Fotos: Reprodução
Marcado na história do Palmeiras pelo título da Libertadores de 1999, Júnior Baiano nunca escondeu que o coração é rubro-negro. Revelado nas categorias de base do Flamengo, o ex-zagueiro não teve dúvidas quando foi questionado se prefere o Mengão campeão do mundo ou Brasil hexa.
“Eu sou Flamengo de coração. Meu time em primeiro lugar. Eu sou Flamengo, então, Flamengo sempre”, disse Júnior Baiano, em brincadeira realizada pelo perfil ‘Arena Fla’. Além de desejar o bicampeonato mundial do Mengão, o ex-zagueiro deu outras mostras de amor ao clube.
Ao ser perguntado sobre qual o jogo mais marcante pelo Flamengo, Baiano apontou o primeiro embate da final do Campeonato Brasileiro de 1992. Na ocasião, o Mengão atropelou o Botafogo e colocou uma mão na taça com o triunfo por 3 a 0. Na partida de volta, o Rubro-Negro jogou com o regulamento sob o braço e empatou em 2 a 2, ficando com o penta, na ocasião.
Júnior Baiano teve três passagens como zagueiro pelo Flamengo (1989-1993, 1996-1997 e 2004). Revelado nas categorias de base do clube, o ex-defensor conquistou títulos importantes como a Copa do Brasil de 1990 e o Campeonato Brasileiro de 1992. O zagueiro apareceu para o futebol mundial em 1990, fazendo o gol do título da Copinha do Mengão, contra o Juventus-SP, em belo toque de cobertura.
Convocado para a Copa do Mundo de 1998, Júnior Baiano assinou com o Palmeiras logo depois e conquistou dois títulos internacionais: Copa Mercosul (1998) e Libertadores (1999). Apesar da forte identificação com o Flamengo, o zagueiro tem mais reconhecimento dos torcedores do time paulista.
Para o Brasil, faltam quatro jogos para o hexa. Afinal, o time de Carlo Ancelotti está nas oitavas de final da Copa do Mundo e encara a Noruega, no domingo (05), a partir das 17h (horário de Brasília). O embate acontece no Estádio de Nova York e Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Já o Flamengo tem um caminho mais longo para o bimundial: faltam dez partidas. Para conseguir mais uma estrela no uniforme, o Mengão precisa ganhar a Libertadores – encara o Cruzeiro, nas oitavas de final. Posteriormente, tem de levantar o Dérbi das Américas, o Challenger Cup e bater o PSG (FRA) na decisão intercontinental.
— Júnior Baiano foi um grande zagueiro, mas tem pouco reconhecimento do torcedor rubro-negro. É verdade que ele tinha até musiquinha: “O Baiano é mau, pega um pega geral”. Mas o vejo com mais moral com os palmeirenses. Contudo, ele ganhou títulos importantíssimos no Mengão —, disse Pedro Paulo Catonho, jornalista do Coluna do Fla.
Hugo Souza sofreu um gol de falta pela Seleção e foi alvo de críticas O…
Camisa 10 do Santos esteve no Maracanã para acompanhar duelo entre Cowboys e Ravens Neymar…
Alguns atletas rubro-negros marcaram presença na partida Com emoção e no último lance. Assim, o…
Jorge Jesus voltou a falar do Flamengo após vitória de Portugal Ídolo do Flamengo, Jorge…
Agência provou que enviou oferta ao Flamengo A Fatal Model fez a proposta, o Flamengo…
Djair, que teve passagem rápida pelo Flamengo, deu opinião polêmica sobre quem é melhor lateral…