Notícias

CBF anuncia mudança no acesso à Libertadores e reformula a distribuição de vagas entre Brasileirão e Copa do Brasil

Compartilhe

O que mudou na distribuição de vagas para Libertadores?


Após a reunião do Conselho Técnico, a CBF publicou nessa segunda-feira (15) mudanças relevantes no regulamento da próxima temporada. Entre elas, está o novo modelo de classificação para a Libertadores.

Até a temporada de 2025, o Brasileirão garantia seis vagas na Libertadores. Os quatro melhores entravam direto na fase de grupos, enquanto o quinto e o sexto colocados se classificavam para a fase preliminar.

O QUE MUDOU?

A partir de 2026, o campeonato nacional passará a garantir do campeão até o quarto colocado acesso direto na fase de grupos da Libertadores. Por outro lado, o quinto lugar disputará a preliminar.

O ajuste ocorre em função da Copa do Brasil, que, a partir da próxima edição, levará dois clubes diretamente à Libertadores, ampliando o total de representantes brasileiros. O campeão entra direto na fase de grupos, enquanto o vice vai para a fase preliminar.

COMO VAI FUNCIONAR?

• Classificados para a fase de grupos: os 4 primeiros do Brasileirão + o campeão da Copa do Brasil.
• Classificados para a pré-Libertadores: o 5º do Brasileirão + o vice-campeão da Copa do Brasil.

E SE O CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL TERMINAR NO G4 DO BRASILEIRÃO?

Caso o campeão da Copa do Brasil termine no G4 do Brasileirão, o vice-campeão entra diretamente na fase de grupos da Libertadores. Em contrapartida, a vaga na preliminar vai para o melhor colocado do campeonato nacional, excluindo os já classificados.

QUAIS OS EXEMPLOS?

Exemplo: se clube ‘x’ for campeão do Brasileirão (vaga na fase de grupos) e vice da Copa do Brasil (vaga na pré-Libertadores), ele fica com a vaga direta, e a vaga na pré vai para o Brasileirão.

  • Se um clube brasileiro for campeão da Libertadores, a vaga adicional na competição segue no Brasileirão, como vem acontecendo.
  • Se um clube campeão da Copa do Brasil já tiver acesso à Libertadores através de outras competições, essa vaga direta passará ao vice da Copa do Brasil. Neste caso, a vaga na pré-Libertadores que seria do vice irá para o melhor colocado do Brasileirão anteriormente fora da zona de classificação.

Notícias recentes

  • Destaque

Flamengo e Palmeiras monitoram situação de Thiago Almada, ex-Botafogo

Thiago Almada está atualmente no Atlético de Madrid (ESP) O River Plate (ARG) está em…

04/06/2026
  • Destaque

Flamengo anuncia saídas de 5 atletas; veja lista

Em post nas redes sociais, Flamengo confirmou adeus de quinteto A equipe de vôlei rubro-negra,…

04/06/2026
  • Notícias

Flamengo vai tentar contratação de jogador da Seleção Brasileira após Copa do Mundo

Douglas Santos tem contrato com o Zenit (RUS) até junho de 2027 O Flamengo colocou…

04/06/2026
  • Destaque

Agente FIFA manda recado para rivais do Flamengo: “Vão ter que correr atrás”

Carlos Leite analisou cenário do futebol brasileiro Influente nos principais clubes do Brasil, o empresário…

04/06/2026
  • Destaque

Cabe no Flamengo? Arsenal coloca jogador à venda por valor ‘simbólico’

Kepa tem contrato com o Arsenal (ING) até junho de 2028 Depois de conquistar a…

04/06/2026
  • Notícias

Ancelotti tem problema de última hora, e Léo Pereira pode ser impactado em jogo do Brasil x Egito

Léo Pereira pode ser titular neste sábado (06), contra o Egito A zaga do Brasil…

04/06/2026