Destaque

De olho nas eleições, Flamengo quer participar mais da política em Brasília

Compartilhe

Esportes olímpicos e direitos de transmissão de jogos levam presidente do Flamengo a Brasília


O ano de 2026 será muito importante para o Flamengo, que é o atual campeão da Libertadores e do Brasileirão. Contudo, o Mais Querido também está de olho no âmbito político, especialmente em Brasília por causa das eleições.

Isso porque o Rubro-Negro acredita que o mandatário do clube, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, precisa agir de forma antecipada. Um dos assuntos mais relevantes é um conjunto de proibições aplicadas à Lei Geral do Esporte.

Como a Lei Geral do Esporte afeta o Flamengo?

A legislação passou a valer em 2023 com diversas proibições feitas pelo governo. Contudo, o Congresso ainda precisa votar se aceita ou derruba centenas desses vetos, o que afeta principalmente as modalidades olímpicas.

Vamos ter uma atuação importante em Brasília em 2026. Tivemos uma postura de apenas reagir neste ano, mas no próximo seremos mais ativos. Há vários pontos da lei que foram bloqueados por este governo -, afirmou Bap durante a apresentação das contas do clube.

O gestor se refere ao pedido de fim da cobrança de tributos sobre a compra de equipamentos e materiais esportivos modernos trazidos de outros países. Assim, o Mengão e os demais clubes pagariam menos para alimentar o setor amador.

O que mais o Flamengo pretende fazer em Brasília?

Nos últimos anos, o Mais Querido participou de discussões políticas importantes, como o programa de parcelamento de dívidas (Profut). A norma dá ao mandante o direito de vender a transmissão das partidas e, recentemente, trouxe mudanças nos encargos para clubes tradicionais e SAFs.

Existia uma proposta para que o clube social pagasse 11% de tributos e a SAF apenas 5%. O modelo tradicional pagaria mais do que a empresa? Foi uma briga difícil, com conversas pesadas. No fim, ficou decidido que ambos pagarão 5%. Isso acaba com a história de que ser SAF é obrigatoriamente melhor. O que importa é a qualidade da gestão -, explicou Bap.

Nos bastidores, o Flamengo possui bons contatos com parlamentares do partido Progressistas. As parcerias ajudaram na negociação recente sobre os impostos. O ex-presidente rubro-negro Eduardo Bandeira de Mello é deputado federal pelo PSB, mas não simpatiza com a atual liderança.

Ver comentários

  • O Bap é bolsonarista, deve fazer forte oposição ao governo Lula, mas ele esquece que o Lula tem grandes chances de ser reeleito, tem que ter interlocução com o governo atual, saber fazer politica é fundamental, se ficar escolhendo lado ta ferrado.

Notícias recentes

  • Notícias

Rafael Sobis chama Jorginho de “melhor jogador brasileiro” e agradece ao Flamengo

Rafael Sobis afirmou que é um privilégio ver o volante rubro-negro em campo Até os…

15/09/2026
  • Notícias

CEO do Maracanã explica como excesso chuva prejudica o gramado da casa do Flamengo

Fred Nantes detalha os desafios da manutenção do campo e garante troca total da grama…

15/09/2026
  • Notícias

Atenção, torcedores! Rio interdita vias no Maracanã para Flamengo x Del Valle nesta quinta

Bloqueios em vias no entorno do Maracanã começam já pela manhã desta quinta-feira (17) A…

15/09/2026
  • Manchetes

Conselho Deliberativo do Flamengo aprova proposta de profissionalismo; veja quais foram as mudanças

Como ficou definido a questão "Profissionalismo" no Flamengo?   O Conselho Deliberativo do Flamengo tomou…

15/09/2026
  • Notícias

Torcedores do Flamengo elegem Samuel Lino e Pulgar nas premiações de agosto

Nação elegeu Lino como Craque do Mês, enquanto o gol de Pulgar contra o Vitória…

15/09/2026
  • Manchetes

Fluminense é o 1° classificado para a semifinal da Libertadores; Flamengo está na disputa

Como estão os confrontos das quartas de final da Libertadores?   Os confrontos decisivos das…

15/09/2026