Notícias

Árbitro de França x Espanha apitou vitória inesquecível do Flamengo e ativou ‘protocolo Vinicius Jr’ na Copa

Compartilhe

Semifinal da Copa do Mundo contará com árbitro salvadorenho


França e Espanha se enfrentam nesta terça-feira (14), às 16h (horário de Brasília), em Dallas, em busca de uma vaga na grande final da Copa do Mundo. Designado como árbitro do clássico, Iván Barton acumula feitos, como a condução da vitória do Flamengo sobre o Chelsea (ING) no Mundial de Clubes de 2025 e a aplicação rigorosa do ‘Protocolo Vinicius Jr’ na atual edição do torneio mundial.

QUEM É O ÁRBITRO IVÁN BARTON?

Nascido em Santa Ana, El Salvador, Iván Barton possui apenas 35 anos. A formação acadêmica aponta para a área de Ciências Químicas, curso concluído na Universidade de El Salvador.

A carreira no futebol ganhou força durante os estudos universitários. A transição definitiva para os gramados exigiu dedicação exclusiva, resultando na paralisação das atividades como químico para cumprir o calendário intenso de viagens internacionais.

COMO O PROFISSIONAL GANHOU RELEVÂNCIA MUNDIAL?

O ingresso no quadro da FIFA aconteceu em 2018. Desde então, a presença em torneios globais se tornou rotina. A atuação engloba duelos da Seleção Brasileira, a exemplo da partida contra a Alemanha nas Olimpíadas de Tóquio em 2021 e o jogo contra a Suíça na Copa de 2022. Ademais, o currículo ostenta passagens pela Liga Profissional Saudita.

Vale destacar a participação no Mundial de Clubes de 2025. O árbitro comandou a vitória histórica do Flamengo sobre o Chelsea pela fase de grupos. O duelo encerrou com placar de 3 a 1 para o Rubro-Negro, com gols anotados por Bruno Henrique, Danilo e Wallace Yan.

QUAL A RELAÇÃO DE IVÁN BARTON COM A NOVA REGRA DA FIFA?

O nome de Iván Barton ganhou projeção na atual edição da Copa do Mundo pela aplicação rigorosa do chamado ‘Protocolo Vinicius Jr’. A expulsão do meia atacante Almirón, do Paraguai, no confronto contra a Turquia, ilustra a postura do árbitro.

O atleta paraguaio recebeu cartão vermelho após cobrir a boca durante discussão com um adversário, atitude flagrada pelo árbitro após revisão no sistema de vídeo.
Essa norma surgiu como ferramenta de combate a comportamentos discriminatórios.

A International Football Association Board aprovou a diretriz, permitindo a expulsão de jogadores que escondam a boca ao falar com adversários. Desse modo, o termo informal surgiu após episódios de racismo no futebol.

Em um caso recente ocorrido no Mundial de Clubes, Vini Junior e Kylian Mbappé acusaram o argentino Gianluca Prestianni, do Benfica (ING), de ofensas racistas, o que resultou na suspensão do jogador por seis partidas.

O QUE ESPERAR DO DUELO ENTRE FRANÇA E ESPANHA?

A expectativa gira em torno de uma partida intensa. A Espanha, vencedora da edição de 2010, persegue a segunda decisão na história do torneio. Em contrapartida, a França busca a quinta final mundial, visando o terceiro troféu.

Notícias recentes

  • Destaque

Agora técnico, Diego Souza se inspira em Filipe Luís: “Muitos treinadores não conseguiram fazer o Flamengo render”

Diego Souza é o novo técnico do Joinville, de Santa Catarina Ex-Flamengo e com passagens…

06/08/2026
  • Notícias

DM zerado! Luiz Araújo avança em recuperação e pode reforçar o Flamengo na Libertadores

Luiz Araújo está em fase de transição e deve ficar à disposição do Flamengo contra…

06/08/2026
  • Notícias

Com ajuda de jogador do Flamengo, México garante vaga na Copa do Mundo Sub-20

Diego Reyes, do Flamengo, auxiliou o México a se classificar para o Mundial Sub-20 A…

06/08/2026
  • Destaque

O retorno de Plata para defender posto de maior driblador de 2026 em Flamengo x Vitória

Samuel Lino, Carrascal e Plata são os maiores dribladores do Flamengo nesta temporada O jogo…

06/08/2026
  • Notícias

Filipe Luís vence 1º jogo internacional no comando do Monaco

Contra o Getafe (ESP), Filipe Luís conheceu a primeira vitória contra time ‘não francês’ no…

06/08/2026
  • Notícias

O argumento de Bap sobre preço dos ingressos do Flamengo

Flamengo paga caro para jogar no Maracanã, diz Luiz Eduardo Baptista Uma reclamação em comum…

06/08/2026