
Foto: Divulgação/Libra e Flamengo
A disputa entre o Flamengo e os clubes da Liga do Futebol Brasileiro (Libra) ainda irá render muito. Isso porque, nesta quarta-feira (19), o presidente rubro-negro, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, comparou a Libra ao extinto Clube dos Treze, mas com “peruca loira”.
— O contrato da Libra é péssimo para o Flamengo. Se eu tiver que lutar pelo Flamengo, eu vou lutar. A Libra é um Clube dos 13 com peruca loira, com um bigode se disfarçando -, criticou Bap em entrevista ao Band Sports.
Os bastidores entre Flamengo e Palmeiras ficaram tensos devido às farpas entre Bap e Leila Pereira, presidente do time de verde. Assim, o dirigente rubro-negro pode ter mencionado “peruca loira” para se referir à palmeirense, ou isso pode não ter tido significado específico.
O Clube dos 13 era uma associação de grandes clubes brasileiros de futebol fundada em 1987 para defender interesses comerciais e políticos. O grupo é considerado responsável pela controvérsia no Campeonato Brasileiro daquele ano.
A criação da liga surgiu da vontade dos clubes em aumentar a receita, por exemplo, com a transmissão dos jogos do Brasileirão. Desse modo, definiram que o contrato com a Rede Globo (2025–2029) é dividido da seguinte forma: 40% de forma igualitária, 30% por desempenho e 30% por audiência.
O Flamengo questiona a metodologia utilizada para distribuir a parcela de receita por audiência (especialmente no pay-per-view). Isso porque, na visão de Bap, o modelo atual subestima a capacidade de geração de receita da audiência rubro-negra.
Além disso, o Flamengo alega que o estatuto da Libra exige unanimidade para a modificação desse critério e afirma que o “veto” não teve respeito em reuniões internas. Dessa maneira, depois de não conseguir convencer os demais clubes, o Rubro-Negro recorreu à Justiça.
A Justiça emitiu uma liminar que obrigava a Rede Globo a depositar R$ 77 milhões em juízo, impedindo o repasse normal desse valor à Libra até que as pendências fossem solucionadas. Contudo, a liminar já está derrubada.
Vlahovic tem apenas 26 anos e deixou a Juventus (ITA) de graça A temporada europeia…
Carlos Leite, que também representa Gerson, abriu o jogo sobre os bastidores Titular do Flamengo…
Vinicius Souza está atualmente no Wolfsburg (ALE) O Palmeiras segue ativo no mercado de transferências…
Flamengo e Botafogo travaram uma batalha nos bastidores por Luiz Henrique O Botafogo vive grave…
Qual ex-Flamengo tem chances de ser artilheiro da Copa do Mundo? Ex-Flamengo, Vini Jr é…
Everton Cebolinha tem contrato com o Flamengo até dezembro deste ano Everton Cebolinha tem futuro…