Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo
Bruno Henrique, originalmente atacante pela esquerda, tem atuado majoritariamente como ‘falso 9’ sob comando de Filipe Luís. Após a classificação do Flamengo à semifinal do Campeonato Carioca, o treinador elogiou a versatilidade do capitão e afirmou que poderá posicioná-lo na ponta caso a equipe precise.
— Titular na final da Libertadores sem o Pedro e sem o Plata, o Bruno foi o nosso atacante. É muito curta a memória. Ele se sacrifica muito, é o líder, nosso capitão, dá a vida em campo cada vez que joga. Jogou na posição dele, com dois atacantes, caindo pelo lado que gosta, a maior virtude dele é o ataque ao espaço e faz o que o treinador pede -, iniciou, antes de completar:
— Se eu colocar ele no ataque, na direita, na esquerda, ele vai jogar e vai sempre dar o melhor dele. Um jogador que é ídolo, com mais títulos na história, e tem que ter um respeito maior por esses jogadores que aparecem no momento que mais precisamos. A ponta esquerda pode ser (opção) se precisarmos dele, mas agora estou optando pelo Cebolinha, que está nesse nível, e o Lino, que estamos tentando recuperar -, finalizou.
Atualmente, o Flamengo conta com apenas um centroavante de ofício no elenco principal: Pedro. O atacante, porém, enfrentou lesões que o afastaram dos gramados por longo período na temporada passada, o que reduziu as opções para o setor.
Na ocasião, Filipe Luís tinha Juninho à disposição e chegou a utilizá-lo em algumas partidas. No entanto, o treinador priorizou Bruno Henrique na função mais centralizada, como ‘falso 9’, transformando o camisa 27 na principal alternativa para o comando de ataque. No início de 2026, o clube negociou Juninho com o Pumas (MEX), o que voltou a limitar as opções para a posição.
Enquanto isso, pela ponta esquerda, Samuel Lino e Cebolinha disputam espaço no elenco, e Bruno Henrique raramente atua aberto pelos lados. Além disso, o Flamengo segue no mercado em busca de um centroavante, mas até o momento não anunciou reforço para a função.
Ainda assim, utilizar o camisa 27 na esquerda, posição em que atuou por mais de cinco temporadas pelo Rubro-Negro, permanece como alternativa. Filipe Luís considera a opção conforme a necessidade da equipe.
Quais são as mudanças que Leonardo Jardim prepara no Flamengo? O Flamengo volta a campo…
O que disse Gabriel Batista em entrevista coletiva como jogador do Botafogo? O goleiro…
Qual foi a promessa de Thiago Almada após ficar à disposição da Argentina na Copa…
Jogo entre Palmeiras e Coritiba acontece no Estádio Couto Pereira O Flamengo entra em campo…
Boto coloca Flamengo acima de Crystal Palace (ING) ao explicar não ida de Arrascaeta para…
Flamengo volta a campo pelo Campeonato Brasileiro Enfim, a espera chega ao fim! O Flamengo…