Destaque

Nação Flamengo! Clube protocola pedido para reconhecimento como patrimônio cultural imaterial do Brasil no Iphan

Compartilhe

Flamengo deu um passo para reconhecimento ainda maior, da ONU


A Nação Flamengo está cada vez mais perto dos reconhecimentos nacionais e internacionais. Nesta segunda-feira (16), o clube deu mais um passo para ter o ‘selo’ da Organização das Nações Unidas (ONU). O Mais Querido protocolou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o pedido para que a torcida seja reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

O documento foi entregue pelo maior ídolo da história do clube, Zico, ao presidente do IPHAN, Leandro Grass, e ao diretor de Patrimônio Imaterial da instituição, Deyvesson Gusmão, na visita ao acervo do Patrimônio Histórico do clube, na Gávea. O Rubro-Negro segue contando com as assinaturas dos torcedores para seguir alavancando os números.

O Flamengo é uma Nação. Uma Nação sem fronteiras. Uma Nação de 45 milhões de pessoas que fala a mesma língua, que compartilha a mesma paixão e que se reconhece em qualquer parte do mundo —, afirmou Zico, em novo vídeo destinado à Nação.

O QUE PENSA O IPHAN, AFINAL?

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, afirmou que o pedido apresentado pelo Flamengo abre um diálogo relevante sobre o reconhecimento de elementos culturais ligados ao futebol no Brasil. Segundo ele, a proposta de registrar a chamada Nação Rubro-Negra como patrimônio imaterial representa uma possibilidade inovadora dentro da política nacional de patrimônio.

A iniciativa do Flamengo junto ao Iphan vem acompanhada de um chamado para que a Nação se mobilize em torno da petição pública lançada ano passado pelo reconhecimento na ONU. Em resumo, o documento já reúne cerca de 600 mil assinaturas e a meta agora é alcançar 1 milhão de adesões. Desse modo, os torcedores podem registrar seu apoio na página peticao.flamengo.com.br.

Notícias recentes

  • Manchetes

CBF confirma lesão de Lucas Paquetá após jogo do Brasil x Japão, pela Copa do Mundo

O que aconteceu com Lucas Paquetá em jogo do Brasil x Japão?   A Confederação…

30/06/2026
  • Manchetes

Jogador do Flamengo assume responsabilidade em gol do Japão contra o Brasil na Copa do Mundo

O que disse Danilo, jogador do Flamengo, após Brasil x Japão na Copa do Mundo?…

30/06/2026
  • Destaque

Costa do Marfim x Noruega define próximo adversário do Brasil na Copa do Mundo; veja palpites e onde assistir

Brasil aguarda o vencedor do confronto entre Costa do Marfim e Noruega A Seleção Brasileira…

30/06/2026
  • Notícias

Flamengo fez proposta por Martín Ojeda? Veja apuração do Coluna do Fla

O Coluna do Fla apurou sobre o suposto interesse do Flamengo no meio campista do…

30/06/2026
  • Notícias

Paquetá passa por exames em Nova Jersey nesta terça; jogador do Flamengo é dúvida para a próxima fase da Copa

Paquetá deixou o gramado de jogo do Brasil x Japão com dores na coxa A…

30/06/2026
  • Destaque

Capitão do Cruzeiro, Lucas Silva demonstra confiança antes de jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

Quando serão os jogos entre Flamengo e Cruzeiro? O calendário do futebol sul-americano está paralisado…

30/06/2026