No debate entre os três candidatos à presidência do Flamengo, quarta-feira, no Bate-Bola na Veia da ESPN Brasil, os três saíram perdendo no tema mais relevante para o triênio 2016-2018. Eduardo Bandeira de Mello (chapa azul, buscanso a reeleição), Walim Vasconcellos (verde, dissidência e ex-vice na atual administração) e Cacau Cotta (branca, vice-presidente quando Patrícia Amorim estava no poder) não convenceram quando o assunto foi o futebol.
Falando sobre quem será o técnico capaz de montar um time competitivo de fato, respostas vagas e nada convincentes. Bandeira disse que Oswaldo de Oliveira é o seu treinador para a temporada que virá. E demonstrou a mesma convicção que o clube teve quando foi buscar seus quatro últimos técnicos (Ney Franco, Vanderlei Luxemburgo, Cristóvão Borges e o próprio Oswaldo), ou seja, nenhuma. Parecia uma declaração meramente protocolar.
Cacau tentou ser direto e acabou assustando ao afirmar que Jayme de Almeida e Andrade formariam sua dupla de treinadores. Campeões nos dois últimos títulos de âmbito nacional do clube, ambos não demonstraram condições de prosseguir meses depois. Personagens históricos do Flamengo, merecem todo respeito e reverência, mas no futebol competitivo de hoje, claramente não são as pessoas certas para a função.
Wallim Vasconcellos, que foi vice de futebol no mandato de Bandeira, sinalizou que poderá ser um estrangeiro, mas ficou claro que ainda não tem um nome. Se muitos brasileiros não convencem, e isso é evidente, poderia ter apresentado plano concreto. Algo como procurar Jorge Sampaoli e se ouvir não (o mais provável no momento), relatar a tentativa e chegar ao debate com um nome. Diego Aguirre, por exemplo.
O Flamengo não poderá deixar de pagar suas dívidas. Não só pelos compromissos assumindos quando aderiu ao Profut, mas também pela lei de responsabilidade fiscal do clube, em vigor desde abril, E pela cobrança dos rubro-negros, que compreenderam esses anos de cinto apertado para colocar a casa em ordem. Com o trem andando bem, é óbvio que não querem vê-lo descarrilar. Há o desejo de que sigam o caminho e grande repulsa pela volta de velhos personagens que criaram a monstruosa dívida.
Enfim a torcida espera ver um time de futebol competitivo. Que avance a cada temporada, tenha futuro, planejamento, consistência. Por que de nada terá adiantado a boa atuação política-econômica-administrativa se no campo as coisas seguirem como estão. Falta estrutura para os profissionais e também no comando do futebol, infestado por corneteiros de toda ordem que só atrapalham. E no debate nenhum dos três candidatos conseguiu ser convincente no quesito fundamental.
Fonte: Mauro Cezar Pereira
Não tem como comentar sobre o Cacau, sua gestão seria a falência do clube. Pra mim a melhor chapa é a verde, mas Wallim é candidato pra perder. Deveriam ter escolhido outro pra concorrer. Bandeira leva essa fácil, o que não acho ruim. Como disse o Cacau, ajudando o Bandeira, ele tem o DNA do grupo vencedor em 2012.
O melhor seria o Wallin, nem tanto pelo presidente mas pelo grupo que foi quem montou o projeto que tirou o Flamengo da Lama. Bandeira não tem poder de decisão, e vai acabar nas mãos das demais raposas da Gavea, no momento já é manipulado pelo Godinho, que é quem manda de verdade no futebol no momento. Em suma, espero que as coisas mudem mas a reeleição do EBM será sim ruim. Basta que façamos um exercicio simples, quando um candidato reeleito em qualquer cargo exerceu um bom mandato, e veremos que as chances de dar errado são ernomes. Cacau é um candidato do passado, e não interessa a nação, que entende que o futebol de hoje precisa de gestão administrativa coerente e compromissada com orçamentos e gastos controlados.
Vc pra saber tanto pq acontece la dentro deve trabalhar la ne??
Wendel….é só acompanhar o Flamengo diariamente como eu faço desde sempre….segue o link para que vc saiba também…Godinho manda no futebol desde que o EBM se separou do grupo original, o Biscoito é mera figura decorativa, e o RC não tem poder de mando nenhum no momento.
https://www.colunadofla.com/2015/11/por-enquanto-flamengo-mantem-oswaldo-nos-planos-e-diego-souza-ganha-forca-para-2016/
o Godinho manda pois como o EBM disse é ele que será o VP de Futebol.
conversa de louco. kkkkkk
Se foi o Bandeira que nomeou o Godinho, quem manda é o Bandeira. kkkkkk
Ta ele é responsável pelo futebol mas vc falar que o bandera não tem poder algum de decisão isso já e um exagero,eu sei que o godinho vai ser VP de futebol e o biscotto e so uma figura decorativa,o que não concordei no comentário foi esta parte de que o bandera não tem poder de decisão visto que ele é e será o presidente
O próprio EBM falou q o Godinho vai assumir o futebol……como o Wallin de forma correta disse q ele eh o 001 do EBM.
Eu sei o que não concordei foi falar que o EBM não tem poder de decisão
Em relação ao wallim pra mim ta bom se ele ou bandera ganhar mas acho que o wallim pecou ao falar que se ganhar volta pra ferj ai já era
Engraçado você afirmar que o EBM não tem poder de decisão porque uma das principais reclamações que motivaram a criação da Chapa Verde era porque EBM tomava as decisões de forma personalista, sem ouvir os demais integrantes. Quanto ao tal exercício simples não existe nenhuma correlação entre um bom mandato seguido por um mal mandato em caso de reeleição. Isso só acontece quando o gestor gasta excessivamente os recursos no primeiro mandato, fazendo a festa da galera, e a conta aparece para ser paga no segundo mandato. No caso da gestão do EBM o principal da conta esta sendo paga no primeiro mandato o que fará que o segundo mandato tenha muito mais recursos para investir no clube. Você tem todo o direito de torcer pelo Wallin, mas suas premissas sobre o EBM são totalmente falsas. SRN
Esse Wallim, parece aqueles vizinhos, que em todo prédio tem; que mora na cobertura, tem 3 vagas na garagem, os melhores carros, chegando a impressionar boa parte dos condôminos; mas quando chegam as eleições para síndico, nenhum morador em sã coinsciência pretende vê-lo como síndico, pois sabem que, subirá a taxa de condomínio, estará a maior parte do tempo, viajando, e por ser o “riquinho” do prédio, dirá: ” quem não tiver condições, que se mude”. Parecendo mais, uns novos-ricos, que por mais um capricho, tentam “comprar”, o clube, para o qual torcem, mas que há pouco menos de 5 anos atrás , nem sócios eram. Inclusive, alguns , nem no Rio de Janeiro moram, e queriam administrar o clube pelo telefone. Se contentem a serem hojecem dia, uns dos sócios mais ricos do clube.
Acho desnecessário o Flamengo voltar com a FERJ ano que vem como disse wallin praticamente! Não sou a favor!
Se a Chapa Verde colocasse o Landim ou Tostes seria uma boa. Wallin já tem a imagem desgastada pela arrogância e despretensiosa. Bandeira mais parece um boneco no automático, só fala; fala e não explica nada. Cacau, meu Deus! Parece um talibã… Torço para que façam as coisas certas…
Cacau corta meu caro rubro-negro virou uma figura folclórica,fala e fala e só rouba. Kkkkkkk
Talibã foi boa……kkkkkkkkkk
Cacau Cotta eh uma piada de mau gosto
Concordo com a maioria,melhor seria a chapa verde(grupo original do próprio EBM)O Wallin ,nem o Cacau são carismáticos como EBM.A gestão ficou C imagem personificada nele.As pessoas q o cercam agora, é que são incógnitas, Tabet e principalmente o Biscotto,q a coisa mais impactante,foi dizer q brigaria pelo título, quando estava lá embaixo.Os aliados de EBM estão “surfando” na boa fama dele,a aproximação C ex presidentes é um perigo
E voltar pra FERJ né.
E por acaso o Flamengo do EBM saiu?
É isso ai se a briga do grupo com o Bandeira foi por isso porque eles não queriam que ele fosse nem naquela reunião em que até a mãe dele foi xingada porque ele Bandeira ficou fazendo gracinhas com a cara do Eurico Paraguassu e com o Roubão.
Sim, e o flamengo não é do EBM.
Quando digo Flamengo do EBM me refiro ao seu principal representante e soh não entendeu quem não quis. O Flamengo continua filiado a FERJ e está ainda sim sujeito a qualquer tipo de decisão q ela tomar.
A desfiliação acarretaria em vários transtornos ao clube como lembrado pelo presidente no debate. Esse papo q o Flamengo “saiu” da FERJ eh uma lorota propagada.
Pois compartilho do mesmo pensamento, só n entendeu quem n quis…… claro q o flamengo continua filiado, mas ele n se submete mais ao q o Ferj quer, situação q n pode ter volta como os outros querem.
Se submete sim.Toda a decisão q cabe a FERJ o Flamengo deve acatar.
O Flamengo continuará jogando o Carioca, pagando as taxas e isso independente se joga no Rio, pedindo permissão para jogar amistosos e para participar de campeonatos e eventuais Ligas……….O Flamengo ainda eh refém da FERJ.
Bandeira de mel falou certo como pode falar em um novo treinador se lá ainda existe um e que está no final de contrato e final de campeonato,se ele tivesse falado em um novo treinador a mídia cairia de pau em cima dele.
Alguém ainda tem dúvida de qual é o melhor ??
Tava torcendo ora chapa verde… mas o EBM eh muito mais preparado… wallin parece jma múmia paralítica! SRN
Prefiro que o Wallim vença por ter um grupo melhor. Eu gosto do Bandeira, mas ele ta reaproximando os antigos dinossauros ao Flamengo.
DEBATE mto fraco. A chapa verde abriu mão de concorrer a presidencia ao lançar Walin como candidato, sujeito arrogante, prepotente e antipatico, talvez se fosse Tostes ou Landim a coisa seria diferente. Por outro lado, EBM está eleito, mas especulações como a contratação do finado Juan, renovações como a de Walace, provaveis renovações de Mario Araujo e Para, colocar a frente da vice presidencia de futebol esse sujeito conhecido como “Biscoito” (que foi detonado ontem por Cacau e concordo com tudo que foi dito sobre tal), mostram que após 3 anos de muitos erros e péssimos resultados no futebol, não aprenderam NADA. Isso é preocupante, pq mesmo sendo eleito com mais de 60% dos votos, a torida que até hoje abraçou o projeto que tinha como prioridade reestruturar o clube financeiramente e irá reelege-lo, não terá a mesma paciencia a partir de 2016. Cacau Chacotta, entrou para divertir as eleições, colocar lenha na fogueira, candidato com discurso meramente populista, está nitida sua falta de preparo, mas poderá surpreender e ficar a frente de Walin. Em relação a torcida, são tantos anos sofríveis, que aprendeu a pensar pequeno, fico impressionado coma aceitabilidade de qualquer nome de jogador ordinário, observo que o Flamengo está se “apequinando” na cabeça do torcedor, ao poucos, lamentavelmente, a torcida vem perdendo a dimensao do que é o Flamengo.Desejo sucesso ao Sr. Bandeira, mas saiba que vamos cobrar, chega de vexame ! chega de estar como time pequeno ! isso aqui é FLAMENGO PORRA !!!
Concordo com tudo!
So discordo em relacao a torcida, não existe apequenamento e sim compreensao! Trilhamos um caminho arduo e q não Daria certo em diversos outros times exatamente pq não tem uma torcida como a nossa. A torcida do Flamengo, como um todo, aceitou e entendeu o processo. Ja ta calejada desses grandes nomes, parcerias milhonarias, medalhoes e demagogia!
Como torcedores nos crescemos junto com o clube, entendemos q o flamengo hj em dia trilha o futuro do futebol ao inves de viver um presente esquizofrenico e imediatista! O que resta é o que esta prestes a acontecer, resurgimento do futebol no flamengo! Com CT, estrutura, inteligencia, avaliacao criteriosa, planejamento…
Entendamos agora tambem que isso não é instantaneo e futebol não é só resultado, pode-se fazer tudo certo e perfeito mas não ganhar. O que importa é fortalecer o clube e deixa-lo apto para o futuro do futebol não so no Brasil mas na America do sul!
SRN
Vc fala como se em 2016 o clube já terá resolvido todos os seus problemas e estará com a casa 100% em ordem, muito dinheiro no caixa para contratar os melhores e ser campeao tudo!! Amigão cai na real, ninguem resolve mais de 100 anos em 3! O que estes caras estão fazendo é quase um milagre! Não adianta esse discurso de perda de paciencia até pq no ano que vem vai ser muito parecido! Muitas dificuldades ainda, porem observa-se melhoras mesmo que pequena a cada ano. Esse projeto é a medio prazo, sempre foi! As promessas è de melhorar a cada ano e isto está acontecendo basta ver as contratações, mesmo que alguns nāo estão dando certo! Mas ja mostra q o clube está avançando, tendo alternativas, tendo mais grana pra investir, mais credibilidade, jogadores que antes não viriam nunca pro clube com medo dd calote, hohe fazen fila querendo ta aqui!! Nos temos de cobrar, mas entender qque o clube estava FALIDO e QUEBRADO! A reestruturação de um clube da dimensão do Flamengo demora! Não adianta, serão mais 3 anos de sanemanento de dividas, investimento em infraestrutura e no futebol! Flamengo não tem o basico que è um CT pronto pra treinos!!! Mas acredito muito no futuro do clube com a chapa Azul e no final desse trienio muitas melhorias serão concluidas e quem pegar o clube em 2019 vai comer o filé e muitos vão esquecer do osso que EBM e seus colaboradores roeram para arrumar essa bagunça que era o Flamengo!
É louvavel o trabalho feito ao que se refere ao adm financeiro do clube, penso que todo flamengusita, apesar das decepções dentro das 4 linhas, deveria agradecer aos céus por “esses caras” terem assumido o Flamengo, caso contrário hoje o clube estaria com uma divida superior a 1 bi e provavelmente fechando as portas. Porém, independente das limitações financeiras nos ultimos 3 anos, a adm de EBM poderia ter feito muitooo melhor na pasta que se refere ao futebol, e é isso a que me refiro, sinceramente, espero sua proxima gestao seja totalmente o oposto ao que foi nesses 3 ultimos anos dentro das 4 linhas, um verdadeiro fracasso no meu ponto de vista. O quis arguir acima, em outras palavras é verdade, é que temo que isso nao aconteça
Entendo eu tb quero mas não vejo como dar esse salto de qualidade pro ano que vem! Melhorar certezA que vai! Pq vem acontecendo melhorias a cada ano! Mas não tem como mudar na noite para o dia! Eu tambem não estou satisfeito kas não vejo como haver mudanças radicais no meio desse mar de dividas, sem CT, sem estádio, sem opções VIAVEIS de contração! Pois é notória a carencia de bons jogadores no mercado e os bons são CAROS!e tem time q nem libera!! Ta foda! Entao eu acredito que quando o time sair da lama e começar a tiver muito dinheiro em caixa dá pra negocioar com qualquer um!!Agora com troco os times nem negociam! É ter paciencia e torcer pro time encaixar! Pq reforços de peso acredito q no macimo 1 ou 2 já seria excelente!
errando menos nas contratações e escolha da equipe tecnica já ajudaria 90%.
Com certeza!
O melhor para o Flamengo é EBM, se se a torcida reclama que não entendem nada de futebol o que menos entende aí é o Wallin, só fez merda quando era vice de futebol.
Muito boa a comparação do Banana de Mello com um boneco no automático. E é verdade ele só fala, fala, e não diz nada, e passou a maior parte do debate tentando fazer pegadinhas procurando perguntar coisas aos candidatos que ele não podiam responder porque não tem as informações previllegiadas que ele como Presidente tem. Pra mim Wallim ganhou e bem o debate. E ainda que não tivesse ganho e se mostrado o mais preparado é só dá uma olhada no grupo dele e no time que ele vai formar fora de campo com Zico na Base, Leonardo de Diretor Executivo, Fábio Luciano de Gerente e os do Bandeira, Gerson Biscotto, Plinio Serpa Pinto e até Evaristo de Macedo para conselheiro no futebol que é brincadeira a comparação.
Mas como os Associados parecem que continuam ciclotimicos vamos ter que aturar mais 3 anos de amadorismo no Clube que é um Clube Esportivo e não uma Instituição Financeira ou uma Empresa como querem fazer pensar o tempo as nossas Smurfetes.
Revi hj na ESPN, embora eu torça p Verde(seria bom se o EBM tivesse,junto)tenho q reconhecer q o carisma de cada um seria;Wallin(senhor Burns)Simpsons,EBM (mestre dos magos)caverna do dragão e Cacau(o mentiroso) Jim Carey ou Forrest Gump(contador de histórias) .Já pensaram o Wallin,cruzando as mãos e falando:” Excelente “!
Não vimos nenhum dos candidatos apresentar um planejamento para o futebol. Um grande trunfo seria a vinda de um vice de futebol que pelo menos troxesse esperança, como um Leonardo ou um Parreira, que entendem tudo de futebol. Profissionalizar este departamento que anda mais rodado que vaga de treinador no Brasil. Outra coisa é em relação à técnicos, não temos que contratar alguém e ver quem ele quer, enchendo o time de jogadores medianos. Temos que criar uma filosofia de jogo e encontrar treinadores que se adequem à ela, como fazem todos os times da europa. Olhem onde eles estão. Temos estes jogadores e traremos mais estes, você tem capacidade de fazer este time jogar? Esta é a questão. Em relação à não construção da arena é uma vergonha, quem não quer progredir, que fique bem longe do meu Flamengo. Outra coisa que foi comentada é em relação ao Maracanã, ideia genial de tirar algumas cadeiras para caber mais gente e baratear os ingressos. Mas, porém, contudo, todavia, continuo acreditando que o Bandeira é a melhor opção. SRN