Notícias

Brasileirão deve mudar de nome em 2027

Compartilhe

Ideia é valorizar as quatro divisões do futebol brasileiro com marcas próprias


Voltou a ser assunto nas redes sociais a possibilidade de mudança do nome do Brasileirão. A revelação foi feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em novembro, mas domina a internet neste início de ano. Assim como acontece em outros países, a ideia é que cada divisão tenha uma marca própria.

— Transcende as áreas de marketing e comercial. É um processo de planejamento da CBF, um projeto antigo. Essa ideia se faz necessária para que a gente possa criar uma identidade visual das competições, para que a gente faça uma conexão do futebol como um todo e trazendo uma identificação de cada competição. Isso faz com que as competições passem a ser um produto e tenham valor diferenciado —, disse o diretor de marketing da CBF, Cláudio Gomes.

— É muito ruim quando você zoa o seu colega quando o seu time cai para a Série B, Série C, Série D. Isso vai acabar. Ele não vai cair, vai mudar de liga. Essa é a ideia. Além da identidade visual, cada competição vai ser a tua identificação também. É menos traumático do que ter uma unificação de séries. Hoje, a logomarca é a mesma, só muda a divisão —, acrescentou Gomes, ao ‘Cast FC’.

E QUAL SERÁ O NOME DO BRASILEIRÃO?

A CBF ainda não definiu quais serão os nomes das quatro divisões, mas uma delas receberá a denominação de ‘Liga Raiz do Brasil’. Na internet, algumas páginas já estão sugerindo marcas, como ‘Superliga do Brasil’, ‘Liga Brasil’ e ‘Liga Nacional’, porém, as três são meramente especulativas.

A ideia é que os novos nomes já sejam implantados a partir de 2027. Na atual temporada, a CBF usará para debater mais profundamente o tema e fazer as respectivas divisões, além das definições dos nomes de cada uma. Na Europa, por exemplo, a primeira divisão da Inglaterra é a Premier League, e a segunda se chama Championship.

Notícias recentes

  • Destaque

Ex-Flamengo, Petkovic critica limite de estrangeiros no Brasil e aponta problema na formação de jogadores

Ídolo do Flamengo, ex-jogador questionou redução gradual determinada pela CBF e defendeu mudanças no processo…

25/09/2026
  • Destaque

Boto coloca Prestianni e mais 3 jogadores como ‘reforços que cabem’ do Flamengo

Diretor de futebol do Rubro-Negro citou quatro atletas que atuam em Portugal e que, na…

25/09/2026
  • Notícias

Ancelotti confirma que fará mudanças na escalação para 2º jogo do Brasil x Austrália; Pedro e Samuel Lino sonham com titularidade

Quando será o segundo amistoso entre Brasil e Austrália? A Seleção Brasileira empatou em 1…

25/09/2026
  • Destaque

Campeão mundial pelo Flamengo é anunciado como novo técnico de time da Série B do Brasileirão

Comandante do time sub-20 do Flamengo no Mundial do ano passado, Bruno Pivetti é o…

25/09/2026
  • Notícias

Vinicius Souza aponta “realização de sonho” ao falar sobre futuro retorno ao Flamengo

'Vinição' se formou na base do Flamengo Um dos destaques do Wolfsburg (ALE) em 2026,…

25/09/2026
  • Destaque

Jogadores do Flamengo imploram para que Saúl seja banido do Instagram

Saúl viralizou nas redes sociais na quinta-feira (24) Saúl brilhou na vitória do Flamengo sobre…

25/09/2026