manhã no remo.

Além de Luiz Eduardo Baptista, presidente, e Flávio Willeman, vice-presidente geral e jurídico, que representaram a diretoria rubro-negra, o evento contou com uma presença especial: George Helal, ex-mandatário do clube e responsável pela aquisição do terreno do Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo.

Notícias recentes

  • Destaque

Com virada no fim, Flamengo vence Peñarol e cala ginásio uruguaio

Rubro-Negro superou o atual campeão uruguaio no Palacio Peñarol e volta à quadra nesta terça-feira…

28/09/2026
  • Destaque

Bap, do Flamengo, vê Argentina em festa com veto às bets no Brasil e desabafa: “Como vou pagar o Paquetá?”

Presidente do Flamengo afirma que compromissos futuros estão "seriamente ameaçados", rejeita ajuda do Governo e…

28/09/2026
  • Destaque

Sindicato vai ao Supremo contra MP das Bets e pede regra até o fim de 2026

Sinafut quer atuar como amigo da corte em ação relatada por Luiz Fux e alerta…

28/09/2026
  • Notícias

“Quem paga essa conta é o Flamengo”, diz Braz sobre proibição das casas de apostas

Marcos Braz classificou a MP das bets como "covarde, ineficaz e eleitoreira" e cobrou regras…

28/09/2026
  • Notícias

Especialista tira todas as dúvidas sobre fratura de Arrascaeta e explica recuperação de ídolo do Flamengo

Ao Coluna do Fla, fisioterapeuta Nelson Marques analisou o lance, detalhou a cirurgia e citou…

28/09/2026
  • Notícias

Ex-Flamengo e Palmeiras, Junior Baiano pede Pulgar na Seleção Brasileira: “Seria capitão”

Junior Baiano, ex-zagueiro do Flamengo e do Palmeiras, afirmou que Erick Pulgar seria titular do…

28/09/2026