Pela quarta vez consecutiva, o Flamengo é campeão do NBB. No quinto jogo da série contra o Bauru, na Arena Carioca 2, no Rio de Janeiro, o clube rubro-negro venceu por 100 a 66 e garantiu a festa do 7.731 torcedores que foram ao palco do basquete nos Jogos Olímpicos de 2016.
Este foi o quinto título do Flamengo na competição, e a sequência também marca um recorde no esporte do Brasil, já que a equipe carioca é a primeira a conseguir um tetracampeonato nacional em uma modalidade coletiva masculina.
Desde o primeiro lance da partida, a liderança sempre foi do Flamengo. Bauru fazia um jogo com muitos erros, mas foi para o intervalo com uma desvantagem de apenas sete pontos, com o placar de 39 a 32 para a equipe carioca.
Depois do intervalo, porém, o Flamengo precisou apenas do terceiro período para resolver o jogo. Bauru não se encontrava, Robert Day cestinha da equipe no jogo 4, com 24 pontos, só foi anotar sua primeira cesta quando faltava pouco mais de um minuto para o fim do terceiro quarto.
Com o placar de 71 a 49 a seu favor, o time da casa administrou o quarto período e só esperou o relógio correr para começar a festejar o mais este título nacional com a maior vantagem de uma partida decisiva na história do NBB.
O destaque do jogo foi Marcelinho Machado. Aos 41 anos, ele foi o cestinha do jogo com 26 pontos, sendo 18 em bolas de três. Além disso, o veterano rubro-negro terminou o jogo com um duplo-duplo, com 10 rebotes, além de seis assistências, sendo o principal responsável pela vantagem do Flamengo no jogo decisivo.
Fonte: ESPN