Notícias

A contribuição do Flamengo no recorde de 174 estrangeiros no Brasileirão de 2026

Compartilhe

Flamengo possui nove estrangeiros no elenco, contando com o ítalo-brasileiro Jorginho


A abertura da janela de transferências fez o Brasileirão atingir o recorde de 174 estrangeiros, dois a mais que a edição de 2025. Assim, a contribuição do Flamengo é com nove ‘gringos’ do elenco atual. Jorge Carrascal, colombiano contratado junto ao Dínamo de Moscou (RUS), foi o último a se juntar ao Mengão.

O estrangeiro mais experiente do elenco do Fla é Arrascaeta. Isso porque o ídolo rubro-negro está no Mais Querido desde 2019. O levantamento do Transfermarkt aponta ainda que há jogadores de 26 países diferentes na Série A do Brasileirão.

Quem são os outros estrangeiros do Flamengo?

  1. Rossi – Argentina
  2. Varela – Uruguai
  3. Pulgar – Chile
  4. Jorginho – Itália
  5. Saúl – Espanha
  6. De La Cruz – Uruguai
  7. Arrascaeta – Uruguai
  8. Carrascal – Colômbia
  9. Plata – Equador

Jorginho, porém, possui dupla nacionalidade, já que nasceu no Brasil, mas se naturalizou italiano. Além dos nove, o Flamengo também detém os direitos de Matías Viña, uruguaio emprestado ao River Plate (ARG), que o afastou.

Tem algum clube com mais estrangeiros que o Flamengo no Brasileirão?

Athletico-PR, Botafogo, Grêmio e Vasco possuem 12 estrangeiros cada, enquanto Fluminense, Internacional e Palmeiras têm 11. Então, o Mengo está empatado com Cruzeiro, Atlético-MG, São Paulo e Bahia no quesito.

Existe limite de estrangeiros por clube no Brasil?

Os times podem contratar quantos gringos quiserem. Contudo, só poderão relacionar até nove estrangeiros por partida em competições nacionais. Na Libertadores, porém, não há limite de atletas de fora na lista por duelo.

Flamengo pensa em contratar mais jogadores de fora do Brasil?

O Rubro-Negro quase aumentou o número de estrangeiros no elenco quando tentou contratar Thiago Almada. Contudo, o meia argentino fez alta pedida salarial ao Mais Querido, que preferiu sair da disputa com o River Plate.

Até quando a janela de transferências fica aberta?

Então, há chances de o número de atletas não brasileiros aumentar no campeonato nacional. Isso porque a janela de transferências se encerra no dia 11 de setembro, o que mantém viva a expectativa rubro-negra por reforços.

Qual é a opinião do autor sobre estrangeiros no futebol brasileiro?

Arrascaeta é provavelmente o maior gringo da história do futebol brasileiro. Além de ídolo do Flamengo, o meia teve conquistas significativas pelo Cruzeiro. Talvez D’Alessandro e Petkovic entrem na briga”, opinou João Vítor Reis, do Coluna do Fla.

Notícias recentes

  • Notícias

CEO do Maracanã explica como excesso chuva prejudica o gramado da casa do Flamengo

Fred Nantes detalha os desafios da manutenção do campo e garante troca total da grama…

15/09/2026
  • Notícias

Atenção, torcedores! Rio interdita vias no Maracanã para Flamengo x Del Valle nesta quinta

Bloqueios em vias no entorno do Maracanã começam já pela manhã desta quinta-feira (17) A…

15/09/2026
  • Manchetes

Conselho Deliberativo do Flamengo aprova proposta de profissionalismo; veja quais foram as mudanças

Como ficou definido a questão "Profissionalismo" no Flamengo?   O Conselho Deliberativo do Flamengo tomou…

15/09/2026
  • Notícias

Torcedores do Flamengo elegem Samuel Lino e Pulgar nas premiações de agosto

Nação elegeu Lino como Craque do Mês, enquanto o gol de Pulgar contra o Vitória…

15/09/2026
  • Manchetes

Fluminense é o 1° classificado para a semifinal da Libertadores; Flamengo está na disputa

Como estão os confrontos das quartas de final da Libertadores?   Os confrontos decisivos das…

15/09/2026
  • Notícias

Flamengo lança coleção com Jeremias pelos 90 anos de Mauricio de Sousa

Personagem, que já faz parte da torcida rubro-negra, aparece nas cores e nos símbolos do…

15/09/2026