Destaque

Ídolo do Flamengo, Zico implora pelo fim das comparações entre Pelé e Messi

Compartilhe

Assunto cresceu às vésperas da final da Copa do Mundo


Antes de a Espanha vencer a Argentina na final da Copa do Mundo, surgiu o debate sobre a chance de Messi superar o Pelé na história do futebol. Com a derrota dos ‘hermanos’ por 1 a 0, o assunto esfriou. Afinal, o brasileiro tem três Mundiais, e Lionel segue com uma taça. Revoltado com a possibilidade de comparação, Zico, maior 10 da história do Flamengo, implorou pelo fim desse tipo de discussão.

(Não gosto quando as pessoas) colocam o nome do Pelé no meio dessas discussões. Isso que eu não acho legal. O que o Pelé fez no futebol vai ser difícil outra pessoa fazer. O brasileiro tem que entender, agradecer e reverenciar esse cara por tudo que ele fez por todos nós. Pelo que ele foi, pelo que ele representa e pelo que ele jogou. Ele estava na frente de todo mundo em outra época, e se ele estivesse agora faria bem mais. Por favor, tirem o Pelé dessas coisas. Primeiro é o Pelé e depois vêm os outros. E fim de papo —, disse Zico.

Eu vejo alguns brasileiros que realmente levantam certos temas… O Pelé é outra história, um outro ser, uma lenda. Se muitos usam a camisa 10 hoje é por causa dele. Tudo que todo mundo faz aí, ele fazia antes. E não tem esse negócio de época, que não tinha espaço. Ele levava porrada o tempo todo, marcação em cima, ele foi o primeiro a ter marcação individual. Na Copa de 1966 tiraram ele de campo (com marcação pesada). Vamos respeitar a história —, acrescentou o Galinho, no ‘Canal Zico 10’.

VALIA A DISCUSSÃO, ENTÃO?

Em resumo, quem defendia a comparação entre Messi e Pelé usava o seguinte argumento: o Rei tem três Copas. Porém, os amantes do argentino dizem que o brasileiro foi coadjuvante de Garrincha em 1958 e, no bi de 1962, disputou apenas os dois primeiros jogos, por conta de lesão. No tri de 1970, não há debate sobre a genialidade de Edson Arantes do Nascimento.

Os fãs de Messi argumentam que ‘La Pulga’ carregou a Argentina sozinho no vice de 2014, foi ‘o cara’ no título de 2022 e também seria ‘o nome’ da conquista de 2026. Mas faltou combinar com a Espanha, que acabou com qualquer possibilidade de debate ao ficar com o título.

QUAL É A OPINIÃO DO AUTOR, AFINAL?

Como bem disse o Zico, a camisa 10 tem esse significado graças ao Pelé. Pelé tem três Copas. Pelé parou guerra. Pelé é sinônimo de excelência. Messi é um dos maiores de todos os tempos, mas ainda não cabe na mesma ‘mesa’ do Rei do Futebol. Nem mesmo se ganhasse a Copa do Mundo deste ano —, comentou Pedro Paulo Catonho, jornalista do Coluna do Fla.

Notícias recentes

  • Destaque

Indireta para o Flamengo? River Plate posta vídeo de Almada com música brasileira; veja

River Plate (ARG) publicou jogada de Almada com a música “Pense em mim” O River…

07/09/2026
  • Notícias

O que Saúl disse sobre voltar a ganhar sequência depois de 10 jogos sem atuar

Meia espanhol entrou no lugar de Lucas Paquetá no fim da partida e falou sobre…

07/09/2026
  • Notícias

Imprensa equatoriana volta de Plata e estreia de Valencia no Flamengo

Portais equatorianos destacaram a estreia de Anthony Valencia e o retorno de Gonzalo Plata antes…

07/09/2026
  • Notícias

O vitimismo de Abel Ferreira após perder a liderança para o Flamengo

Abel Ferreira fala em "obrigação" ao comparar elencos O Palmeiras perdeu a liderança do Brasileirão…

07/09/2026
  • Destaque

Jogador do Remo lamenta erros e resume vitória do Flamengo a “detalhe”

O que o volante Patrick disse sobre a vitória do Flamengo? O Flamengo superou o…

07/09/2026
  • Notícias

Plata reforça Flamengo, mas Leonardo Jardim tem 4 baixas contra Del Valle, pela Libertadores

Cebolinha, Lorran, Evertton Araújo e Alex Sandro estão fora da relação para jogo da Libertadores…

07/09/2026